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APRESENTAÇÃO DE CITAÇÃO

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DE CITAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÃO
Orientação em normalização documentária APRESENTAÇÃO DE CITAÇÃO Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação Supervisão: Elizabete C. S. A. Monteiro Unesp – Marília 2012

2 Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
NBR 10520:2002 – Citações em documentos Esta norma especifica as características exigíveis para a apresentação de citações em documentos

3 Citações em Documentos NBR 10520/2002
As citações apresentadas em um texto podem ser: Citação direta: Transcrição de parte da obra do autor consultado. Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado. Citação de citação: Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

4 Citações em Documentos
Citação direta As transcrições no texto de até três linhas devem estar entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. “As competências técnicas e científicas têm uma inter-relação indissociável na formação em vários campos do saber [...]” (ELIAS; VIEIRA, 2010, p. 39). Oliveira e Fumes (2008, p. 53) dizem que “[...] vivemos num mundo de incertezas e conflitos permanentes que pressupõem uma necessidade constante de adaptação e aprendizagem contínua.”

5 Citações em Documentos
As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto, em espaçamento simples e sem as aspas. Neste cenário, a information literacy ganha cada vez mais espaço e transforma-se no principal propósito de bibliotecas e bibliotecários, particularmente no ensino universitário, conforme será demonstrado no desenvolvimento deste trabalho. (DUDZIAK, 2003, p. 23).

6 Citações em Documentos
Citação indireta Marin (1989) lembra da necessidade de esta formação estar embasada em um projeto brasileiro. Neste caso a psicologia da criança de prolonga de modo natural em epistemologia genética (PIAGET, 1975). De acordo com Figueiredo (1999) o acesso à informação não é dirigido pelo sistema (uma biblioteca, uma base de dados) mas sim pelas visões da biblioteca e das bases de dados necessárias para satisfazer uma necessidade de informação dos usuários.

7 Citações em documentos
Citação de citação Utilizar somente quando for impossível consultar o documento original. Exemplo: Segundo Souza¹ (1998 apud ANTUNES, 1999, p. 33) diz que “[...] ___________ 1 recomenda-se mencionar a referência completa do documento original. Na lista de referências: mencionar a referência completa do documento consultado.

8 Citações em Documentos
Supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques: Supressões : [...] Interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] Ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico Exemplo: Para Alves (1987, p. 17), “[...] a vida é muito mais que a ciência [...] além da ciência é preciso a ‘sapiência’, ciência saborosa [...] que tem a ver com a arte de viver.”

9 Citações em Documentos
Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc.) indicar entre parênteses a expressão informação verbal, mencionando-se os dados somente em nota de rodapé. Exemplo: A vacina estará disponível até o final desta semana (informação verbal)1 ____________________ 1 Notícia fornecida por Junqueira no 2° Seminário da saúde, em maio de 2011.

10 Citações em Documentos
Na citação de trabalhos em fase de elaboração, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponíveis, somente em notas de rodapé. Exemplo: As planilhas demonstram que não há ponto em comum (em fase de elaboração)1 __________________ 1 A planilha calculada, de autoria de Elis Santos, a ser editada pela EDIMAR, 2011.

11 Citações em Documentos
Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação. Exemplo: “As competências técnicas e científicas têm uma inter-relação indissociável na formação em vários campos do saber [...]” (ELIAS; VIEIRA, 2010, p. 39, grifo nosso). - Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão grifo do autor entre parênteses, após a chamada da citação. Exemplo: “As competências técnicas e científicas têm uma inter-relação indissociável na formação em vários campos do saber [...]” (ELIAS; VIEIRA, 2010, p. 39, grifo do autor).

12 Citações em Documentos
- Citação de trechos de obras traduzidas livremente, usa-se a expressão tradução nossa entre parênteses, após a chamada da citação. Exemplo: “Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...]” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).

13 Citações em documentos
Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, coloca-se as iniciais dos prenomes. Se mesmo assim coincidir, coloca-se os prenomes por extenso: (ALVES, C., 2010) (ALVES, Carlos, 2010) (ALVES, B., 2010) (ALVES, Bruno , 2010)

14 Citações em documentos
Citações de diversos documentos de um mesmo autor, do mesmo ano distingue com letras minúsculas, em ordem alfabética: (ALVES, 2009a) De acordo com Alves (2009b) OBS.: distinguir com letras nas referências.


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