A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de Apresentação TIDIR – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de Apresentação TIDIR – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I"— Transcrição da apresentação:

1 Aula de Apresentação TIDIR – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I
Professor: Pablo Roberto Julião da S. Moreira, MSc. 11/02/09

2 Objetivos da Disciplina
Desenvolver um conjunto de competências no campo da futura atuação profissional do aluno; Aproximar a realidade prática e a teoria aprendida em sala de aula; (esta é uma antiga reclamação dos estudante universitários)

3 Objetivos da Disciplina
Exercitar o relacionamento entre as disciplinas de um período (obrigatória do 1º ao 4º período); Integrar os saberes adquiridos em uma atitude interdisciplinar;

4 Objetivos da Disciplina
Estimular o trabalho em EQUIPE; Propiciar a prática de desenvolvimentos de trabalhos acadêmicos;

5 Bibliografia Machado, Anna Rachel; Lousada Eliane; Tardelli, Lília S. A. – Planejar gêneros acadêmicos; Parábola Editorial; São Paulo, 2005

6 Os grupos e alunos deverão:
Partir de um problema que constitui em um desafio ao seu conhecimento e cuja solução demande pesquisa; Utilizar os próprios conhecimentos e experiências (com a orientação dos professores) para chegar à resposta do problema abordado;

7 Os grupos e alunos deverão:
Levantar uma série de hipóteses para explicar e/ou solucionar o problema; Investigar as hipóteses levantadas; Apresentar os resultados formalmente dentro de padrões definidos; (metodologia científica)

8 O que é Interdisciplinaridade
Não é apenas reorganizar as disciplinas de uma grade de curso; É uma tomada de posição frente aos problemas enfrentados usando de todos os conhecimentos de forma integrada;

9 Interdisciplinaridade
Se manifesta em: Relação de reciprocidade => diálogo entre os envolvidos; Cooperação entre as disciplinas => trocas e enriquecimento mútuo; Prática – Teoria – Prática Nenhuma forma de conhecimento explica sozinha a realidade; Substituir uma visão fragmentada do conhecimento;

10 Por que o TIDIR? Letramento Acadêmico: Autonomia do aprendiz.
Desenvolver o senso crítico; Capacidade de integrar conhecimentos; Participação efetiva na sociedade; Autonomia do aprendiz.

11 Por que o TIDIR? Desenvolvimento contínuo ...
Habilidades de leitura e escrita em diferentes áreas; Raciocínio lógico-matemático; Construção do conhecimento científico; Saber utilizar os diversos Espaços de aprendizagem (biblioteca, laboratório de informática, visita à empresa);

12 Normas do TIDIR Envolver todos professores, alunos, coordenadores e cursos da Una/Unimonte; Atribuições do professor do TIDIR: Articulador do desenvolvimento do trabalho; Planejar e acompanhar; Coordenar e integrar os trabalhos com os demais professores; Divulgar o Edital; Organizar/distribuir os grupos; Definir tarefas e cronogramas;

13 Normas do TIDIR Atribuições dos demais professores
Orientar os grupos dentro do assunto relacionado à sua disciplina; Destinar 10% da carga horária da sua disciplina ao TIDIR; Destinar 20 pontos da sua disciplina ao TIDIR (2a etapa)

14 Normas do TIDIR Atribuições do Alunos:
Formar grupos e manter o grupo solidário, ético e responsável; Desenvolver os trabalhos de acordo com as etapas definidas; Desenvolver um PRODUTO FINAL; Elaborar um TRABALHO ESCRITO; Fazer uma APRESENTAÇÃO ORAL do trabalho ;

15 Normas do TIDIR Produto Final – Modalidades Trabalho teórico + Banner
ou Trabalho de campo + Banner Obs.: o formato do banner estará disponível na sala virtual.

16 Distribuição de Pontos
Desenvolvimento dos trabalhos pontos Apresentação da Proposta Construção da Metodologia Instrumentos de Coleta de Dados Realização das etapas do Trabalho Presença nas aulas (10 pts)

17 Distribuição de Pontos
Trabalho Escrito - 20 pontos (Média das notas de todos os professores envolvidos); Apresentação Oral pontos Habilidades pontos Argüição de Pontos Será realizada o Simpósio Interdisciplinaridade conforme as datas do calendário.

18 Comunicação Sala Virtual E-mail PDF’s de Slides Documentos Avisos
Lista de da turma Podem me contatar a vontade:

19 Avisos * Avisos * Avisos * Avisos
Liberdade e Responsabilidade Vocês têm uma aula de 100 minutos comigo por semana e 100 minutos para ESTUDOS INDEPENDENTES; Aproveitem essas oportunidades para aprimorar suas habilidades; Levem a sério o trabalho pois ele está sendo acompanhado de perto por todos da faculdade; Limite de faltas: 25% ou 04 aulas;

20 Avisos * Avisos * Avisos * Avisos
Maturidade O interesse em aprender deve partir de vocês; Atenção para as regras: da faculdade, da disciplina e das atividades; Aproveitem o horário das aulas ! Cópias de trabalhos é Plágios não vão ser admitidos; Os trabalhos vão ser lidos por todos os professores; Eu faço pesquisas no Google !

