A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Músculos Características do Tecido Muscular:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Músculos Características do Tecido Muscular:"— Transcrição da apresentação:

1 Músculos Características do Tecido Muscular:
Células alongadas denominadas Fibras Musculares; Capacidade de contração (gasto de energia) e relaxamento; Sarcoplasma (Citoplasma) com Miofibrilas de natureza protéica (Actina e Miosina).

2 Músculos Tipos de Músculos:
Liso ou Visceral: com fibras uninucleadas sem estrias transversais e com contração lenta e involuntária. Ex: Revestimento de órgãos ocos (tubo digestório, brônquios e bronquíolos, vasos sanguíneos, útero etc.). Estriado Esquelético: com fibras plurinucleadas, estrias transversais e contração rápida e voluntária. Ex: Bíceps, Tríceps etc. Estriado Cardíaco: com fibras plurinucleadas, estrias transversais e contração rápida e involuntária. Ex: Miocárdio (Coração).

3 Figura: Tipos de Músculos.

4 Músculos Estrutura de uma Miofibrila:
Feixes protéicos sobrepostos de Actina e Miosina. Unidade estrutural: Sarcômero ou Miômero Teoria dos Filamentos Deslizantes (Huxley) para a contração muscular: deslizamento das fibras de Actina sobre as de Miosina (com gasto de energia e de sais minerais).

5 Figura: Contração Muscular.

6

7

8 Miosina São os filamentos grossos da banda A (aproximadamente 200 moléculas por arranjo). MML = meromiosina leve: cilindro base dos filamentos grossos. MMP = meromiosina pesada: pontes transversas. As moléculas de miosina unem-se entre si através da MML.

9

10 Actina São os filamentos finos da banda I. São moléculas com forma globular G-actina As moléculas de G-actina polimerizam-se originando cadeias filamentosas F-actina. Dois filamentos de F-actina enrolam-se entre si formando uma estrutura espiral que constitui o filamento de actina.

11 Tropomiosina Molécula filamentosa, delgada e longa. Constituída de 2 cadeias polipeptídicas em hélice, localizadas nos sulcos dos filamentos de actina, cada uma se estendendo ao longo de 7 G-actinas. Os filamentos de tropomiosina não são fixos na F-actina. Eles podem deslizar nos sulcos formados pelas G-actina, levando a sensíveis modificações na interação entre os filamentos de actina e miosina.

12 Troponina Proteína com função reguladora na atividade contrátil. Composta de 3 subunidades polipeptídicas: TN-C: subunidade ligante de Ca2+. - carregada negativamente, com avidez por íons Ca2+; TN-I: subunidade inibitória. - apresenta sítio específico para ligação com a actina; - sua função é inibir a interação dos sítios ativos da actina com a miosina TN-T: subunidade ligante de tropomiosina.

13

14 ATP é hidrolisado e a cabeça de miosina retorna a sua conformação de repouso.
ATP liga-se à miosina, fazendo a liberação da actina.

15

16

17

18 Músculo liso Ausência de sarcômeros e túbulos transversos; Pequeno retículo endoplasmático (Ca2+ provém principalmente do fluido extracelular); Arranjo de fibras não organizado; Os filamentos de miosina não possuem orientação oposta; Filamentos atachados aos corpúsculos densos (similares aos discos Z)

19

20 Músculo liso não tem troponina  ação do Ca2+ é diferente:
O Ca2+ intracelular se liga à calmodulina, formando o complexo Ca2+ -calmodulina (CaCM); O CaCM se liga à outra proteína, chamada caldesmona (Cald), formando o complexo CaCM-Cald; O complexo CaCM-Cald remove a tropomiosina dos sítios ativos da actina; CaCM também se liga à enzima miosina de cadeia leve-quinase (MLCK), que fosforila a cabeça da miosina (miosina regulatória de cadeia leve)  ligação acto-miosínica. OBS: Na ausência do CaCM: - MLCK não pode fosforilar a cabeça da miosina - o complexo CaCM-Cald não se forma  não há formação de pontes cruzadas.

21

22

23 Músculos Energia para a Contração Muscular:
Fonte primária de energia: ATP (Respiração Celular ou Fermentação Láctica). Reposição imediata do ATP: Creatina-Fosfato ou CP. Reserva energética primária: Glicogênio (polissacarídeo de reserva animal encontrado nos músculos). Reserva energética secundária: Lipídios (Gorduras).

24 Figura Superior: Metabolismo Energético da Contração Muscular.
Figura à Esquerda: Estrutura do ATP. Figura à Direita: Contração Muscular.

25 Músculos Propriedades da Contração Muscular:
Limiar de Excitação: menor estímulo capaz de causar a contração muscular. Lei do “Tudo ou Nada”: toda fibra muscular atinge contração máxima quando estimulada. Tetanização ou Tetania: contração que persiste até o fim do estímulo ou até a fadiga. Somação: a intensidade da contração de um músculo depende da quantidade de fibras musculares estimuladas.

26


Carregar ppt "Músculos Características do Tecido Muscular:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google