A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Portugal I Dinastia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Portugal I Dinastia"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Portugal I Dinastia
História de Portugal Formação de Portugal I Dinastia

2 Formação de Portugal I Dinastia
Como nasceu Portugal? Governo de D. Henrique D. Afonso Henriques A lenda de Egas Moniz D. Sancho I D. Afonso II D. Sancho II D. Afonso III D. Dinis Rainha Santa Isabel D. Afonso IV D. Pedro I Pedro e Inês D. Fernando Reis da Primeira Dinastia

3 Como nasceu Portugal? Para lutar contra os Mouros, chegaram à Península Ibérica dois cruzados franceses – D. Henrique e D. Raimundo D. Afonso VI, rei de Leão como recompensa ofereceu a D. Henrique o condado portucalense, assim como, a mão de sua filha ilegítima D. Teresa

4 Como nasceu Portugal? O condado Portucalense pertencia ao reino de Leão e tinha por limites, ao Norte, o rio Minho e ao sul, umas vezes o rio Mondego e outras o Tejo, consoante a sorte na guerra. O nome de Portucalense vinha-lhe da sua principal povoação, Portucale (de Porthus, porto e Cale, nome de um castelo que ficava próximo). De Portucal derivou Portugal.

5 Governo de D. Henrique O conde D. Henrique estabeleceu a capital do seu Condado em Guimarães, onde se pensa ter nascido D. Afonso Henriques. Tinha o sonho de tornar o Condado independente e conquistar mais terras para sul.

6 Governo de D. Henrique Quanto D. Henrique morreu, D. Teresa tomou conta do governo uma vez que Afonso Henriques tinha apenas 3 anos. D. Teresa procurou alargar território mas não conseguiu. Quando Afonso Henriques atingiu os 14/15 anos passou a governar o Condado.

7 D. Afonso Henriques Em 1143, através do Tratado de Zamora, D. Afonso VII, rei de Leão, reconheceu a independência do Condado Portucalense que passou a chamar-se Reino de Portugal e D. Afonso Henriques o seu primeiro rei.

8 A lenda de Egas Moniz Conta a lenda que, em 1127, D. Afonso VII, rei de Leão e Castela, cercou Guimarães para obrigar D. Afonso Henriques a prestar-lhe obediência. Perante tal, Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, promete-lhe que se ele levanta-se o cerco D. Afonso Henriques o respeitaria. D. Afonso VII levantou o cerco porém, D. Afonso Henriques não cumpriu a palavra. Egas Moniz, descalço e de corda ao pescoço, apresentou-se ao rei de Leão e Castela, colocando a sua vida e a dos seus ao dispor. Perante tal acto, D. Afonso VII perdoou Egas Moniz e mandou-o em paz…

9 D. Sancho I A D. Afonso Henriques sucedeu o seu filho D. Sancho I, cognominado o Povoador pelo cuidado que deu ao povoamento do reino. Reconstruiu castelos para a defesa do País e concedeu forais a várias cidades e vilas. D. Sancho I promulgou leis em favor dos agricultores, repartiu pelo povo os terrenos incultos e criou granjas em muitos pontos do país. Neste reinado nasceu, em 1195, Santo António de Lisboa, que se chamava Fernando de Bulhões. Morreu em Pádua, Itália, em 1231.

10 D. Afonso II A D. Sancho I sucedeu seu filho D. Afonso II, cognominado o Gordo, por ser muito nutrido.

11 D. Sancho II Filho de D. Afonso II, D. Sancho II, cognominado o Capelo por ter usado capelo, quando em criança, na ordem religiosa de S. Francisco, em cumprimento de uma promessa feita por sua mãe.

12 D. Afonso III D. Afonso III sucedeu a seu irmão D. Sancho II, foi cognominado de o Bolonhês, por ter casado com a condessa de Bolonha. Conquista definitiva do Algarve, D. Afonso III e os seus sucessores passaram desde esta data a usar o título de Rei de Portugal e dos Algarves.

13 D. Dinis A D. Afonso III, sucedeu seu filho D. Dinis, cognominado o Lavrador, pelo desenvolvimento que deu à agricultura. Fundou ainda a Universidade (Estudo Geral) em 1290 em Lisboa Determinou ainda que todos os documentos oficiais fossem em língua portuguesa e não em latim.

14 Rainha Santa Isabel Esposa de D. Dinis ficou conhecida pelo “Milagre das rosas”. Conta-se que certo dia, D. Isabel terá transformado pão, destinada aos pobres, em rosas. Fundou o Convento de Santa Clara, em Coimbra. Foi canonizada em 1625 pelo Papa Urbano VIII.

15 D. Afonso IV A D. Dinis sucedeu seu filho, D. Afonso IV, cognominado o Bravo, pela bravura que mostrou na batalha do Salado. Promoveu o povoamento do país, concedendo forais a várias terras; cuidou do desenvolvimento da marinha, reprimiu o abuso dos nobres; beneficiou a agricultura e desenvolveu as relações comerciais. Consentiu no assassínio de D. Inês de Castro.

16 D. Pedro I D. Pedro I foi cognominado o Justiceiro, pela forma imparcial e rigorosa como aplicava a justiça. D. Pedro reuniu Cortes em Elvas, em 1361, para ouvir as queixas do povo.

17 Pedro e Inês Quando D. Pedro casou com D. Constança, entre as damas veio D. Inês de Castro, que se distinguia pela formosura. D. Pedro apaixonou-se por ela e, quando D. Constança morreu, pretendeu casar com D. Inês, mas tal não lhe foi consentido. D. Pedro passou a viver em Coimbra com D. Inês e eram seus propósitos casar-se quando subisse ao trono. D. Afonso IV e seus conselheiros receavam que o legítimo descendente de D. Pedro, D, Fernando, fosse prejudicado a ponto do governo passar para as mãos de algum dos filhos de D. Inês, e correr o risco, de Portugal perder a sua independência. D. Afonso IV consentiu no assassínio de D. Inês que foi executada em Coimbra, em 1355, pelos conselheiros do rei. Quando assumiu o poder matou os assassinos de D. Inês e transferiu o seu corpo para Alcobaça, depois de a ter aclamado rainha de Portugal. Fez uma declaração pública onde declarou ter-se casado com D. Inês, legitimando desta forma os seus filhos: D. Afonso, D. João, D. Dinis e D. Beatriz.

18 Pedro e Inês

19 D. Fernando D. Fernando, filho de D. Pedro I e D. Constança, foi cognominado de o Formoso, pela sua formosura. Protegeu a agricultura (lei das sesmarias), o comércio e a indústria. Devido às várias guerras com Castela e à Peste Negra não teve um filho varão. Teve apenas uma filha, D. Beatriz, casada com D. João I, rei de Castela. Caso D. Beatriz subisse ao trono a independência de Portugal ficava ameaçada. Morreu em 1383 e com ele termina a primeira dinastia.

20 Reis da Primeira Dinastia

21 Formação de Portugal I Dinastia
Trabalho elaborado por: Luís Simões Ano lectivo 2006/2007


Carregar ppt "Formação de Portugal I Dinastia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google