21 Vantagens do TIDIR É uma ferramenta fantástica de aprendizado, entretanto é necessário comprometimento e motivação. Motivação  O aluno poderá propor um tema que ele tenha interesse.

22 CALENDÁRIO TIDIR 2009/1

23 CALENDÁRIO TIDIR 2009/1 JANEIRO FEVEREIRO MARÇO S T Q D 1 2 3 4 5 6 7
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 - Confraternização universal 19 a 25 - Rematrícula WEB 20 - Dia do Famacêutico 28 - Dia do Comércio Exterior 26 a 31 - Rematrícula Presencial 01 - Dia do Publicitário 02 - Inicio do Semestre Letivo 02, 03 e 04 - Simpósio de Professores 04 - Reunião TIDIR Reunião de Abertura do Semestre 04 - Matricula de Vestibular 05 - Inicio das Aulas de Calouros 20 – Entrega do Edital do TIDIR em PDF 26- Publicação do Edital 01 - Fechamento Freqüência de Fevereiro 02 - Dia do Turismo 06 - Data limite para trancamento de 16-20 – Semana de Orientação TIDIR

24 01 - Fechamento Freqüência Março 06 a 11 - Recesso Semana Santa
ABRIL MAIO JUNHO S T Q D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 - Fechamento Freqüência Março 06 a 11 - Recesso Semana Santa 13-17 – Reunião entre o professor do TIDIR com a coordenação. 13 a 25 - Avaliação Institucional 13 - Fechamento das atas da 1º etapa de Avaliação 20 e 21 - Recesso Tiradentes º Reunião Avaliação TIDIR definida na reunião do 3-4 de fevereiro . Envio da ata da reunião para 25 - Dia do Contabilista 01 e 02 - Recesso Dia do Trabalhador 04 - Fechamento Frequência de Abril Semana Orientação TIDIR 12 - Dia Internacional da Enfermagem 15 - Dia do Assistente Social 18 - Inicio do prazo para requerimentos: transferência, obtenção de novo título e reopção de curso, retorno, destrancamento e disciplina isolada 01 - Fechamento Frequência de Maio 5 – Data final para entrega do trabalho escrito 08 a 20 - Requerimento de dispensa de 19 - Término do prazo para requerimetos: 11 a 13 - Recesso Corpus Christi Semana de provas finais 19 - Data limite da entrega da nota do trabalho escrito SIMPOSIO INTERDISCIPLINARIEDADE 22 - Ciclo 1 – Modulo 1 23 - Ciclo 1 – Modulo 2 24 - Ciclo 2 – Modulo 1 25 - Ciclo 2 – Modulo 2 24 –Data limite do envio das notas do trabalho escrito para os professores do período. 26- Data limite - Envio das notas das bancas para os professores de TIDIR

25 01 - Fechamento Frequência de Junho e atas da 2º etapa de avaliação
JULHO AGOSTO SETEMBRO S T Q D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 - Fechamento Frequência de Junho e atas da 2º etapa de avaliação 02 – Reunião TIDIR Encerramento Semestre 06 a 11 - Prova Alternativa 13 - Fechamento Ata de Prova alternativa 14 - Termino de semestre letivo 14 - Fechamento Freqüência de julho 15 a 30 - Recesso Escolar 20 a 26 - Rematricula WEB 27 a 31 - Rematricula Presencial 01 e 03 - Simpósio dos Professores 01 - Fechamento Frequência de Jul/Ago 04 - Matricula de Vestibular Agendado 03 - Dia doBiólogo 04 - Inicio das Aulas de Calouros 04 - Data limite para trancamento de 05 - Inicio das aulas de Veterano matrícula e cancelamento de disciplinas 11 - Dia do Estudante e do Advogado 07 - Independência do Brasil 13 - Dia do Economista 09 - Dia do Administrador 15 a 17 - Recesso Assunção de N. Senhora 26 - Dia Internacional das Relações Públicas 15 - Dia da Informática 26 - Reunião CEPE 27 - Dia do Psicólogo 31 - Inicio de Semestre Letivo e Simpósio 31 - Dia do Nutricionista

26 Acompanhamento

27 Modelo de Banner LINK PARA O MODELO

28 Atividade para 18/02/09 Formar grupos de 5 ou 6 alunos no máximo;
Entregar na próxima aula uma folha com todos os grupos e o nome dos alunos integrantes de cada grupo; Cada grupo deverá pensar um ou mais temas de trabalho e apresentar ao professor na próxima aula. (busquem um tema que motive!!)

29 Finalizando ... Dúvidas ?!?


Carregar ppt "Aula de Apresentação TIDIR – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google