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1Req. Utilizador O utilizador tem a liberdade de escolher entre três níveis de dificuldade do sistema, escolhendo o que mais se adequa ao seu perfil: Principiante,

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Apresentação em tema: "1Req. Utilizador O utilizador tem a liberdade de escolher entre três níveis de dificuldade do sistema, escolhendo o que mais se adequa ao seu perfil: Principiante,"— Transcrição da apresentação:

1 1Req. Utilizador O utilizador tem a liberdade de escolher entre três níveis de dificuldade do sistema, escolhendo o que mais se adequa ao seu perfil: Principiante, intermédio ou avançado Questionário As opções de escolher o nível do jogo devem aparecer num ecrã antes do jogo começar 5 nenhuma nenhum 4 O utilizador deve poder escolher o nível Questionário/ Produtos Semelh.

2 2Usabilidade O utilizador deve ter a possibilidade anular/refazer jogadas Questionário/ Produtos Semelh. As funcionalidades de voltar atrás numa jogada e de voltar a efectua-la deve estar acessível no tabuleiro de jogo por um clique. 5 3 nenhuma nenhum Durante o jogo o jogador, sendo humano, poderá ter a possibilidade de voltar atrás e voltar a avançar uma jogada, numa tentativa de decidir a melhor jogada entre duas ou corrigir algum erro.

3 3Usabilidade segurança. Validar as jogadas do utilizador. Deve aparecer algum alerta quando se comete uma jogada errada – indicando qual a inconsistência. Requisito 5 activar/desactivar a validação de jogadas. nenhum O sistema deve verificar a correcção das jogadas do utilizador – permite evitar erros motivados pelo utilizador. Questionário/ Produtos Semelh

4 4Ambiental Social Quadro de Honra (tabela com melhores resultados). O sistema deve apresentar uma lista com os 10 melhores tempos por nível acessível no início do sistema ou quando se acaba um jogo. 5 4 nenhuma nenhum O sistema apresenta um quadro de honra onde os utilizadores do sistema tem as suas melhores pontuações – constitui um incentivo à competição entre jogadores, e à optimização do jogador. Questionário/ Produtos Semelh.

5 5 Usabilidade aprendizagem Activar/desactivar a validação de jogadas. A referida opção está no ecrã de jogo acessível por um clique ou num menu adicional (2/3 cliques) 5 4 Requisito 3 - Validar as jogadas do utilizador. nenhum O utilizador pode achar que o facto do sistema lhe estar sempre a mostrar se a sua jogada é valida é desmotivante, e que diminui a dificuldade do jogo. Assim a opção de activar/desactivar a validação de jogadas, vai fazer coabitar no sistema estes jogadores com os que tenham a ideia contrária Questionário/ Produtos Semelh.

6 6Funcional Começar um novo jogo. Durante o jogo existe uma opção directa de novo jogo, ou esta poderá estar presente num menu auxiliar 4 3 nenhuma nenhum Um jogador, nomeadamente principiante, pode não estar a conseguir prosseguir com o jogo, ou achar que este é complicado. Assim este pode pedir um novo jogo ao sistema, esquecendo o anterior. Questionário/ Produtos Semelh.

7 7Funcional Reiniciar o jogo actual. Ser acessível ao utilizador uma opção para limpar o jogo imediatamente, quando este está a jogar, ou num menu auxiliar. 4 1 nenhuma nenhum O facto de reiniciar um jogo já começado prende-se com o facto de terem sido cometidos erros há já algum tempo, não havendo um ponto no tempo certo de quando se cometeu o erro – a melhor opção é reiniciar o jogo. Questionário/ Produtos Semelh.

8 8Dados Guardar o jogo para continuar mais tarde. Ser possível ao utilizador salvar o jogo no ecrã de jogo ou em menu adicional. No inicio deve ser facultada a opção de carregar jogo. 4 2 nenhuma nenhum Por qualquer motivo o utilizador pode deixar de ter tempo para jogar o seu jogo – como o jogo já estaria iniciado, seria deitar trabalho fora se desligasse o sistema. Assim o sistema pode armazenar persistentemente o jogo para voltar a carregá-lo mais tarde Questionário/ Produtos Semelh.

9 9Usabilidade aprend. Ver a solução final. A opção existir porém não de uma forma muito óbvia. 3 2 nenhuma nenhum Permitir ao utilizador ver a solução do seu problema. Caso o utilizador não consiga avançar no puzzle pode sempre ver qual seria o seu aspecto final Produtos Semelh.

10 10Usabilidade aprend Pedir uma dica ao sistema. Produtos Semelhantes O sistema fornecer uma dica, ainda que não sendo uma jogada, levando o utilizador a fazê-la correctamente. Deve poder ser solicitada no ambiente do jogo. 3 2 nenhuma nenhum O jogador pode encontrar-se encalhado numa jogada, sem saber o que fazer, o sistema pode ajudá-lo.

11 11Ambiental Social Partilhar o tabuleiro Equipa de desenvolvimento Num menu adicional deve ser possível ao jogador partilhar o tabuleiro com o jogador que desejar. 3 2 nenhuma nenhum O jogador pode querer partilhar o seu jogo com outros jogadores – para que estes o ajudem (cooperar) ou para ver quem resolve primeiro (competir).

12 12 Ambiental Fisico/Soc. Imprimir o tabuleiro Equipa de desenvolvimento /Entrevista Num menu adicional deve ser possível ao jogador imprimir o tabuleiro. 4 3 nenhuma nenhum O jogador pode querer imprimir o seu jogo – para que este o possa jogar em mais locais, fazer outro tipo de anotações, ou até mesmo partilhar com outros utilizadores que não possuam o sistema.


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