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A Cristologia da Missão

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Apresentação em tema: "A Cristologia da Missão"— Transcrição da apresentação:

1 A Cristologia da Missão
Prof. Ozenildo Rocha

2 Missiologia Disciplina que avança sempre:
A história das missões Estudos comparativos das religiões Teologia das religiões Métodos missionários Questões culturais Formação de Igrejas Às vezes falta a “Cristologia” Cristo é a fonte, o caminho a inspiração para a missão

3 A Cristologia da Missão
A encarnação de Cristo O modelo A cruz de Cristo O preço A ressurreição de Cristo O mandato A Exaltação de Cristo O incentivo O dom do Espírito de Cristo O poder A parusia de Cristo A urgência

4 A encarnação de Cristo – o modelo
A vinda de Cristo ao mundo A ida do homem à lua – missão Apolo 11 Jesus veio ao mundo Assumiu nossa natureza Suportou nossas tentações Foi amigo de marginalizados Tocou intocáveis Identificou-se totalmente Foi totalmente humano sem deixar de ser Deus Missão exige encarnação Ingressar num mundo alheio sem perder convicções, valores e padrões cristãos

5 A encarnação de Cristo – o modelo
Paulo I Co 9:19-22 Fiz-me tudo para com todos...para salvar alguns... Cristo veio ao mundo Recomendou que a Igreja fosse... A Igreja tem ido?

6 A Cruz de Cristo – o preço
O missionário é um mártir social Missão leva à paixão Paixão é sofrimento Toda modalidade de missão leva a algum tipo de cruz Isaías 53:3 O mais rejeitado entre os homens...era Jesus Sofrimentos Físico Social Moral

7 A ressurreição de Cristo – o mandato
A ressurreição precedeu a Grande Comissão O Senhor ressurreto ordenou que “fossem” Toda a autoridade me foi dada...Ide e fazei discípulos... Mt 28:18-19

8 A exaltação de Cristo – O incentivo
O que é que nos motiva? Qual a importância da motivação? Motivação forte  energia Motivação fraca  esmorecimento Cristo se humilhou ao ponto de morrer Deus o exaltou sobremaneira Fp 2:9-11

9 O dom do Espírito de Cristo – o poder
Ninguém pode ser habitado pelo Espírito de Deus e guardá-lo para si mesmo Atos 2 Só é possível evangelizar com o Espírito de Deus Toda evangelização é guerra espiritual Só podemos vencer com o Espírito Santo demonstrando a superioridade de Cristo

10 A parusia de Cristo – a urgência
A parusia dará fim à atividade missionária Mt 24:14 O tempo é curto... a tarefa é grande II Co 5:10 ...cada um receba bem ou mal pelo que tiver feito...

11 História e a teologia de Missões
A missão da Igreja Uma Visão Panorâmica

12 História e teologia de missões
A moldura maior dentro da qual acontece a missão é o Conceito de Reino de Deus. Aliás, a missão está a serviço do Reino...da sua concretização histórica e do seu anúncio escatológico. Uma missiologia do Reino de Deus se propõe a seguir as pegadas de Jesus. É sensível para com as necessidades humanas e pessoais e responde a elas em nome de Jesus, enquanto aguarda o dia em que Deus será tudo em todos e quando toda lágrima será enxugada.

13 História da salvação e a missão integral da igreja
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê.” Rm 1.16 Paulo resume o evangelho em três fatos fundamentais: que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras, que foi sepultado, e ressuscitou a terceiro dia segundo as escrituras. (I Cor )

14 As escrituras a que Paulo se refere aqui são, evidentemente o A. T
As escrituras a que Paulo se refere aqui são, evidentemente o A. T. E quando ele como bom judeu, lia as Escrituras hebraicas, estava lendo por sua vez a história nacional de seu próprio povo. Comparando-se de uma forma muito genérica, é como os latinos americanos ou os americanos estivessem lendo sobre Cristóvao Colombo ou Pedro Àlvares Cabral onde um Hebreu lê sobre Abraão. A bíblia era praticamente a única história escrita pelos judeus Por isso eles a liam com a sua história. Assim como Jesus no caminho de Emaús lia a continuação dessa história como sendo a sua própria história e assim se constitui a história da salvação narradas pelas Escrituras.

