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Área de Projecto Ano lectivo de 2006/2007 8ºE Ana Rita Gomes Pereira Roberto Carlos Moreira Pacheco Nelson José Cardoso Neto Mário Nuno Pereira Ribeiro.

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1 Área de Projecto Ano lectivo de 2006/2007 8ºE Ana Rita Gomes Pereira Roberto Carlos Moreira Pacheco Nelson José Cardoso Neto Mário Nuno Pereira Ribeiro

2 História do Puzzle

3 Quem inventou o Puzzle Consta-se que um presidiário rasgou as folhas de um livro e então começou a junta-las, assim descobriu o jogo do Puzzle.

4 Sudoku O Sudoku é um puzzle baseado na colocação lógica de números. O objectivo do puzzle é a colocação de números de 1a 9 em cada 1das células vazias numa grelha de 9x9, constituída por 3x3 sub grelhas chamadas regiões. O Puzzle contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um de cada um dos algarismos 1a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação ao nível de dificuldade para a sua realização.

5 Pretende-se com este projecto estudar este puzzle do ponto de vista da sua resolução computacional. Duas formas possíveis de resolver um puzzle de Sudoku são por procura em espaço de estados e por inferência lógica.

6 Minesweeper O Minesweeper é um popular jogo de computador para um jogador. Foi inventado por Robert Donner em 1989 e tem como objectivo revelar um campo de minas sem detonar nenhuma mina. Este jogo de computador tem sido reescrito para as mais diversas plataformas, sendo a sua versão mais popular a que vem de raiz com o Microsoft Windows.

7 Para a sua resolução propõem-se neste projecto a utilização de dois paradigmas da I.A.: raciocínio lógico, para deduzir com certeza se uma determinada casa está livre de mina, e incerteza para escolher a jogada que minimiza a probabilidade de rebentar uma mina, com base na informação observada.


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