A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RADIOATIVIDADE. DEFINIÇÃO É um fenômeno decorrente no núcleo atômico, o qual implica na emissão espontânea de radiações por núcleos instáveis, transformando-os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RADIOATIVIDADE. DEFINIÇÃO É um fenômeno decorrente no núcleo atômico, o qual implica na emissão espontânea de radiações por núcleos instáveis, transformando-os."— Transcrição da apresentação:

1 RADIOATIVIDADE

2 DEFINIÇÃO É um fenômeno decorrente no núcleo atômico, o qual implica na emissão espontânea de radiações por núcleos instáveis, transformando-os em outros núcleos, ao buscar tal equilíbrio.É um fenômeno decorrente no núcleo atômico, o qual implica na emissão espontânea de radiações por núcleos instáveis, transformando-os em outros núcleos, ao buscar tal equilíbrio.

3 PRINCIPAIS RADIAÇÕES ALFA: Partícula formada por 2 prótons e 2 nêutrons (núcleo de He). Com carga de +2, tem baixo poder de penetração, atravessando a pele até 0,05cm, sendo retida por uma folha de papel.ALFA: Partícula formada por 2 prótons e 2 nêutrons (núcleo de He). Com carga de +2, tem baixo poder de penetração, atravessando a pele até 0,05cm, sendo retida por uma folha de papel.

4 PRINCIPAIS RADIAÇÕES BETA: É provida da desintegração de um nêutron emitido pelo núcleo. Seu poder de penetração é reduzido, ultrapassando a pele até 1,5cm, porém, é detida por uma chapa de Al de 0,6cm.BETA: É provida da desintegração de um nêutron emitido pelo núcleo. Seu poder de penetração é reduzido, ultrapassando a pele até 1,5cm, porém, é detida por uma chapa de Al de 0,6cm.

5 PRINCIPAIS RADIAÇÕES GAMA: São ondas eletromagnéticas providas do núcleo com alto poder de penetração, percorrendo até mesmo 4cm em uma placa de chumbo.GAMA: São ondas eletromagnéticas providas do núcleo com alto poder de penetração, percorrendo até mesmo 4cm em uma placa de chumbo.

6 LEIS DA RADIOATIVIDADE Lei de Soddy (emissão α):Lei de Soddy (emissão α): Quando um núcleo radioativo emite ma partícula α, o seu número atômico se reduz de 2 unidades e sua massa diminui 4 unidades.

7 LEIS DA RADIOATIVIDADE Lei de Soddy, Fajans, Russel (emissão β):Lei de Soddy, Fajans, Russel (emissão β): Na emissão de uma partícula β, o número atômico do átomo em questão sofre um aumento em seu número atômico de uma unidade e sua massa não se altera.

8 MEIA-VIDA OU PERÍODO DE SEMIDESINTEGRAÇÃO Representado por P ou t, é definido como o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos presentes numa amostra de um isótopo radioativo se desintegrem.Representado por P ou t, é definido como o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos presentes numa amostra de um isótopo radioativo se desintegrem.

9 MEIA-VIDA OU PERÍODO DE SEMIDESINTEGRAÇÃO Pode-se calcular o tempo envolvido, a quantidade de massa ou o número de períodos através da fórmula abaixo:Pode-se calcular o tempo envolvido, a quantidade de massa ou o número de períodos através da fórmula abaixo: Em que: m = massa final após x períodos m0 = massa inicial x = número de períodos t = tempo total P = tempo de um período

10 FISSÃO NUCLEAR É o processo pelo qual um núcleo pesado quebra-se ao ser bombardeado por partículas radioativas, formando núcleos menores e liberando grande energia.É o processo pelo qual um núcleo pesado quebra-se ao ser bombardeado por partículas radioativas, formando núcleos menores e liberando grande energia.

11 FUSÃO NUCLEAR É o processo pelo qual núcleos pequenos se juntam formando núcleos mais pesados e liberando uma quantidade muito grande de energia.É o processo pelo qual núcleos pequenos se juntam formando núcleos mais pesados e liberando uma quantidade muito grande de energia.

12 BIBLIOGRAFIA Livro R (Revisão)- Pré-Vestibular- COCLivro R (Revisão)- Pré-Vestibular- COC

13 FONTES ELETRÔNICAS RwQywGWtI/AAAAAAAAAKc/IprWW8CUYrs/s1600/produ %C3%A7ao+de+p.+alfa.bmp missao%20beta.jpg AAAAAAAAADE/EBUywjKPGuw/s400/EraUmaVez_clip_im age002.jpg /Reacao_de_Fusao.gif

14 Uma realização de: Daniel (05)Daniel (05) Jefferson (17)Jefferson (17) Márcio (25)Márcio (25) Natalia (29)Natalia (29) Pedro Simione (32)Pedro Simione (32) 3ºJ3ºJ


Carregar ppt "RADIOATIVIDADE. DEFINIÇÃO É um fenômeno decorrente no núcleo atômico, o qual implica na emissão espontânea de radiações por núcleos instáveis, transformando-os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google