A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Data: meados de 1980.  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Data: meados de 1980.  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:"— Transcrição da apresentação:

1  Data: meados de 1980.  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física: Anel. Um pouco da historia da rede Token Ring...  Codificação para transmissão de dados no cabeamento: Manchester.  Topologia Lógica: Estrela

2 Topologia em anel.  Nessa topologia os nós da rede ligam-se uns aos outros, formando um anel.  O cabo de rede não tem início nem fim.  Cada estação funciona como um repetidor de sinal, reforçando os sinais entre uma estação e outra.  Os dados percorrem os cabos em um único sentido.  Topologia indicada para redes de médio porte a grande porte.

3 Estação Emissora Fluxo de dados Estação Receptora Ao receber os dados, a estação receptora faz uma copia destes, e continua a transmissão... A estação emissora somente enviará novos dados quando o token retornar e confirmar o recebimento pela estação receptora. Copiando dados... Transmitindo... Token:

4  Desvantagens: Um problema de comunicação em um nó da rede afeta toda a rede; O diagnóstico de falhas é difícil; A expansão ou a diminuição da rede (retirada ou colocação de um nó) é mais complicada. Topologia em anel.  Vantagens: Baixo consumo de cabos; Com a regeneração do sinal em cada estação, permite cobrir maiores distâncias; Apresenta desempenho uniforme.

5 Topologia em estrela.  Nessa topologia existe um dispositivo central, geralmente um HUB, ao qual estão conectados estações, servidores, impressoras, e demais equipamentos da rede.  Todo o tráfego da rede passa por esse dispositivo central.  Essa topologia favorece à modularização da rede. Ex: cada HUB da rede interliga estações de um andar ou sala, estando todos os hub’s interligados entre sí.  Quando se utiliza grandes quantidades de Hub’s, é necessário interligá-los através de Switches.  Essa Topologia oferece suporte adequado para grandes redes.

6 HUB Topologia em estrela.

7  Desvantagens : Maior custo de implantação; Utiliza mais cabos; Em caso de pane no Hub, muitas estações ficarão sem comunicação;  Vantagens : Facilidade de manutenção, seja para expansão, seja para diminuição; Facilidade na identificação de problemas; Apresenta monitoramento centralizado; Mais agilidade no tráfego de dados.

8 Funcionamento da rede. 1) Frame: Quadro de dados. Formato do frame: Data 1 2 3 4 5 6 7 1 – Delimitador de inicio: Indica o início do frame. 2 – Controle de acesso: Indica a prioridade do frame e se é um Token ou frame de dados. 3 – Controle do frame: Contém informações MAC de todos os computadores ou somente de um computador. 4 – Endereço de destino: Indica o endereço dos computadores que receberão o frame. 5 – Endereço fonte: Indica o computador que enviou o frame. Data: Contem os dados propriamente ditos. 6 – Seqüência de verificação do frame: Contem informações sobre erros. 7 – Delimitador final: Indica o final do frame; 8 – Status do frame: Diz se o frame foi reconhecido, copiado ou se a estação de destino estava disponível 8

9 Topologia anel-estrela. Quero o token para enviar dados! (frame) Os dados são para mim! Token: Frame:


Carregar ppt " Data: meados de 1980.  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google