A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio

2 Fissão Nuclear Controlada Num reator nuclear é possível controlar o processo de fissão nuclear. A energia liberada durante esse processo é usada para transformar água em vapor, o que faz movimentar uma turbina, gerando energia elétrica. O reator da usina nuclear de Angra I, cujo o combustível é urânio enriquecido, refrigerado com água leve pressurizada (PWR) mais utilizado internacionalmente.

3

4 Bomba Atômica Em 6 de agosto de 1945 uma bomba atômica, baseada na fissão do U – 235, foi detonada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, uma bomba atômica, baseada na fissão do Pu – 239, explodiria sobre Nagasaki

5

6 Efeitos Biológicos das Radiações Proteção Requerida para as radiações, β e ɣ RadiaçãoPoder de Relativo de Penetração Proteção Requerida Alfa 1Papel, Pele Beta 1003mm de Alumínio Gama Concreto, Chumbo

7 A maioria das partículas é absorvida pela superfície da camada da pele morta. Porém, se as partículas são inaladas ou ingeridas, podem ser extremamente perigosas. A energia de seu impacto pode arrancar átomos de moléculas, os quais podem dar origem a sérias doenças e causar a morte.

8 A radiação β é a segunda em poder de penetração. Estes elétrons rápidos podem penetrar por volta de 1 cm no corpo antes que as interações eletrostáticas com os elétrons e o núcleo de moléculas as levem ao repouso.

9 A radiação ɣ é a mais penetrante podendo atravessar edifícios e corpos, e causar danos pela ionização de moléculas em sua trajetória. As moléculas de proteínas e DNA têm sido danificadas dessa forma e perdem sua função, e o resultado pode ser o câncer e outras doenças.

10 Medicina Nuclear O radioisótopo tem aplicação no diagnóstico e no tratamento de doenças. Um exemplo é o uso do 131 I, que emite partícula beta e radiação gama, para o diagnóstico do funcionamento da tireóide. O paciente ingere uma solução de 131 I, que vai ser absorvida pela glândula. Passando um detector pelo pescoço do paciente, pode-se observar se o iodo foi muito ou pouco absorvido.

11 Na radioterapia do tratamento do câncer, utiliza-se uma dose controlada da radiação que incide sobre o local do tumor, matando apenas as células cancerosas, que são mais fracas que as células normais. São usados os raios ɣ provenientes da desintegração do 60 Co ou 137 Cs.

12 Aplicações na Agricultura A radiação é utilizada principalmente para a conservação de produtos agrícolas como batata, cebola, alho e feijão. Batatas irradiadas podem ser estocadas por mais de um ano sem murchar ou brotar. A eliminação de pragas de insetos é conseguida por esterilização com radiação gama.

13 A caixa de figos da esquerda foi irradiada com raios gama

14 Raios X Os raios X são ondas eletromagnéticas da mesma forma que as radiações gama, com características idênticas. Os raios X se diferem da radiação gama pela origem, ou seja, os raios X não saem do núcleo do átomo, são originados na eletrosfera. Os raios X são produzidos quando um feixe de elétrons acelerados bombardeia um anteparo metálico.

15 Acidente de Goiânia Em 13 de setembro de 1987 uma bomba de césio 137 foi aberta em um ferro-velho e 19,26g de cloreto de césio 137 ( 137 CsCl), pó branco que brilha no escuro, foi exposta ao ambiente. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), quatro pessoas morreram e 129 apresentaram contaminação corporal interna e externa.

16 Leide das Neves Ferreira tinha 6 anos. Passou o 137 CsCl pelo corpo e comeu um sanduíche com as mãos contaminadas pelo material


Carregar ppt "Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google