A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Radioatividade parte I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Radioatividade parte I"— Transcrição da apresentação:

1 Radioatividade parte I
Prof Bruno Santana lima

2 Como a radioatividade foi descoberta
No ano 1986, ao físico Antoine-Henri Becquerel percebeu que um sal de urânio emitia radiações que ate então eram desconhecidas e a fenômeno ele denominou radioatividade Sulfato de potássio e uranilo( K2UO2(SO4) 2 ), causava manchas no papel fotográfico Raios que eram capazes de atravessar o papel, muito parecido com o raio X descoberto wilhelm um ano antes

3 Conceito de Radioatividade:   É a capacidade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade. A emissão de partículas faz com que o átomo radioativo de determinado elemento químico se transforme num átomo de outro elemento químico diferente. Os raios do urânio eram capazes de ionizar os gases, provocando aparecimento de íons

4 O casal currie Em 1898, Pierre e Marie Curie identificaram o urânio, o polônio (400 vezes mais radioativo que o urânio) e depois, o rádio (900 vezes mais radioativo que o urânio). Ambos morreram por e efeitos da radiação Tempos depois, Pierre, Marie e Becquerel fizeram ensaios nos quais mostraram que os raios beta eram, de fato, idênticos às partículas com cargas negativa de Thomson.

5 Tipos emissão de partículas
1-Emissões alfa (α) : partículas com carga elétrica positiva, constituídas de 2 prótons e 2 nêutrons. Velocidade média : km/s . Poder de penetração : pequeno, são detidas por pele, folha de papel ou 7 cm de ar. Poder ionizante ao ar : elevado, por onde passam capturam elétrons, transformando-se em átomos de Hélio.

6 Tipos emissão de partículas
2-Emissões beta ( -1 β 0 ) : partículas com carga elétrica negativa e massa desprezível (elétrons atirados para fora do núcleo) . nêutron = próton + elétron + neutrino Os prótons permanecem no núcleo e os elétrons e neutrinos são atirados fora dele. Velocidade média: 95% da velocidade da luz. Poder de penetração : 50 a 100 vezes mais penetrantes que as partículas alfa. São detidas por 1 cm de alumínio (Al) ou 2 mm de chumbo (Pb).

7 Tipos emissão de partículas
-Emissões gama(0γ0) : são ondas eletromagnéticas, da mesma natureza da luz, semelhantes ao raio X. Sem carga elétrica nem massa. Velocidade: igual à da luz= km/s. Poder de penetração: alto, são mais penetrantes que raios X. são detidas por 5 cm de chumbo (Pb).

8 No começo do século XX, Rutherford criou uma aparelhagem para estudar estas radiações. As radiações eram emitidas pelo material radioativo, contido no interior de um bloco de chumbo e submetidas a um campo magnético. Sua trajetória era desviada:


Carregar ppt "Radioatividade parte I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google