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Metodologia da Pesquisa em Estatística

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa em Estatística"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa em Estatística
11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

2 Prof. Anselmo Baganha Raposo
Introdução Ciência: é o processo sistemático e o resultado de produzir saber altamente confiável. Composição da Ciência: A pesquisa cientifica que produz conhecimento A teorização que cria os conhecimentos. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

3 Prof. Anselmo Baganha Raposo
Tipos de conhecimento       Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana. Através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

4 Prof. Anselmo Baganha Raposo
Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico ou Vulgar – é o conhecimento adquirido ao acaso, o conhecimento do povo, aquele que atinge aos fatos sem lhes inquirir às causas. Conhecimento Filosófico – é fruto do raciocínio e da reflexão humana, é o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Ex:“O homem é a ponte entre o animal e o além homem”.(Friedrich Nietzsche). 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

5 Prof. Anselmo Baganha Raposo
Tipos de conhecimento Conhecimento Teológico – conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e da crença de cada individuo. Ex.: Acreditar que alguém foi curado por uma imposição de mãos. Acreditar em búzios em espíritos etc... 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

6 Prof. Anselmo Baganha Raposo
Tipos de conhecimento Conhecimento Cientifico: É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Transcende aos fatos É comunicável Requer exatidão e clareza Busca e aplica leis É racional e objetivo Atém-se aos fatos É explicativo Pode fazer predições Depende de um método É analítico É verificável Galiano, 1979, p.24-30 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

7 Prof. Anselmo Baganha Raposo
A CIÊNCIA Do medo a ciência: O MEDO : Os seres humanos pré-históricos não conseguiam entender os fenômenos da natureza. Por este motivo, suas reações eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido. Como não conseguiam compreender o que se passava diante deles, não lhes restava outra alternativa senão o medo e o espanto daquilo que presenciavam. 2 – O MISTICISMO:          Num segundo momento, a inteligência humana evoluiu do medo para a tentativa de explicação dos fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições. Era, sem dúvida, uma evolução já que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolência dos mitos, as desgraças ou as fortunas do casamento do humano com o mágico 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

8 Prof. Anselmo Baganha Raposo
A CIÊNCIA A ciência:          O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

9 Prof. Anselmo Baganha Raposo
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA Matemática, geometria, medicina. Os Egípcios foram os primeiros a buscar o saber sem que existisse ao prático Egipicios 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

10 A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA A Igreja Católica serve de marco
Referencial para todas as ideías discutidas na época. Os livros ficavam nos mosteiros IDADE MÉDIA 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

11 Prof. Anselmo Baganha Raposo
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA RENASCIMENTO Segundo alguns historiadores está era foi marcada pela volta da produção intelectual e artística. Maquiavel O iluminismo A burguesia assume uma forma própria de pensamento, tendendo para um processo de imediata utilização prática. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

12 A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA O século XIX serve como referência
de desenvolvimento do conhecimento Cientifico Charles Darwin CONTE Karl Marx Materialismo Dialético Augusto Conte, cria o Positivismo Teoria da evolução 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

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TIPOS DE PESQUISA Pesquisa teórica: - Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (Demo, 2000, p. 20). Não intervem na realidade . "O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa" (1994, p. 36). 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

14 Prof. Anselmo Baganha Raposo
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa metodológica – Refere se ao tipo de pesquisa voltada para a inquirição de métodos e procedimentos adotados como científicos. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica" (Demo, 1994, p. 37). 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

15 Prof. Anselmo Baganha Raposo
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa empírica - É a pesquisa dedicada ao tratamento da "face empírica e factual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e factual" (Demo, 2000, p. 21). A valorização desse tipo de pesquisa é pela "possibilidade que oferece de maior concretude às argumentações, por mais tênue que possa ser a base factual. Demo, 1994, p. 37). 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

16 Prof. Anselmo Baganha Raposo
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa prática - Trata-se da pesquisa "ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; não esconde a ideologia, mas sem perder ó rigor metodológico". pesquisa participante, pesquisa-ação, onde via de regra, o pesquisador faz a devolução dos dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções (Demo, 2000, p. 22). 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

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O PROJETO DE PESQUISA Escolha do tema – existem dois fatores que influenciam na escolha do tema. Fatores internos: Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

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O PROJETO DE PESQUISA Fatores Externos A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais; O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho; Material de consulta e dados necessários ao pesquisador 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

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O PROJETO DE PESQUISA Modelo Estatístico para determinar a melhor estratégia de controle de alimentação de alumina nas cubas da Alumar Medidas separatrizes: Uma revisão da bibliografia; Medidas de separatrizes: uma aplicação prática; Estatística da análise de árvore de falhas; Perfil socioeconomico e cultural dos estudantes de graduação de medicina veterinária da UEMA; Método Estatísticos para a Qualidade: Uma revisão bibliografica Aplicação das ferramentas de CEP para identificar os motivos de cancelamento de solicitações de habilitação de linhas telefônicas da TELEMAR-MA nos meses de julho e agosto de 2002; Aplicação das ferramentas Estatísticas da Qualidade na Auditória de Gestão 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

20 Prof. Anselmo Baganha Raposo
O PROJETO DE PESQUISA O problema O problema é a mola propulsora de todo trabalho de pesquisa; É criado pelo próprio autor; É o objeto que o pesquisador pretende entender e resolver. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

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PROBLEMA Problema: o teste qui-quadrado é um instrumento de avaliação educacional. O ENSINO DE MATEMÁTICA É DEFICIENTE DEVIDO A ‘BAIXA TITULAÇÃO DOS DOCENTES. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

