A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Windows Linux.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Windows Linux."— Transcrição da apresentação:

1 Windows Linux

2 Índice Windows: Slides… 4,5…História e evolução 6…Poderio do sistema
7…Interface do Windows 8…Versões Windows 9…Impacto em Portugal 10…Vantagens 11…Desvantagens Linux: Slides… 13,14…História e evolução 15…Poderio do sistema 16…Interface do Windows 17…Distribuições Linux 18…Impacto em Portugal 19,20…Vantagens 21…Desvantagens Outros: Slides… 22,23…Conclusão 24…Curiosidades 25…Netgrafia 26…Glossário 27…Autoria

3 Bill Gates Microsoft Windows

4 A História e Evolução do Windows
Tudo começou quando em 1981, a Microsoft iniciou o desenvolvimento de uma aplicação de Interface (Windows), possibilitando o uso do rato numa interface cheia de janelas. Isso foi um novo passo para o mundo da informática, pois o desenvolvimento do Windows deu o início a uma nova geração de sistemas que possuíam interface gráfica, onde os utilizadores viam o que desejavam e clicavam, simplesmente. Antes do lançamento do Windows, o sistema operativo baseava-se em linha de comandos (MS-DOS). O aspecto gráfico era bem diferentes do que vemos hoje. Não haviam janelas, fundos de ecrãs, protecções de ecrãs, efeitos, rato, etc. Tudo era feito a partir de linhas de comando muito feias esteticamente e relativamente complicadas.

5 A História e Evolução do Windows
A Microsoft elaborou várias versões de cada sistema, destinadas a diversas aplicações, como no uso doméstico ou empresarial, por exemplo. As versões “Home” (destinadas ao uso doméstico) eram desenvolvidas com uma programação de baixo nível, às vezes algumas remodelações de sistemas anteriores, tornando-os eficientes, porém pouco estáveis e seguros. Já as versões “Professional” (uso empresarial) são feitas a partir do “zero” e possuem uma alta estabilidade, funcionalidade e segurança. A família Windows, como é denominada pela Microsoft, começa com o Windows 1.0, 2.0, 3.0, Windows 95, Windows NT, Windows 98, Windows ME, Windows 2000, Windows XP e o mais recente Windows Vista. As primeiras versões do Windows, em 1983, eram vendidas numa caixa com quatro disquetes, demorava uma grande quantidade de tempo para instalar e o espaço total do sistema ocupava apenas 1 Mb.

6 O Poder do Windows Cerca de 95% dos computadores de todo o mundo executam o sistema operativo Windows.

7 Interface do Windows Ver vídeo Versão Windows Vista

8 Versões Windows Windows 1.0 Windows 2000 Windows 2.0 Windows ME
Windows XP Windows Server 2003 Windows Vista Windows 1.0 Windows 2.0 Windows 3.0 Windows NT Windows 95 Windows 98 Cada uma destas versões teve versões de melhoramento ou correcção – Existe ainda o Windows Server 08 que já se encontra disponível

9 Windows em Portugal Obtém resultados muito próximos do Mundo em geral, no que toca a percentagem de utilizadores deste SO. Uma larga maioria não usa nem nunca usou qualquer outro Sistema Operativo Apesar da tendência dar a entender a expansão do Linux em Portugal, muitos garantem que passarão a usar os dois sistemas operativos e não desistir de vez do SO de Bill Gates.

10 Vantagens do Windows Interface amigável e de fácil instalação.
Maior compatibilidade de programas e aplicações. Maior gama de jogos, ferramentas de sistema e segurança, programas e aplicações.

11 Desvantagens do Windows
Não contem o sistema “Open Source” É mais caro, tanto na altura de adquirir o SO como também nos programas e outros Softwares. Bem mais inseguro, e como tal, mais propicio a contrair Vírus e outros Malwares informáticos.

12 Linux Linus Torvalds

13 A História e Evolução do Linux
Estávamos em 1991 e no mundo dos computadores começava a surgir um grande futuro, já que o hardware “puxava” os limites dos computadores para além do que alguém poderia esperar… …na altura existiam dois sistemas operativos que dominavam o mercado: MS-DOS (pequenos utilizadores) - UNIX (grandes utilizadores)

14 A História e Evolução do Linux
Em Setembro de 1991 um estudante universitário Filandês de nome Linus Torvalds, lança o Linux e coloca-o na internet. Depressa mais de 100 pessoas juntaram-se ao campo Linux, pois era do tipo Open-Source e portanto sem quaisquer custos para o utilizador. De seguida, os vendedores comerciais entraram. O Linux em si é livre. O que os vendedores fizeram foi compilar vários pacotes de software e juntá-los num formato distribuível.

