A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA:"— Transcrição da apresentação:

1 PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA: ORTOGRAFIA - DIVISÃO SILÁBICA

2 PREVISÃO DO TEMPO PREVISÃO DO TEMPO PARA AS CIDADES DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO DIA 25/09/09 (SEXTA-FEIRA) A TV Gazeta Sul solicitou do professor Alexandre Rosa dos Santos (METEOROLOGISTA), em caráter de extrema urgência, a previsão do tempo para as cidades do Sul do Estado do Espírito Santo. Com dedicação, ESFORÇO e VENCENDO todo seu sono, as 3 horas da madrugada, o professor iniciou os trabalhos visando fotointerpretar as imagens dos satélites GOES e NOAA, auxiliado pelos dados meteorológicos da rede de estações automáticas do INMET. RESULTADOS DA PREVISÃO ENCOBERTO A NUBLADO COM CHUVAS OCASIONAIS. TEMPERATURA: DECLíNIO MAX.: 24°C MIN.: 18°C VENTO DIREÇÃO: SW-SE INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS

3 PREVISÃO DO TEMPO PREVISÃO DO TEMPO PARA AS CIDADES DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO DIA 25/09/09 (SEXTA-FEIRA) A TV Gazeta Sul solicitou do professor Alexandre Rosa dos Santos (METEOROLOGISTA), em caráter de extrema urgência, a previsão do tempo para as cidades do Sul do Estado do Espírito Santo. Com dedicação, ESFORÇO e VENCENDO todo seu sono, as 3 horas da madrugada, o professor iniciou os trabalhos visando fotointerpretar as imagens dos satélites GOES e NOAA, auxiliado pelos dados meteorológicos da rede de estações automáticas do INMET. 1) No texto acima, que letra completa adequadamente a palavra METEOROLO( )ISTA: g ou j ? 2) Na texto, que letra completa adequadamente as palavras: ESFOR ( )O? VEN ( )ENDO ?

4 Nos exercícios acima, você provavelmente completou as palavras de maneira adequada e pode observar como elas são grafadas. Entretanto, ao produzir textos, muitas vezes temos dúvida quanto ao emprego de certas letras. Para escrever de acordo com as normas ortográficas da língua portuguesa, precisamos conhecer bem a GRAFIA DAS PALAVRAS. Isso nos permite não só sermos precisos e claros em nossos textos, mas também alterar a grafia das palavras criativamente, quando quisermos. J ou G? X ou CH? S ou Z? O alfabeto português não é fonético. Isso significa que um único fonema pode ser representado por letras diferentes, enquanto fonemas diferentes podem ser grafados com a mesma letra. Tal fato pode acarretar na escrita de palavras algumas dificuldades, atenuadas pelos conhecimentos de algumas regras. O aprendizado da ortografia depende porem, principalmente da automatização da grafia das palavras e de consultas constantes ao dicionário feitas toda vez que houver duvida.

5 DIVISÃO SILÁBICA AO DIVIDIR UMA PALAVRA EM SÍLABAS, LEMBRE-SE: Nunca se separam: A) Os ditongos e os tritongos: lei/tu/ra, em/xa/guei. B) Os dígrafos lh, nh, ch, qu, gu: pa/lha. C) Os encontros consonantais constituídos de consoante + r e consoante + l; cla/ro, a/fri/ca/no. Quando, porém, o l e o r dos grupos consonantais br e bl são pronunciados separadamente, compõem silabas distintas: sub/lo/car, sub/li/nhar. D) As consoantes não seguidas de vogal: ca/rac/te/res, ap/to. Porém, quando inicia uma palavra, a consoante não seguida de vogal fica junto da primeira silaba: psi/ca/ná/li/se, gno/mo.

6 DIVISÃO SILÁBICA AO DIVIDIR UMA PALAVRA EM SÍLABAS, LEMBRE-SE: Separam-se: A) Os hiatos: a/in/da, vo/ou. B) Os dígrafos rr,ss,sc,sç,xc e os encontros consonantais cc e cç: car/ro, nas/cer, pás/so, dês/ça, ex/ce/to, oc/ci/pi/tal, in/te/lec/ção. C) Os prefixos bis, dis, cis, trans e ex, quando seguidos de vogal; se seguidos de consoantes, não se formara nova sílaba: bi/sa/vó, bis/ne/to; di/sen/te/ri/a, dis/rit/mi/a; ci/sal/pi/no, cis/pla/ti/no; tran/sa/tlân/ti/co, trans/por/te; e/xau/rir, ex/por/tar.

7 FIM! ALÉM DE APRENDER ORTOGRAFIA E DIVISÃO SILÁBICA, APRENDI UM POUCO DE METEOROLOGIA Professor! QUE BOM! Então vamos para as previões de sábado e domingo… E o jogo do MENGÃO no próximo domingo (27/09/2009) na cidade de Porto Alegre, RS. Show da Banda MOXUARA no Parque de exposição de Alegre amanhã (sábado dia 26/09/2009)


Carregar ppt "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google