A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neste trabalho que iremos apresentar vamos falar sobre o artesanato. Ao longo do trabalho vamos explicar o que é o artesanato ; quais os tipos de artesanato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neste trabalho que iremos apresentar vamos falar sobre o artesanato. Ao longo do trabalho vamos explicar o que é o artesanato ; quais os tipos de artesanato."— Transcrição da apresentação:

1

2 Neste trabalho que iremos apresentar vamos falar sobre o artesanato. Ao longo do trabalho vamos explicar o que é o artesanato ; quais os tipos de artesanato que existem e que podemos fazer; qual a sua importância, a opinião dos artesãos e como o fazem.

3 O Artesanato é um conjunto de trabalhos manuais que requer destreza e habilidade artística. São peças funcionais ou decorativas que simbolizam a cultura e o folclore de um povo. Então, qualquer trabalho manual que tu fazes pode ser considerado artesanato.

4 Esse tipo de arte que não é somente popular mas que tem vários elementos da arte clássica e que começou com o homem pré-histórico, modernizou-se através dos anos, ou melhor, dos séculos, ganhou características regionais de cada grupo de pessoas e hoje, é o artesanato que conhecemos, rico em variedades, formas, tendências e estilos.

5 palha Linho e lã Olaria madeira Artesanato

6

7 O artesanato em madeira, são trabalhos manuais realizados na madeira.

8 Esculturas em madeira ; Baús; Mesas; Cadeiras; Miniaturas de madeira; Casinhas de madeira; Brinquedos;

9 BAÚS ESCULTURAS

10 Mesas e cadeiras Miniaturas em madeira

11 Brinquedos

12

13 O artesanato em lã e linho são trabalhos manuais feitos em lã e linho. O artesanato em lã é um dos menos produzidos em Portugal por artesãos.

14 Camisolas Meias Botas

15

16 O artesanato em palha são trabalhos manuais realizados em palha. O artesanato em palha é dos mais produzido pelos artesãos. A sua produção é maioritariamente da região do Minho.

17 Exemplos de artesanato em palha

18

19 A Olaria são trabalhos realizados em barro e argila. É muito raro ser produzido aqui no Minho.

20 Exemplos de Olaria

21 No passado dia 8 de Dezembro houve uma mostra de artesanato em Fafe, a qual o nosso grupo foi visitar. Fizemos entrevistas a alguns artesãos e tirámos fotografias a todos os stands ( barracas).

22 Entrevistas : NOME:ROSALINA COELHO A Sr.ª Rosalina, vive em Fafe. Faz trabalhos em linho: crochés e bordados. Apresentamos-lhe umas questões e a Sr.ª respondeu-nos delicadamente. Permitiu que tirássemos fotografias aos seus trabalhos.

23 Questões: Há quanto tempo trabalha nesta actividade? R: Desde criança me inclinei para o croché. Como começou a fazer artesanato? R:como expliquei, tive muita inclinação e comecei a trabalhar numa fábrica e comecei a fazer porque gosto. Porque faz artesanato em linho e não outro? R:porque para fazer o croché que é uma coisa que gosto tenho que fazer em linho

24 Qual a importância que tem para si estar aqui presente este dia, neste local? R: Muita, tenho muito prazer de estar aqui para expor os meus trabalhos. Realiza artesanato porque é um emprego ou é um passatempo? R:É um emprego e é um passatempo. Que tipos de artesanato faz ? Rendas, casacos,,panos, saquinhos, tudo em croché.

25

26 Nome: Clemência Rocha A Sr.ª Clemência vive em Fafe e faz trabalhos em lã. Faz exclusivamente meias em lã, bonitas e quentinhas. E faz com a lã das suas ovelhas.

27 Há quanto tempo trabalha nesta actividade? R: Há 40 anos. Como começou a fazer artesanato? R: Aprendi na escola primária e fazia só trança mas depois comecei a fazer em lã. Porque faz artesanato em lã e não outro? R: Porque habituei-me a fazer em lã. Qual a importância que tem para si estar aqui hoje neste local?

28 R:Tem muita porque assim posso vender e ganhar algum dinheiro. Realiza artesanato porque é um emprego ou um passatempo? R:É apenas um passatempo. Que tipos de artesanato faz? R: Só meias. Para que faz artesanato? R: Para ganhar algum dinheiro e para me distrair

29

30 Nome: Joaquim Monteiro O Sr. Joaquim vive em Vila Nova de Gaia. Produz artesanato em pinha e faz pirogravuras. Os seus trabalhos são feitos com grande imaginação e criatividade.

31 Há quanto tempo trabalha nesta actividade? R: Há 17 anos Como começou a fazer artesanato? R: As ideias foram vindo; muito gosto e sobre tudo muita paciência. Porque faz artesanato em pinhas e não outro? R: Porque gosto e tenho muita imaginação. Qual a importância que tem para si estar aqui presente este dia, neste local?

32 R: Muita, para poder mostrar as capacidades que tenho e incentivar a juventude a ter mais imaginação. Realiza artesanato porque é um emprego ou um passatempo? R: É apenas um passatempo. Que tipos de artesanato faz? R: Auto-retratos, logótipos de empresas, pirogravuras como quadros, e toda a espécie de gravura.

33

34 Nome: Joaquim Ribeiro O Sr. Joaquim Ribeiro vive em Barcelos. Faz trabalhos em madeira e cana. Faz cestos muito bonitos de vários tamanhos e modelos.

35 Há quanto tempo trabalha nesta actividade? R: Há 45 anos. Como começou a fazer artesanato? R: Aprendi com o meu irmão mais velho e comecei a fazer os meus trabalhos. Porque faz artesanato em madeira e não outro? R: Porque para fazer os cestos, que é o que eu gosto de fazer, tem que ser com este material.

36 Qual a importância que tem para si estar aqui presente hoje, neste local? R: Muita, para poder vender e demonstrar os meus trabalhos. Realiza artesanato porque é um emprego ou um passatempo? R: É mesmo um emprego. Que tipos de artesanato faz? R: Só cestos.

37

38 Conclusão: Com este trabalho, o nosso grupo adquiriu mais conhecimentos acerca da cultura portuguesa, e em particular do artesanato, que cada vez mais é uma área desconhecida por parte dos jovens. Devemos respeitar quem preserva esta cultura. Esperemos que com esta apresentação, tal como nós, também vocês tomem o gosto pelo artesanato.

39 Trabalho realizado pelas alunas: Ana Gabriela N.º 1 Ana Isabel N.º 2 Bruna Letícia N.º 7 Vanessa Filipa N.º 27 Fim


Carregar ppt "Neste trabalho que iremos apresentar vamos falar sobre o artesanato. Ao longo do trabalho vamos explicar o que é o artesanato ; quais os tipos de artesanato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google