22 Prof. Anselmo Baganha Raposo
HIPOTESE O Teste Qui-Quadrado é o melhor instrumento para avaliação educacional. A formação em nível superior dos docentes melhorará o ensino da matemática. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

23 Prof. Anselmo Baganha Raposo
O PROJETO DE PESQUISA Hipótese: é sinônimo de suposição. Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

24 Prof. Anselmo Baganha Raposo
O PROJETO DE PESQUISA Justificativa: é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

25 Prof. Anselmo Baganha Raposo
O PROJETO DE PESQUISA Objetivos: A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

26 INSTRUMENTO E COLETA DE DADOS
Entrevista Quem deve ser entrevistado Plano da entrevista e questões a serem perguntadas Pré-teste Diante do entrevistado Relatório 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

27 Prof. Anselmo Baganha Raposo
QUESTIONÁRIO Separar as características a serem levantadas; Fazer uma revisão bibliográfica para verificar como mensurar adequadamente algumas características; Estabelecer a forma de mensuração das características (variáveis) a serem levantadas. Elaborar uma ou mais perguntas para cada característica a ser observada; Verificar se a pergunta esta suficientemente clara. Verificar se a forma da pergunta não está induzindo a resposta; Verificar se a resposta da pergunta não é obvia. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

28 INSTRUMENTO E COLETA DE DADOS
Observação Conhecimento prévio do que observar Planejamento de um método de registro Fenômenos não esperados Registro fotográfico ou vídeo Relatório Análise de Conteúdo 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

29 INSTRUMENTO E COLETA DE DADOS
Análise de Conteúdo Registro de documentos: Locais de coletas: Organização A Internet Fichamentos 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

30 O PROJETO DE PESQUISA Levantamento ou Revisão de Literatura
Sugestões para o Levantamento de Literatura Locais de coletas Registro de documentos Organização 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

31 Prof. Anselmo Baganha Raposo
O PROJETO DE PESQUISA Cronograma:         O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.          Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

32 Prof. Anselmo Baganha Raposo
O PROJETO DE PESQUISA Anexos:   Este item também só é incluído caso haja necessidade de juntar ao Projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto. A inclusão, ou não, fica a critério do autor da pesquisa. Referências: As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultados no Levantamento de Literatura. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

33 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
Introdução 1.1 Justificativa 1.2 Hipotese; 1.3 Objetivos 2. Fundamentação Teorica 3. Metodologia; 4. Analise dos Resultados; 5 Conclusão 6. Referência Binliografica; 7 . Anexos 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

34 Estrutura de Apresentação do Trabalho Cientifico
Elemento Pré-textuais Capa; Folha de rosto; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epigrafe Resumo em língua portuguesa; Resumo em língua estrangeira; Lista de ilustrações; Lista de tabelas; Lista Sumário Textuais Introdução Referencial teorico Metodologia Analise dos dados; conclusão Pós-textuais Referências; Glossário Anexos 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

35 Modelo de estrutura de um trabalho completo
11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

36 Fernanda Silva Brandão
CAPA Fernanda Silva Brandão Nome do Autor PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO TITULO Local e ano São Luis 2002 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

37 Fernanda Silva Brandão
Nome do Autor Folha de rosto Fernanda Silva Brandão TITULO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO Origem do trabalho Monografia apresentada ao curso de especialização em Estatística para obtenção de grau de especialista em estatística orientada pelo Prof. Msc. Anselmo Baganha Raposo São Luis 2004 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

38 Fernanda Silva Brandão
PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO Folha de aprovação Monografia apresentada ao curso de especialização em Estatística para obtenção de grau de especialista em estatística orientada pelo Prof. Msc. Anselmo Baganha Raposo Aprovada em 10/10/2004 BANCA EXAMINADORA _____________________________________ Prof. Msc Anselmo Baganha Raposo 1 Examinador 2 Examinador 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

39 Prof. Anselmo Baganha Raposo
DEDICATÓRIA Aos meus pais, Gladstone e Maria Fernandes. Aos meus irmãos Ferdiana, Gladstone Filho e Fredson Luís ao meu amado sobrinho Luís Otávio e ao Mestre Anselmo Raposo 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

40 Prof. Anselmo Baganha Raposo
Epigrafe “O senhor é o meu pastor, nada me faltará. [...] ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum...” 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

41 Prof. Anselmo Baganha Raposo
AGRADECIMENTOS A Deus, por todos os ensinamentos diários e que as suas bênçãos estejam sempre conosco 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

42 Resumo em língua Portuguesa
O presente trabalho descreve o perfil socioeconomico e cultural dos estudantes de graduação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão, por meio de pesquisa feita junto aos alunos desta IES. Obtendo como resultado fatores importantes para servir de subsídios ao planejamento de uma política atuante de assistência aos alunos mais carentes economicamente. 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

43 Resumo em Lingua estrangeira
The present work describes the profile economical sociable and cultural of the students of graduation of the course of Veterinary Medicine of the State University of Maranhão, through research made the students of this IES close to. Obtaining economically as result important factors to serve as subsidies to the planning of a politics actuate of attendance to the most lacking students 11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo

44 Prof. Anselmo Baganha Raposo
TEXTO       - É a parte onde todo o trabalho de pesquisa é apresentado e desenvolvido.       - O texto deve expor um raciocínio lógico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva. Introdução       - Na introdução, o tema é apresentado e esclarecido aos leitores as indicações de leitura do trabalho. - Desenvolvimento do Texto       - O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor.       - As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas.       - Devem ser apresentados os objetivos do trabalho.       - A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto.       - Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento.       - Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões.     11/04/2017 Prof. Anselmo Baganha Raposo


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