A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais 2010 2010 Santos JN, Lemos SMA, Lamounier JA, Rates SPM, Capanema FD

2 Avaliar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem em crianças anêmicas em comparação com as não-anêmicas 12 meses após tratamento com sulfato ferroso. Período Procedimentos realizados Primeira etapaSegunda etapa Ano de 2006 (setembro a dezembro) Ano de 2007 (fevereiro a março) Ano de 2008 (março a maio) Avaliação da anemia Avaliação auditiva e investigação da história pregressa → (Crit é rios de exclusão) Avaliação de linguagem: Roteiro de Observação de Comportamentos de crianças de 0 a 6 anos (Chiari et al., 1991) Índices de desempenho (ID) Avaliação de Desenvolvimento da Linguagem (ADL) (Menezes, 2003) Índices de desempenho (ID) Tratamento dos anêmicos Reavaliação da anemia Métodos Objetivo

3 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I João 5:4 Resultados e Conclusão Avaliação em 2006 (pré tratamento) Aspectos da linguagem Grupo caso (n=08)Grupo controle (n=22) Teste Kruskal Wallis Valor de P medianamínimomáximomedianamínimomáximo IDR83.525100 751003,870,04* IDE53.18.387,591.663.710013,70,000* Avaliação em 2008 (pós tratamento) Grupo caso (n=08)Grupo controle (n=22) medianamínimomáximomedianamínimomáximo IDR5510807550936,780,009* IDE 851710085.5411000,330,56 Quadro 1: -Distribuição dos índices de desempenho de recepção e emissão da linguagem das 30 crianças. A linguagem de crianças com e sem anemia diferiu de maneira significante antes do tratamento. Transcorridos 12 meses da terapêutica com ferro, as crianças anêmicas mantiveram menores índices de desempenho nos aspectos de recepção da linguagem. Portanto, os resultados sugerem que alterações de linguagem podem ser permanentes em crianças anêmicas submetidas à terapêutica a base de sais ferrosos preconizados pela literatura.


Carregar ppt "Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google