A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
LÍNGUA PORTUGUESA: AMPLIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS LEITORA E ESCRITORA

2 SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PRESSUPÕE: UM SISTEMA SONORO(FONOLÓGICO); UM SISTEMA GRÁFICO (ORTOGRAFIA OFICIAL); UM INDIVÍDUO QUE RECONSTRÓI AS RELAÇÕES ENTRE OS DOIS SISTEMAS

3 SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
AS CRIANÇAS, PARA COMPREENDER O QUE A ESCRITA REPRESENTA, PASSAM POR ESTÁGIOS NÃO ALFABÉTICOS, DESCRITOS POR FERREIRO & TEBEROSKY

4 NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA SEGUNDO FERREIRO E TEBEROSKY
1. Pré-silábico (1) As crianças diferenciam desenho de escrita. Imitam o traçado da letra cursiva ou de imprensa dos adultos. Há semelhança entre as formas gráficas que empregam: bolinhas, linhas sinuosas etc. A escrita produzida não funciona como veículo de informação.

5 2. Pré-silábico (2) As formas gráficas utilizadas são mais próximas das letras convencionais. As produções procuram imitar a linearidade da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita). As produções escritas apresentam número mínimo de letras com variação interna. Há forte influência do modelo do nome próprio ou da escrita estável de rótulos etc. (percebidos globalmente): muitas escritas são produzidas com combinações de letras que compõem o nome próprio da criança. A escrita produzida não funciona como veículo de informação.

6 3. Silábico As crianças já estabelecem relação com os aspectos sonoros da linguagem. Inicialmente, o controle da produção é estabelecido pela quantidade de letras que devem ser escritas, depois, passam a utilizar o valor sonoro de vogais e / ou consoantes. Principalmente, quando a escrita produzida já apresenta valor sonoro, em determinados contextos, é possível recuperar a informação.

7 4. Silábico-alfabético Em alguns momentos, escrevem representando os elementos sonoros que compõem a sílaba e em outros, não. O número de letras escritas é inferior ao número de vogais e consoantes da palavra. Apresentam maior facilidade para escrever as sílabas do tipo CV (consoante, vogal). 5. Alfabético A cada consoante e vogal da palavra corresponde uma letra, mas ainda não dominam as convenções ortográficas da língua.

8 SISTEMA DE ESCRITA ORTOGRÁFICA
AO ATINGIR O NÍVEL ALFABÉTICO,OS ALUNOS PASSAM A SE APOIAR FORTEMENTE NOS PRINCÍPIOS FONOLÓGICOS DA LÍNGUA FALADA E NA NECESSIDADE DE INCORPORAR AS CONVENÇÕES ORTOGRÁFICAS OFICIAIS.

9 COMO SE ORGANIZAM AS RELAÇÕES ENTRE AS LETRAS E OS SONS
regularidades diretas: p/b, t/d, f/v regularidades contextuais: r/rr, g/gu, c/qu etc. regularidades morfológico-gramaticais: desinências verbais, sufixos etc. irregularidades: seguro/cidade;auxílio/cassino; família/toalha etc.

10 SISTEMA DE ESCRITA ORTOGRÁFICA
CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA SILÁBICA – CONSOANTE-CONSOANTE-VOGAL: GRUPOS CONSONANTAIS COM R E COM L DÍGRAFOS COM H REPRESENTAÇÃO DA NASALIDADE N E M INTERSSILÁBICO USO DO TIL INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA: R DESINÊNCIA DE INFINITIVO U DESINÊNCIA DE PRETÉRITO

11 SISTEMA DE ESCRITA ORTOGRÁFICA
DESCOBERTA: SONS REPRESENTADOS PELA LETRA G REGULARIDADES CONTEXTUAIS PARA A REPRESENTAÇÃO DO SOM /G/ E /ž/ SONS REPRESENTADOS PELA LETRA C REGULARIDADES CONTEXTUAIS PARA A REPRESENTAÇÃO DO SOM /S/ E /K/

12 PADRÕES DA ESCRITA PASSAGEM DA LETRA BASTÃO MAIÚSCULA PARA MINÚSCULA PARA LEITURA TRAÇADO DA LETRA MANUSCRITA

13 CATEGORIAS ESCOLARES DE PRODUÇÃO DE TEXTO
TRANSCRIÇÃO: os alunos sabem o texto de memória ou contam com a gravação deste para escrevê-lo. Para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental que não dominam ainda as convenções próprias da língua escrita, a tarefa envolve um número razoável de dificuldades : DECALQUE:o plano da forma está dado pelo texto-modelo, cabendo aos alunos priorizar o conteúdo temático.

14 REPRODUÇÃO: permite que os alunos fiquem liberados, em parte, da preocupação com o tema e a estrutura composicional (plano global) já dados no texto-modelo, necessitando apenas preocupar-se com o plano da expressão e com a construção da textualidade (recursos de coesão e segmentação do texto); a subordinação; a paragrafação. AUTORIA:eles precisam preocupar-se tanto com as questões relacionadas ao conteúdo temático quanto com a estrutura composicional e o plano da expressão.


Carregar ppt "PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google