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Grupo 414-04a 53811 Adriano Andrade 53917 João Lopes 48345 Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.

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1 Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo

2 Conceito O objectivo deste projecto é desenvolver um assistente de jogo para o Sudoku Trazer vantagens para os jogadores Estratégias que se adaptam a cada tipo de utilizador Vertente social – partilha de jogos Tudo isto consolidado de forma a evitar ao máximo a desconcentração/desmotivação do jogador

3 Inovação Rapidez Eficácia Partilha Personalização

4 Procedimento Definição dos utilizadores Estudo dos cenários Criação de um Grupo de acompanhamento Levantamento e validação de requisitos Realização de Workshops Aplicação de Sondas Revisão de requisitos Testes de usabilidade Desenvolvimento do protótipo Validação final do protótipo

5 Utilizadores Os utilizadores do grupo de acompanhamento (4 pessoas) foi variado quanto ao grau de experiência. Idades compreendidas entre 18 e 25 anos. Pessoas de vários backgrounds culturais, muitas opiniões diversificadas. Utilizadores fora do grupo de acompanhamento participaram activamente no desenvolvimento

6 Envolvimento dos utilizadores Os utilizadores participaram: Inquérito (contacto inicial) Primeiro levantamento de requisitos e execução das tarefas Sondas Culturais e validação dos storyboards PBF e testes de usabilidade. Envolvimento e opiniões em vários estados do desenvolvimento. Protótipo final e testes de usabilidade

7 Tarefas (I) 1.Jogar um jogo Tarefa crucial – Ligar a aplicação e começar a jogar. Concluir o jogo. 2.Registar-se Fazer com que o utilizador pertença ao sistema e tire vantagens desse registo. 3.Mudar de nível Alterar o nível do jogo actual. 4.Partilhar um jogo Durante um jogo, partilhar esse mesmo jogo com outros utilizadores registados. 5.Guardar/Retomar um jogo Guardar o jogo actual para posteriormente ser continuado. Realizar a operação complementar

8 Tarefas (II) Tarefas Relacionadas com Ajuda 6. Aprender a utilizar o ecrã de jogo. Procurar uma opção que permita explicar todas as funcionalidades pertencentes a cada elemento disponível no local de jogo. 7. Conhecer as regras do jogo. Localizar as regras para a resolução de um puzzle de Sudoku. 8. Desactivar/Activar ajuda na resolução. Localizar a opção de desactivar/activar a validação de cada jogada efectuada

9 Evolução do Protótipo - PBF Apresentaram-se vários caminhos e 3 ecrãs diferentes para cada uma das tarefas. Os elementos do grupo de acompanhamento decidiram os caminhos sobre as opções possíveis. Foram exploradas alternativas - desde obrigar o jogador a autenticar-se e fazer uma série de escolhas antes do inicio até à forma mais simples - começar imediatamente a jogar Conclusão da construção do PBF: simples é melhor

10 Evolução do Protótipo - Intermédio Alterações, novidades e escolhas: Alteração: Colocação do registo/autenticação Novidade: sempre visível o nível do tabuleiro, com rápido acesso à mudança. Escolha: Menus de preferências/ajudas não escondem o jogo. Sobreposição de ecrãs (Pop-Ups) é melhor que mudança completa de ecrã Implementação das tarefas principais e dos restantes ecrãs

11 Evolução do Protótipo - Final Implementação de todas as ajudas e todos os ecrãs Preferências de visualização: Cada utilizador pode seleccionar o que deseja ter ou retirar no jogo e guardar as preferências. Pontuação heurística com base no grau de evolução do jogo. Design simplista e efeitos de transparência para minimizar distracções. Finalização com uma borda de acesso à sites de jogos do mesmo género e atribuição do espírito natalício

12 Resultados Resultados concretos no Relatório. Apreciação dos resultados: Valores da aplicação dos testes dentro do previsto; Excepção da Tarefa 8 (Validação de Jogadas) Falta de sensibilidade na elaboração do teste Falta de visão do protótipo final 20% de desvio em relação ao esperado Longe do pior caso

13 Conclusões Críticas dos Utilizadores Jogar com o jogo na Pausa Jogar rapidamente não é jogar melhor. Entrar no jogo a frio. A revisitar no futuro… Interacção com teclado virtual Adaptação a um dispositivo móvel

14 Fim da Apresentação


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