A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campanha de Prevenção contra o Câncer Outubro / Novembro 2013 “Experiência e Compromisso"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campanha de Prevenção contra o Câncer Outubro / Novembro 2013 “Experiência e Compromisso""— Transcrição da apresentação:

1 Campanha de Prevenção contra o Câncer Outubro / Novembro 2013 “Experiência e Compromisso"

2 Zeus Soluções em Transportes Uma empresa familiar que valoriza a vida. Durante os meses de outubro e novembro, a Zeus Soluções em Transportes em apoio ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, irá informar sobre o câncer de mama e o câncer de próstata. Compartilhe essa idéia! “Experiência e Compromisso"

3 “Experiência e Compromisso" Outubro Rosa Outubro Rosa é um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Fatores de Risco Os principais fatores de risco para o câncer de mama estão ligados a idade, aspectos endócrinos e genéticos. Além de fatores endócrinos possuem risco aumentado as mulheres com história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos. Outros fatores incluem a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 40 anos, a ingestão regular de bebida alcoólica, mesmo que em quantidade moderada, obesidade, principalmente quando o aumento de peso se dá após a menopausa, e sedentarismo. A prática de atividade física e o aleitamento materno exclusivo são considerados fatores protetores. História familiar, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, são importantes fatores de risco para o câncer de mama e podem indicar predisposição genética associada à presença de mutações em determinados genes.

4 “Experiência e Compromisso" Outubro Rosa O que é câncer de mama? É uma doença causada pela multiplicação anormal das células de mama que causam tumor maligno. O CANCÊR DE MAMA TEM CURA, SE DESCOBERTO NO INÍCIO. Como é possível descobrir doença cedo? Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O DIAGNÓSTICO PRECOCE AUMENTA A CHANCE DE CURA DO CÂNCER DE MAMA. Sintomas mais comuns: O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Quem deve fazer exames periodicamente? Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade. E as mulheres com histórico familiar de câncer de mama? Uma parte delas tem herança genética, e por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.

5 “Experiência e Compromisso" Outubro Rosa O que é o exame clínico das mamas? É o exame em que o médico ou enfermeiro observa a apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações. O que é mamografia? É uma radiografia das mamas realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial. O que a mulher pode fazer? Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações. Se observar alguma alteração a mulher deve procurar imediatamente um médico. Como a mulher pode perceber a doença? O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do peito, o mamilo. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama. O que mais a mulher pode fazer? Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade que movimente seu corpo podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Além disso a amamentação e o controle do peso corporal podem prevenir o câncer de mama. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse com seu médico sobre o risco dessa prática. Fonte: (Instituto Nacional do Câncer)www.inca.gov.br

6 “Experiência e Compromisso" Novembro Azul Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Novembro azul é também tradicionalmente dedicado ao Diabetes Mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes *Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de prostáta, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros.

7 “Experiência e Compromisso" Novembro Azul A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. Estimativa de novos casos: (2012) Número de mortes: (2010) Fonte: INCA- Instituto Nacional do Câncer

8 “Experiência e Compromisso" Novembro Azul No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Não morra de frescura, faça o exame de próstata!

9 Valorizando a Vida Um toque pela vida! Campanha de prevenção contra o. Câncer de Mama e o Câncer de Próstata.. O DIAGNÓSTICO PRECOCE PRESERVA O SEU FUTURO. Procure um médico e realize exames preventivos. Informe-se! Em apoio ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. BANNER DA CAMPANHA

10


Carregar ppt "Campanha de Prevenção contra o Câncer Outubro / Novembro 2013 “Experiência e Compromisso""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google