A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bifenilas Policloradas (PCBs). Estrutura e propriedades químicas São hidrocarbonetos clorados que consistem em dois anéis de benzenos unidos por uma ligação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bifenilas Policloradas (PCBs). Estrutura e propriedades químicas São hidrocarbonetos clorados que consistem em dois anéis de benzenos unidos por uma ligação."— Transcrição da apresentação:

1 Bifenilas Policloradas (PCBs)

2 Estrutura e propriedades químicas São hidrocarbonetos clorados que consistem em dois anéis de benzenos unidos por uma ligação simples C-C, podendo apresentar diversas substituições com até 10 átomos de Cl. Tem como fórmula geral C 12 H 10-n Cl n. No Brasil são conhecidos como Ascarel, tecnicamente chamado de Alocloro 124. Não tem cheiro nem gosto, são amarelados, voláteis à temperatura ambiente, podendo estar na fase gasosa (até 5 Cl) ou líquida(6 Cl ou mais), além de serem hidrofóbicos, possuindo assim alta solubilidade em solventes orgânicos (óleos e gorduras).

3 Inseticidas tradicionais A produção comercial de PCBs iniciou-se em 1920, pela Monsanto, nos EUA. Em 1983 foi proibido o uso da substância em todo o território americano. Os PCBs comerciais são uma mistura de 50 ou mais congêneres. Os inseticidas à base de PCB's são conhecidos comercialmente como Askarel, Aroclor, Clophen, Phenocloro, Kaneclor, Piranol, entre outros. Possuem alta constante dielétrica, elevada estabilidade térmica, alta toxicidade e reatividade, sendo assim quase quimicamente inertes. Existiam misturas técnicas contendo PCBs em diversos setores industriais.

4 Problemas ambientais - Contaminação da atmosfera através da combustão incompleta e volatilização de material organoclorado. - Os PCBs foram detectados na atmosfera à nível mundial, sendo encontrados até em regiões polares. - Os PCBs são incorporados às águas principalmente através de pontos de descarga industrial e urbana nos rios, lagos e águas costeiras; A entrada dos PCBs na cadeia trófica é devida a um processo de bioconcentração e biomagnificação, em razão da baixa solubilidade do composto em água. Estima-se que os PCBs têm uma meia-vida entre três semanas e dois anos na atmosfera, com exceção dos congêneres com um e dois cloros, e mais de seis anos em solos e sedimentos aeróbicos.

5 Efeitos toxicológicos dos PCBs Alteração das funções reprodutivas dos organismos, distúrbios na maturação sexual (testes em cobaias); Nos seres humanos as conseqüências de contaminação por PCBs observadas são cloracne, hepatomegalia, atrofia do timo, imunosupressão, neurotoxicidade, toxicidade dérmica, hiperpigmentação, problemas oculares, além da elevação do índice de mortalidade por câncer no fígado e vesícula biliar; Os sintomas apresentados por vítimas dos acidentes no Japão e no Taiwan foram: fadiga, dor de cabeça, dores com inchaço, inibição do crescimento da dentição, anemia, problemas sangüíneos, redução da condução nervosa, erupção na pele, despigmentação, dor nos olhos, entre outros;

6 Decomposição do PCB Decomposição Física: Incineração, Pirólise, Ultrassom e Radiação. Decomposição Química: são inúmeras as reações químicas possíveis mas estudos mostram que uma das mais efetivas é a reação de Fenton (Fe 2+ +H 2 O 2Fe 3+ +OH. +OH ) ou a fotólise que ocorre na atmosfera. Decomposição Biológica: é realizada atráves de micro-organismos que decompõem os PCBs, no entanto, a utilização desse método ainda é recente. Referências Bibliográficas: IUPAC. Compendium of Chemical Terminology, 2nd ed. (the "Gold Book"). Compiled by A. D. McNaught and A.Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). es/contaminants/caseone.htm&usg=__lICIpBD5-HSJZx_85Zlhp8SsQqs=&h=380&w=552&sz=51&hl=pt-BR&start=105&um=1&tbnid=9PN8MLU9Qql- VM:&tbnh=92&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3DPolychlorinated%2BBiphenyls%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt- BR:official%26sa%3DN%26start%3D100%26um%3D1


Carregar ppt "Bifenilas Policloradas (PCBs). Estrutura e propriedades químicas São hidrocarbonetos clorados que consistem em dois anéis de benzenos unidos por uma ligação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google