A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Fazer um Pôster? Evelyne Borges de Mattos Andrade [1]

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Fazer um Pôster? Evelyne Borges de Mattos Andrade [1]"— Transcrição da apresentação:

1 Como Fazer um Pôster? Evelyne Borges de Mattos Andrade [1]
Monitora de Metodologia Científica em Medicina, Fisioterapia e Enfermagem Adriano Mendes dos Santos Frajola [2] Monitor de Metodologia Científica em Enfermagem, Fisioterapia e Letras. Docente UFJF Docente convocado UFJF – Processo /02/2013

2 O que é um Pôster? O pôster é um meio de comunicação visual.
É uma fonte de informação do trabalho realizado, complementada por sua apresentação oral. A rigor, é um sumário e uma propaganda daquilo que foi pesquisado.

3 O que é um Pôster? O pôster tem regras próprias;
Deve fazer propaganda dos seus melhores resultados; Deve destacar somente os resultados mais importantes; Não necessita de inúmeras palavras.

4 Nomenclatura Pôster: É um cartaz para propaganda, geralmente mais comprido do que largo.

5 Nomenclatura Banner: É uma faixa muito mais larga do que alta.
Confeccionada por letreiros e pendurada entre postes.

6 Utilização Para sintetizar informações e dados relevantes sobre o trabalho; Para atrair a atenção e/ou interesse para a leitura do trabalho.

7 Importante Regras; Tamanho; Conteúdo; Local; Fixação;
Horário de Apresentação; Horário de Retirada

8 Programas Utilizados CorelDraw PowerPoint

9

10 Sempre o tamanho vem indicado nas instruções: Mais comuns: 90 X 100
Colocar título no slide!!!!!

11

12

13

14

15

16 Elementos Básicos Textos: Devem ser visualmente atrativos;
Os efeitos não devem desviar do conteúdo, nem atrapalhar a leitura.

17 Elementos Básicos Dados: Tabelas, gráficos, diagramas, estatísticas;

18 Elementos Básicos Imagens:
Ilustrações, desenhos ou fotografias de melhor qualidade.

19 Estrutura Título Autores Introdução Objetivos Metodologia
Resultados obtidos Considerações finais / Conclusões Referências bibliográficas

20 Título Deve ser sintético, refletir a essência do trabalho e chamativo! Deve atrair o interesse para a leitura do trabalho.

21 Autores Citados por extenso, acompanhados de sua vinculação!

22 Introdução Apresenta uma visão geral do trabalho.

23 Objetivos Expõem claramente a finalidade do trabalho;
Podem ser gerais e específicos.

24 Metodologia Apresenta os procedimentos de coletas e análise dos dados.

25 Resultados Obtidos Apresenta os dados obtidos.

26 Considerações Finais/Conclusões
Confirma os objetivos do trabalho.

27 Referências Bibliográficas
Cita autores mencionados no texto.

28 Tamanho e fonte Todas as informações de um pôster devem ser visíveis de uma única distância (1-2 m): Texto curto→ Arial; Textos mais longos →Times; Poucas ilustrações (6 no máximo) com formato grande e legendas com letras legíveis desta distância.

29 TÍTULO Hierarquia TÓPICOS TEXTO CONCLUSÕES AUTORES INSTITUIÇÃO
REFERÊNCIAS

30 Evitar o excesso de informações
Hierarquia Nem muito... Nem pouco... Somente o necessário! Evitar o excesso de informações

31 Hierarquia Hierarquize o texto por meio de tópicos;
Seja sucinto e objetivo; É melhor fazer o alinhamento do texto à esquerda ou direita e não justificar - ajuda os olhos a prender a linha; Evite frases longas e complicadas (com vírgulas, parênteses, etc.).