15 Se olharmos para o gênese e o apocalipse, na bíblia como um todo, veremos que a bíblia se trata-se fundamentalmente de um livro de história. A história é a categoria central de sua mensagem. A maioria dos livros é um testemunho do que Deus fez na história, ainda que muitos salmos se baseiam em acontecimentos salvíficos do povo de Deus, através dos séculos. Podemos nesse bojo apropriar de cinco linhas de histórias bíblicas:

16 As cinco linhas centrais são as seguintes:
A criação que marca em termos idênticos a primeira (Gn) e a útlima (apocalipse) A promessa a Abraão (Gn ) e o pacto de Deus com os Patriarcas. No N. T. este é o tema central no pensamento de Paulo. Moisés, o êxodo e o deserto do (Sinai) e a ocupação de Canaã. A opressão e a libertação (Ex. 2.23s; ;15-17 e 6.6s). Isaías descreve a esperança de um novo Exodo e o Apocalipse relata as pragas finais celebrando o “ Cantico de Moisés, servo de Deus e do Cordeiro”. Ap

17 Davi, a quem Deus prometeu um reino Eterno. (II Sm 7
Davi, a quem Deus prometeu um reino Eterno. (II Sm ), que chegaria a ser universal sobre todas as nações (Is.9.6). João Batista e Jesus anunciaram o Reino de Deus. Jesus Prometeu que o Evangelho do Reino seria pregado em todo o mundo (Mt ) e, paulo, até o fim de seu ministério, sempre pregou sobre o reino de Deus (At ).O Apocalipse descreve com riqueza de detalhes o Reino final e perfeito do Senhor. Ap

18 No messias (encarnação,vida, morte e ressurreição de Jesus,) se unem todos os fios da mensagem bíblica. Sua primeira vinda traz a vida eterna e é o centro da história. Seu retorno trará a plenitude do Reino e será o fim da história. Uma vez que esses cinco temas envolvem praticamente toda a mensagem bíblica, estudá-los a fundo equivaleria a elaborar toda uma teologia bíblica. Nesse caso, faremos de forma pormenorizada.

19 Criação, nova Criação e Missão
A bíblia é praticamente um livro que termina com as mesmas palavras que começa: No princípio criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1) e vi novo céu e nova terra (Ap.21.14). A mensagem da bíblia é a longa marcha desde uma criação à outra criação. Nesse sentido, uma boa teologia da missão não pode haver sem uma adequada teologia da missão da igreja.

20 Deus Cria o homem e a mulher e o coloca em em um espaço para viverem.
A tragédia do pecado destruiu a boa ordem da criação. Desobediência trouxe fraticídio, bigamia, assassinato. Deus inicia com Abraão uma nova história de graça e de benção. A graça de Deus que luta contra o pecado para preservar o sentido original da criação divina, triunfará ao fim, plenamente em uma nova criação ainda melhor que a primeira. No NT a teologia da criação é apresentada como a) reinterpreta cristologicamente a primeira criação e b) Elabora e aprofunda, também, cristologicamente a prometida nova Criação. Detalhe interessante e decisivo mas amplamente ignorado é que Deus por duas vezes diz que a Nova Jerusalém descia do céu, da parte de Deus.(21.2 e 10)

21 Não há nada que suba ou que se instale no céu, ainda que o possa haver, por certo, em outras passagens bíblicas. Contrário ao pensamento verticalista que predomina em quase exclusivamente em círculos evangélicos, o apocalipse não termina para cima (minha alma voará), mas para baixo. Tudo está concentrado em uma nova terra e uma nova comunidade humana redimida (nova Jerusalém), onde se instala o próprio trono de Deus (23.3). Toda essa insistência na terra tanto a velha como a nova, pode dar mais sentido de que os mansos herdarão a terra (Mt 5.5 etc; Sl 37.3; 9;11;22;29;34).

22 Perguntas para reflexão em grupos
Assim como Jesus no caminho de Emaús lia a continuação dessa história (narrada pelos profetas) como sendo a sua própria história constituindo-se a história da salvação narradas pelas Escrituras, Articule acerca dessa perspectiva missiológica. Qual o sentido da missão a partir do evento Jesus Cristo (centralidade) e sua repercussão escatológica apresentada no Apocalipse (novo céu e nova terra)? Qual o lugar e significado do Reino de Deus em uma perspectiva Missiológica, Cristocêntrica e Escatológica? Comente as implicações inevitáveis de uma teologia de missões com viés verticalista (alma que voa para o céu)? A história é a categoria central da mensagem bíblica. Problematize essa definição.


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