A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes INCA Ministério da Saúde - Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes INCA Ministério da Saúde - Brasil."— Transcrição da apresentação:

1

2 HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes INCA Ministério da Saúde - Brasil

3 O que é HPV? Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papillomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa.

4 Os HPV são facilmente contraídos? Estudos comprovam que mais de 40% dos adultos sexualmente ativos, principalmente os mais jovens, são infectados por um ou mais tipos de HPV. Porém, a maioria das infecções são transitórias. Na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater de maneira eficiente esta infecção, alcançando a cura.

5 Em que locais do corpo são encontrados os HPV? Colo do útero, vulva, ânus e pênis. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago.

6 Como são essas infecções? Na região genital: verrugas genitais ou condilomas acuminados. Já as lesões sub-clínicas não apresentam qualquer sintomatologia, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.câncer do colo do útero Colo do útero Vulva Pênis

7 Qual é o risco de desenvolver câncer do colo do útero? Estima-se que cerca de 25% das mulheres brasileiras estejam infectadas pelo vírus. No entanto, somente uma pequena fração das mulheres infectadas com um tipo de papilomavírus oncogênico eventualmente desenvolverá câncer do colo do útero (estima- se que esse número seja menor que 3%).

8 Nem todos os tipos de papilomavírus podem se transformar em um tumor maligno As pessoas podem se prevenir dos HPV com o uso da camisinha que diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual É necessário que o parceiro sexual também faça os exames preventivos? Em caso de dúvida, ele pode realizar a peniscopia através de consulta ao urologista.

9 Qual o tratamento para erradicar a infecção dos papilomavírus? Nenhuma evidência indica que os tratamentos atualmente disponíveis erradicam ou podem afetar a história natural da infecção dos papilomavírus. O uso de antivirais está em estudo.

10 Dez Dicas Para se Proteger do Câncer 1. Pare de fumar!Pare de fumar 2. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Uma dieta saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%.

11 3. Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.limitar a ingestão de bebidas alcoólicas 4. A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deverá submeter-se a uma mamografia de base, com 40 anos, um ou duas mamografias de segmento e a partir dos 50 anos uma mamografia anual.auto-exame das mamas

12 5. A mulher a partir dos 20 anos deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).exame preventivo do colo do útero 6. O homem deverá fazer um auto-exame dos testículos e pênis todo mês.auto-exame dos testículos 7. Exercite-se moderadamente durante pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana.

13 8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para o exame de toque retal para prevenir o câncer de próstata. exame de toque retal para prevenir o câncer de próstata 9. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior.exposição prolongada ao sol 10. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele.auto-exame da bocapele Fonte: prevencao Free: The Comprehensive prevencao Prevention Program, by Sidney J. Winawer, M.D., Moshe Shike, M.D., Philip Bashe and Genell Subak-Sharpe (Simon & Schuster, 1995); prevencao Facts & Figures 1995 by the American prevencao Society.


Carregar ppt "HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes INCA Ministério da Saúde - Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google