A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cópia genética idêntica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cópia genética idêntica"— Transcrição da apresentação:

1 Cópia genética idêntica
Vegetais Completa? Órgãos? Mudas Cópia genética idêntica Pode ser Aconteceu Pode ser Pode? Humana Sementes é Animais Gera Polémica Pode trazer Clonagem POR Aconteceu Medo Crença Princípios Benefícios? Em Podem ser Vitória (vaca) Dolly Ciência Religiosos Éticos Representa Avanços Desafios

2 Vegetais A palavra “Clonagem” surgiu em 1903
Criada em biologia para designar o modo de reprodução assexuada, É o meio de reprodução natural dos vegetais inferiores, Parreira e cana de açúcar a clonagem é o único meio de multiplicação

3 Começa a polémica e a controvérsia…
Ian Wilmut e os seus colegas do Instituto Roslin na Escócia, em 1997 depois de 276 tentativas anunciam a 1ª clonagem de um mamífero bem sucedida; Ovelha Dolly sucederam-se outros animais - Vaca (vitoria) Vindo a morrer após o seu 6º aniversário; (tempo médio de vida de uma ovelha é 11 a 12 anos) Começa a polémica e a controvérsia…

4

5 Filme Godsend - o Enviado Ano: 2004
Um casal perde o seu filho de oito anos Um médico propõe clonar o filho do casal Aceitam a proposta do médico O seu filho renasce e cresce naturalmente até ao seu 8º aniversário, A partir dai começa a ter problemas… Clonagem de seres humanos é ilegal e levanta muita questões …

6 Clonagem Órgãos Chama-se Clonagem Terapêutica
O seu objectivo  é a obtenção de tecidos ou órgãos destinados a “curar” doenças, (ex. de algumas doenças a de Parkinson, Alzheimer) Como se obtêm os órgãos? Resposta dada pelo O Professor Ian Wilmut ( um dos criadores da Dolly) “A chamada clonagem "terapêutica" ou de "pesquisa" fabrica seres humanos a fim de se obter células-troncos, um processo que mata os embriões humanos. Pesquisas com células-troncos de embriões de animais vêm sendo realizadas há anos, e não se descobriu benefício médico algum. A clonagem humana é perigosa para pacientes. As células-troncos de embriões clonados não são normais, e há elevado risco de mutação. Além disso, as células-troncos de embriões parecem experimentar crescimento incontrolável e assim se tornar cancerosas. A clonagem é perigosa para a medicina. O primeiro princípio importante da ética médica é: "Não fazer mal". Explicando essa ética, o Código de Nurembergue, elaborado em resposta às experiências letais que médicos e cientistas nazistas realizavam em seres humanos, afirma: "Não se deve permitir experiências quando se sabe antecipadamente que causarão morte ou problema físico grave".

7 Ética Código Deontológico da Ordem dos Médicos
CAPÍTULO II PROBLEMAS RESPEITANTES À VIDA E À MORTE ARTIGO 55.º (Transsexualidade e manipulação genética) 1. É proibida a cirurgia para reatribuição do sexo em pessoas morfologicamente normais, salvo nos casos clínicos adequadamente diagnosticados como transexualismo ou disforia do género. (Redacção introduzida pelo Plenário dos Conselhos Regionais de ) 2. É proibida a manipulação genética no Ser Humano.

8 Religiosos A posição da Igreja católica Citação do Papa João Paulo II
"A vida humana não pode ser vista como um objecto de que se possa dispor arbitrariamente, mas como a realidade mais sagrada e inviolável que existe sobre a face da terra. Não pode haver paz, quando falta a salvaguarda deste bem fundamental... à [lista das injustiças do mundo] há que acrescentar as práticas irresponsáveis de engenharia genética, tais como a clonagem e o uso de embriões humanos para a investigação, procurando justificá-las com um apelo ilegítimo à liberdade, ao avanço da cultura, ao fomento do progresso humano. Quando os sujeitos mais frágeis e indefesos da sociedade sofrem tais atrocidades, a própria noção de família humana, assente nos valores da pessoa, da confiança e do respeito e auxílio recíprocos, acaba por ficar gravemente danificada.  Uma  civilização  baseada sobre  o  amor  e  a  paz  deve  opor-se a estas experimentações indignas do homem".

9 Ciência representa Avanços / Desafios
Filorbis,Carlos Fontes “ Continua a ser frequente encarar-se a ciência e a técnica como neutrais. Um cientista ou um inventor teria apenas um único compromisso e pelo qual teria apenas responsabilidade: Descobrir tudo o que pode ser descoberto. Experimentar tudo aquilo que pode ser experimentado.  No século XX muitas descobertas e experiências levadas a cabo, mostram que não era possível continuar a sustentar o princípio da neutralidade da ciência e da técnica:         a) A ciência e a técnica estão hoje, em muitos domínios, claramente ao serviço das estratégias do poder ou do aumento dos lucros das multinacionais.       b) Muitas experiências científicas tem assumido formas condenáveis ao reduziram seres humanos a meras cobaias. As experiências realizadas durante a 2ª. Guerra Mundial, nos campos de concentração alemães, estão longe de constituírem casos isolados.          Uma das questões que está hoje em causa, não é apenas a da responsabilidade moral dos cientistas e inventores, mas também a necessidade de se estabelecerem limites para as experiências científico-tecnológicas.”  

10 Benefícios Sim? Não? Duvidas? Quantas vidas? Polémico… Controverso
Quando comecei a fazer este trabalho, a minha opinião era que a clonagem humana não fazia sentido para mim, mas sim a clonagem de órgãos a que chamam “Clonagem terapêutica” considerava que com ela podiam-se salvar vidas Ao concluir este trabalho fico com sérias dúvidas, até que ponto o ser humano pode manipular a vida humana… Susana Marto 2009

11 Referências bibliográficas
SEVERO, Julio; JesusSite,CLONAGEM HUMANA: MANIPULANDO A VIDA Publicado em 2/12/2003


Carregar ppt "Cópia genética idêntica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google