15 O “Poder” do Linux O ponto mais forte do Linux é o sistema de código aberto. Permite qualquer utilizador que entenda linguagem de programação, programar o Linux á sua maneira e gosto.

16 Interface do Linux Ver vídeo Distribuição KDE 3.1

17 Aqui estão algumas das mais conhecidas:
Distribuições Linux O Linux apresenta uma quantidade enorme de distribuições e versões. Aqui estão algumas das mais conhecidas: Fedora Caixa Mágica Kde Suse Ubuntu RedHat Se quiser saber mais por favor cilque no link abaixo… lista de distribuições

18 O Linux em Portugal Tem vindo a ganhar muitos adeptos nos últimos anos. Escolas, Universidades, e grandes empresas são as Instituições que mais têm aderido a este SO. Muitos utilizadores começam também a experimentar o já famoso “pinguim”. A tendência é que o Linux ganhe proporções ainda maiores no decorrer dos anos em Portugal

19 Vantagens do Linux O Linux é um sistema operativo de código aberto e de livre distribuição. Todo o utilizador, se dominar linguagem de programação, pode alterá-lo e faze-lo funcionar da forma que bem entender. Por ser de código aberto existem infinitas configurações possíveis. Também é útil para quando há um erro (bug) no sistema, qualquer um pode tentar corrigir sem ter de aguardar pelos updates de correcção. Existem diversas empresas que configuram o Linux de uma forma diferente e "distribuem". Por isso há diversas distribuições, umas mais fáceis, outras mais difíceis, varia de acordo com o utilizador que a empresa quer atingir. Não existe apenas um Linux. Ele é apenas uma estrutura básica.

20 Estas são as principais vantagens.
Vantagens do Linux A maioria das distribuições são livres. Não se paga nada por elas. Pode-se fazer download directo na Internet ou comprar um CD ou DVD bem barato. Existem umas mais caras, mas, se compararmos com o Windows elas são sempre baratas. O Linux utiliza o hardware de uma forma mais inteligente, não exige muitos upgrades como ocorre com o Windows. Outra vantagem é que o Linux é um sistema mais seguro. É mais difícil a contaminação de vírus, falhas de segurança, etc. As redes feitas com Linux são bem melhores que as com Windows, justamente por tudo isso acima descriminado. Estas são as principais vantagens.

21 Desvantagens do Linux As principais desvantagens são:
Não é tão intuitivo como o Windows. 1.1 Os utilizadores demoram para se acostumarem com o sistema diferente do Windows, isso faz com que uma empresa antes de implantar esse sistema pense em termos de custo com formação do pessoal. 2. No que toca a gestão, configuração e controlo do sistema e respectivos softwares tem uma dificuldade acrescida quando comparado ao Windows. 3. Muitos programas, aplicações e jogos só são compatíveis no Windows.

22 Qual o Sistema Operativo que mais me favorece?
LINUX ? ? ? WINDOWS ? ? ? ? ? ? ? ? WINDOWS ? ? LINUX LINUX ?

23 Se pretender um SO económico, que não lhe traga muitos problemas de vírus e bloqueios do sistema, e se para si os Jogos não lhe dizem muito…então definitivamente o Linux é o melhor para si. Caso os jogos para si são um factor indispensável, caso não se importe de ter mais custos económicos, caso esteja ciente da maior probabilidade de problemas informáticos no sistema, então opte pelo Windows.

24 Outras curiosidades… Windows vs Linux Evolução Windows Evolução Linux

25 Netgrafia www.pt.Wikipédia.org www.Google.pt www.Youtube.com

26 Glossário Open Source: Significa Código aberto, em relação aos S.O., Open Source torna o sistema operativo livre e passível de ser modificado e estruturado ao gosto do utilizador sem qualquer custo quer no acto de obter o sistema quer nas futuras modificações. Possibilita e facilita também a vida aos utilizadores que já não têm de aguardar pelos updates disponíveis na Internet para corrigir bugs e outras falhas no sistema. Kernel: Kernel de um sistema operativo é entendido como o núcleo deste. Representa a camada de software mais próxima do hardware sendo responsável por gerir os recursos do computador como um todo. Unix: Unix é um Sistema Operativo, multitarefa e multiutilizador, originalmente criado por Ken Thompson, que trabalhava nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de informática. Interface: É o que realiza e possibilita comunicação visual entre o utilizador e o computador. Interface gráfica, é possibilitada ou não dependendo do tipo de Sistema Operativo. O MS-DOS por exemplo, é um sistema operativo sem interface gráfica pois funciona com linhas de comandos sem grafismos e animações.

27 Trabalho elaborado por…
Pedro Miguel Sousa Rocha Nrº º C FIM


Carregar ppt "Windows Linux."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google