A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica."— Transcrição da apresentação:

1

2 Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica

3 Introdução Os avanços das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) criam novas necessidades e novas exigências. Actualmente quem não trabalhar com um computador é quase um analfabeto. É visível a evolução que se tem vindo a operar neste sentido: é cada vez mais reduzido o número de pessoas que dizem eu não percebo nada disto quando estão perante um computador. As pessoas adaptam-se e, ao fazê-lo criam igualmente novas necessidades, tornando-se o computador um companheiro imprescindível. Neste aspecto, como nos outros, a escola é o espelho (e o reflexo) da sociedade em que está inserida.O processo de ensino-aprendizagem evolui a cada momento.Os papéis do professor e do aluno são redefinidos constantemente. A escola através das TIC permite que todos possam ter acesso a uma vastíssima informação. No entanto, há que saber trabalhá-la, seleccioná-la, aplicá-la. E, para tal, é determinante o papel do professor. Alunos e professores exploram o mundo em conjunto, os últimos ajudando os primeiros a utilizarem a informação recolhida.

4 Mais importante se torna o papel do professor se tivermos em conta que nem todos os alunos têm computador em casa. Ainda há muitos alunos que não sabem trabalhar com os computadores. Cria-se um novo relacionamento entre professores e alunos de entreajuda, cumplicidade. Na verdade, ambas as partes aprendem, porque também há muitos alunos que sabem de computadores. A utilização das TIC permite uma maior motivação dos alunos, combatendo simultaneamente o insucesso escolar. Ora, a área da Formação Cívica pose ser explorada através da utilização das TIC, abrangendo conhecimentos muito diversificados. Podem utilizar-se diversas estratégias, planificar as mais variadas actividades e levar os alunos a conhecer outros pontos do nosso Mundo (se for caso disso) através da Internet. No caso concreto do nosso trabalho, optámos, dentro da área da Formação Cívica, pela exploração da Enciclopédia Universal sob a forma de CD-Rom.

5 Mostraremos inicialmente as várias possibilidades do referido CD, passando, em seguida para um tema específico A Nossa Identidade Nacional. A pesquisa incidirá sobre o Hino Nacional e sobre a Bandeira. Este trabalho tem como público alvo uma turma de 6º ano(poderia ser de 7º) e tem como objectivo fundamental que os alunos valorizem o sentido patriótico. As TIC permitirão que as actividades propostas se tornem mais interessantes e que os alunos retenham essa experiência de forma positiva, na sua memória.

6 Menu da Enciclopédia Surge no ecrã a introdução com animação simultaneamente falada. No Menu Principal aparecem-nos 16 ícones: livro (artigos); livro aberto (percorrer); lupa (pesquisar); calendário de secretária (neste dia); agenda (índices); globo terrestre (atlas); dados (sub-temas); ampulheta (cronologia); câmara de vídeo (vídeos); auscultadores (audio); máquina fotográfica (imagens); bandeiras (países); livros na prateleira;tabelas e citações; caixa com gavetas (ensaios); janela – sair; iniciar (opção de ajuda audio).

7 1ª Actividade Exploração do Menu Em grupos de dois, os alunos abrem o CD- rom e encontram o menu. É-lhes dado algum tempo para explorarem livremente cada um dos ícones já apresentados.

8 2ª Actividade Pesquisa direccionada Os alunos vão pesquisar o tema «Portugal»,«hino» («A Portuguesa») e a «bandeira» - clicar «grande livro»- artigos- sub-tema- sociedade, clicar artigos- pesquisar (bandeira); O percurso é «bandeira» (significado e simbolismo).

9 3ª Actividade Pesquisar «Portugal» Artigos – sub-tema – locais- pesquisar Portugal. Vais encontrar 18 imagens sobre Portugal e, no teu caderno, vais fazer a listagem com a respectiva legenda. Em «Citações» escolhe duas que sejam mais sugestivas para ti.

10 4ª Actividade O Hino Nacional Clicar artigos – Toda a Enciclopédia- sociedade- pesquisar Hino - voltar a pesquisar A Portuguesa; Descobre e anota no caderno: O nome do autor da letra; O nome do compositor; A data; A data da proclamação como Hino Nacional português.

11 5ª Actividade A Bandeira Escreve no teu caderno: A definição de bandeira; Data em que surgiu a Bandeira Portuguesa; Características; O que representam os sete castelos; O que evocam as quinas.

12 6ª Actividade Desenha no programa «Paint» a Bandeira Portuguesa.

13 OFICINA DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA AS TIC E AS NOVAS ÁREAS CURRICULARES 2ª Sessão Trabalho realizado por: Filomena Louro Filipa Capela


Carregar ppt "Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google