A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RADIOATIVIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RADIOATIVIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 RADIOATIVIDADE

2 DEFINIÇÃO É um fenômeno decorrente no núcleo atômico, o qual implica na emissão espontânea de radiações por núcleos instáveis, transformando-os em outros núcleos, ao buscar tal equilíbrio.

3 PRINCIPAIS RADIAÇÕES ALFA: Partícula formada por 2 prótons e 2 nêutrons (núcleo de He). Com carga de +2, tem baixo poder de penetração, atravessando a pele até 0,05cm, sendo retida por uma folha de papel. P N N P

4 PRINCIPAIS RADIAÇÕES BETA: É provida da desintegração de um nêutron emitido pelo núcleo. Seu poder de penetração é reduzido, ultrapassando a pele até 1,5cm, porém, é detida por uma chapa de Al de 0,6cm. e

5 PRINCIPAIS RADIAÇÕES GAMA: São ondas eletromagnéticas providas do núcleo com alto poder de penetração, percorrendo até mesmo 4cm em uma placa de chumbo.

6 LEIS DA RADIOATIVIDADE
Lei de Soddy (emissão α): Quando um núcleo radioativo emite ma partícula α, o seu número atômico se reduz de 2 unidades e sua massa diminui 4 unidades.

7 LEIS DA RADIOATIVIDADE
Lei de Soddy, Fajans, Russel (emissão β): Na emissão de uma partícula β, o número atômico do átomo em questão sofre um aumento em seu número atômico de uma unidade e sua massa não se altera.

8 MEIA-VIDA OU PERÍODO DE SEMIDESINTEGRAÇÃO
Representado por P ou t , é definido como o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos presentes numa amostra de um isótopo radioativo se desintegrem.

9 MEIA-VIDA OU PERÍODO DE SEMIDESINTEGRAÇÃO
Pode-se calcular o tempo envolvido, a quantidade de massa ou o número de períodos através da fórmula abaixo: Em que: m = massa final após x períodos m0 = massa inicial x = número de períodos t = tempo total P = tempo de um período

10 FISSÃO NUCLEAR É o processo pelo qual um núcleo pesado quebra-se ao ser bombardeado por partículas radioativas, formando núcleos menores e liberando grande energia.

11 FUSÃO NUCLEAR É o processo pelo qual núcleos pequenos se juntam formando núcleos mais pesados e liberando uma quantidade muito grande de energia.

12 BIBLIOGRAFIA Livro R (Revisão)- Pré-Vestibular- COC

13 FONTES ELETRÔNICAS

14 Uma realização de: 3ºJ Daniel (05) Jefferson (17) Márcio (25)
Natalia (29) Pedro Simione (32) 3ºJ


Carregar ppt "RADIOATIVIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google