32 Hierarquia Diagramar um texto: Introdução: A proposta deste estudo, que é uma exigência do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na área de atenção à saúde do trabalhador, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte, descrever as possíveis alterações biomecânicas para a coluna vertebral com enfoque nas lombalgias e discutir os aspectos críticos sob o ponto de vista de fadiga. Desenvolvimento : Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador. Conclusão: Os setores de produção das indústrias de calçados constituem um segmento industrial de relevante significado econômico e social para o Estado do Rio Grande do Sul. Por conseguinte, a sua competitividade depende, entre outros fatores, da segurança nos postos de serviço, do bem-estar postural e da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, o que também está ligado à Ergonomia e à qualidade de vida do trabalhador. Refazer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

33 Hierarquia INTRODUÇÃO:
A proposta deste estudo, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte, descrever as possíveis alterações biomecânicas para a coluna vertebral com enfoque nas lombalgias e discutir os aspectos críticos sob o ponto de vista de fadiga. DESENVOLVIMENTO: Os indicadores detectados se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. CONCLUSÃO: Os setores de produção das indústrias de calçados a sua competitividade depende, da segurança nos postos de serviço, do bem-estar postural e da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores Refazer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

34 Autores e Instituição Nome(s) do(s) autor(es) e orientador(es);
Nunca esquecer de indicar um endereço, ou telefone para Nome da instituição; Usar o símbolo da instituição.

35 Conclusões e Referências
Conclusões: Destaque-as! Muitas vezes elas são a primeira coisa a ser lida; Como citar as referências? Com a devida importância...

36 Destaques - Tamanhos. Use, no máximo, um ou dois destaques por vez;
- “Aspas”; - Negrito; - Sublinhado; - Itálico; - MAIÚSCULAS; - Recuo; - Tamanhos.

37 Espaçamentos Cuidado com os espaçamentos;
Um espaçamento adequado facilita a leitura. A população que costuma utilizar inadequadamente os serviços de urgência e emergência apresenta problemas interdependentes, tais como dificuldade de acesso à atenção básica e maior necessidade em saúde. A população que costuma utilizar inadequadamente os serviços de urgência e emergência apresenta problemas interdependentes, tais como dificuldade de acesso à atenção básica e maior necessidade em saúde.

38 Espaço Use o espaço disponível com moderação;
Evite textos totalmente maiúsculos; Cuidado com os contrastes; Fuja dos clip-arts.

39 Contraste Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

40 Contraste Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

41 Fontes Nunca use FONTES artísticas para o texto, apenas para título e subtítulos, pois elas podem prejudicar a leitura.

42 Cores Excesso de cores prejudica a visualização.

43 Cópia O que se vê na tela, NÃO É o que se vê impresso...
Faça sempre uma CÓPIA IMPRESSA!!

44 Modelos de Pôster Hierarquia;

45 Modelos de Pôster Sobreposição;

46 Modelos de Pôster Equilíbrio / Desequilíbrio / Rotação;

47 Modelos de Pôster Ordenação;

48 Erros Mais Comuns Dificuldade de ler o pôster a uma distância de 1,20m ou mais; Excesso de informações; Objetivos e conclusões não destacadas.

49 Revisão Nunca se esqueça da reviZão gramatical
NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA !!!

50 Referências NETO, José Antônio Chehuen. O formato de um trabalho científico: as partes de um todo. HU Revista – Revista de Medicina do Hospital Universitário de Juiz de Fora. Editora UFJF. Juiz de Fora – MG. Volume 29(1) e 29(2). Pág. 414 – 416. Jan-Ago/2003. JÚNIOR, Cairo L. Nascimento. Conselho Nacional de Redes Neurais Neurais-- V Congresso Brasileiro de Redes Neurais V Congresso Brasileiro de Redes Neurais -- Preparação de Preparação de Posters para Apresentação dos Artigos. Disponível em:< Acesso em: 02 de Novembro de 2006 MICROSOFT CORPORATION BRASIL. Office. Apresenta PowerPoint. Disponível em < Acesso em 02 Novembro de 2007. CHEHUEN NETO, J. A. . Citações e referencias bibliográficas. In: JOSÉ ANTONIO CHEHUEN NETO. (Org.). Metodologia cientifica: da graduação á pós-graduação.. 1 ed. Curitiba: CRV, 2012. CHEHUEN NETO, J. A. . Formas de divulgação do trabalho científico. In: JOSÉ ANTONIO CHEHUEN NETO. (Org.). Metodologia cientifica: da graduação á pós-graduação.. 1 ed. Curitiba: CRV, 2012.


Carregar ppt "Como Fazer um Pôster? Evelyne Borges de Mattos Andrade [1]"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google