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O Tempo e a História O devir histórico O devir histórico O passado, o presente e o futuro O passado, o presente e o futuro.

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2 O Tempo e a História O devir histórico O devir histórico O passado, o presente e o futuro O passado, o presente e o futuro

3 O tempo e a História O homem mesopotâmico tinha um interesse irreprimível pelo devir histórico. O homem mesopotâmico tinha um interesse irreprimível pelo devir histórico. Devoção pelo passado leva à redacção e compilação de textos dos mais diversos géneros e formas literárias, tendo em comum o conteúdo histórico e o carácter historiográfico. Devoção pelo passado leva à redacção e compilação de textos dos mais diversos géneros e formas literárias, tendo em comum o conteúdo histórico e o carácter historiográfico.

4 A Semântica pānānu ou mahru: pānānu ou mahru: Sentido temporal: o passado. Sentido espacial: o que está diante de nós. warkātu: warkātu: Sentido temporal: o futuro. Sentido espacial: o que está atrás de nós. Percepção do tempo diferente da representação espacial do tempo que conhecemos no Ocidente. Percepção do tempo diferente da representação espacial do tempo que conhecemos no Ocidente.

5 Representação gráfica do tempo Modelo linear ou cíclico? Modelo linear ou cíclico? Tempo linear e tempo cíclico coexistem. Tempo linear e tempo cíclico coexistem. O tempo linear encontra expressão nos textos de carácter historiográfico que registam e compilam os eventos obedecendo a uma sequência cronológica. O tempo linear encontra expressão nos textos de carácter historiográfico que registam e compilam os eventos obedecendo a uma sequência cronológica. Tempo cíclico. O homem mesopotâmico vê a história estruturada em ciclos. É o tempo mítico. Inspiração na própria natureza. Tempo cíclico. O homem mesopotâmico vê a história estruturada em ciclos. É o tempo mítico. Inspiração na própria natureza.

6 Lista Real Suméria After the kingship descended from heaven, the kingship was in Eridug. In Eridug, Alulim became king; he ruled for years. Alaljar ruled for years. 2 kings; they ruled for years. Then Eridug fell and the kingship was taken to Bad-tibira. In Bad-tibira, En-men-lu-ana ruled for years. En-men-gal-ana ruled for years. Dumuzid, the shepherd, ruled for years.

7 O devir histórico: uma visão pragmática O homem mesopotâmico desconfia do que é novo. O homem mesopotâmico desconfia do que é novo. Procura no passado analogias que ajudem a compreender o presente e a confiar no futuro. Procura no passado analogias que ajudem a compreender o presente e a confiar no futuro.

8 Visão de progresso? O conceito de superação A inscrição de fundação de Iahdun-Lim A inscrição de fundação de Iahdun-Lim « Desde os longínquos dias em que deus construiu Mari, nenhum rei a residir em Mari chegou ao mar, conquistou as montanhas de cedros, as altas montanhas, nem cortou as suas árvores ».

9 Um mundo sem sobressaltos O mundo deve andar sem sobressaltos ou rupturas. O mundo deve andar sem sobressaltos ou rupturas. O homem mesopotâmico sabe que a tranquilidade do devir histórico depende da vontade dos deuses. O homem mesopotâmico sabe que a tranquilidade do devir histórico depende da vontade dos deuses. O homem procura antecipar os desígnios divinos e interagir com os deuses, procurando assegurar a sua benevolência. O homem procura antecipar os desígnios divinos e interagir com os deuses, procurando assegurar a sua benevolência. A sua preocupação essencial e a sua inquietação fundamental assentam no futuro imediato. A sua preocupação essencial e a sua inquietação fundamental assentam no futuro imediato.

10 Um mundo sem sobressaltos Não se regista uma ideia absoluta do tempo ou de eternidade. Não se regista uma ideia absoluta do tempo ou de eternidade. O conceito de duração é traduzido pela sucessão do tempo. O conceito de duração é traduzido pela sucessão do tempo.

11 O devir histórico no Antigo Testamento O Deuteronomista concebe pela primeira vez um Israel total numa perspectiva global sobre a história da nação. O Deuteronomista concebe pela primeira vez um Israel total numa perspectiva global sobre a história da nação. O Javeísta toma os mitos cosmogónicos e fundacionais e articula-os com a tradição acerca da história do povo. O Javeísta toma os mitos cosmogónicos e fundacionais e articula-os com a tradição acerca da história do povo.

12 O devir histórico no Antigo Testamento Isaías e Jeremias e algumas passagens de Naum (1,4) e de Habacuc (3,8) reflectem uma ideia de caos que é usada para estruturar a percepção da história. Isaías e Jeremias e algumas passagens de Naum (1,4) e de Habacuc (3,8) reflectem uma ideia de caos que é usada para estruturar a percepção da história. Olhei para a terra e ei-la vaga e vazia; para os céus mas não tinham luz. Olhei para as montanhas e ei-las que tremiam e todas as colinas eram abaladas. Olhei e eis que não havia seres humanos e todas as aves dos céus tinham fugido. (Jr.4,23-25)

13 O mito e a História A historicização do mito consiste na sua racionalização através da utilização de categorias históricas. A historicização do mito consiste na sua racionalização através da utilização de categorias históricas. A mitologização da História significa a aplicação de categorias míticas à visão historiográfica. A mitologização da História significa a aplicação de categorias míticas à visão historiográfica.

14 Percepção da História na literatura profética vetero-testamentária Os livros proféticos não reflectem sobre o fim dos tempos. Os livros proféticos não reflectem sobre o fim dos tempos. Não discorrem sobre o fim da história ou da ordem cósmica. Não discorrem sobre o fim da história ou da ordem cósmica. O horizonte é muito mais limitado. O horizonte é muito mais limitado.

15 A Apocalíptica Partilha características com a profecia: a linguagem, a imagética, o meio. No entanto, ganha contornos específicos. Partilha características com a profecia: a linguagem, a imagética, o meio. No entanto, ganha contornos específicos. O horizonte da apocalíptica é universal e definitivo na sua visão da história. O horizonte da apocalíptica é universal e definitivo na sua visão da história. O fim do ciclo do passado-presente, muitas vezes o fim do mundo, implicam a re-criação e uma nova ordem. O fim do ciclo do passado-presente, muitas vezes o fim do mundo, implicam a re-criação e uma nova ordem.


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