A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História e Filosofia da Biologia. A Humanidade desde sempre estudou os seres vivos.Humanidadeseres vivos Uso de plantas e animais. (o que era venenoso,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História e Filosofia da Biologia. A Humanidade desde sempre estudou os seres vivos.Humanidadeseres vivos Uso de plantas e animais. (o que era venenoso,"— Transcrição da apresentação:

1 História e Filosofia da Biologia

2 A Humanidade desde sempre estudou os seres vivos.Humanidadeseres vivos Uso de plantas e animais. (o que era venenoso, técnicas de caça, tempo de frutificação, agricultura) Conhecimento empírico (desde antes da escrita) – pinturas rupestres. O estudo da vida emergiu em várias civilizações e culturas. Mesopotâmia, sabia-se já que o pólen podia ser utilizado para fertilizar plantas. Elementos do mundo vivo eram já utilizados como objetos de comércio em 1800 a.C., especialmente as flores. Os povos orientais polinização em palmeiras e do fenômeno de dimorfismo sexual (fêmea diferente do macho) em variadas espécies vegetais. Na Índia vida das aves. No Egito a metamorfose de insetos e anfíbios são descritos. Egípcios e babilônios -> anatomia e fisiologia de várias formas de vida. Na Mesopotâmia jardins zoológicos. No Egito, eram usados baixos relevos e papiros para fazer a representação anatômica do corpo humano e de outros animais. A prática do embalsamento utilizado pelo povo egípcio requeria já um amplo conhecimento das propriedades de plantas e óleos de origem vegetal. No entanto, nestas épocas, a superstição ainda vinha muitas vezes associada ao conhecimento objetivo.

3 Antes da Escrita

4 Antiguidade Aristóteles Arist ó telesArist ó teles tornou-se, na Antiguidade cl á ssica, num dos mais influentes e importantes naturalistas. Atingiu tal estatuto, fruto do seu aturado trabalho de observa ç ão da natureza, sobretudo no que diz respeito ao comportamento e caracter í sticas dos animais e plantas. Desenvolveu trabalho relacionado com a categoriza ç ão dos seres vivos, tendo sido o primeiro a formular um sistema de classifica ç ão, baseado na distin ç ão entre animais com sangue e animais sem sangue. Constatou a existência de ó rgãos hom ó logos e an á logos em v á rios grupos de seres vivos. O seu trabalho foi de tal modo importante que a sua influência e id é ias perduraram durantes s é culos.Antiguidade cl á ssica AristótelesAristóteles tornou-se, na Antiguidade clássica, num dos mais influentes e importantes naturalistas.Antiguidade clássica observação da natureza, sobretudo no que diz respeito ao comportamento e características dos animais e plantas. categorização dos seres vivos constatou a existência de órgãos homólogos e análogos em vários grupos de seres vivos.

5 Antiguidade Galeno Pioneiro na área médica.

6 Alberto Magno O Objetivo da ciência natural não é simplesmente aceitar as afirmações de outros, mas investigar as causas que operam na natureza. Século XIII A Igreja não se opõe ao estudo da natureza. A Fé e a Ciência podem caminhar lado a lado.

7 Renascimento (séculos XV e XVI)

8 Século XVII e XVIII

9 O Microscópio Início do século XVII Anton Van Leeuwenhoek

10 1665 – Robert Hooke

11 1735 Lineu Criou a Taxonomia e a nomenclatura binomial Karl von Linné

12 Teoria da geração Espontânea Von Helmont

13 Século XIX Louis Pasteur Mathias Schleiden e Theodor Schwann

14 Charles Darwin (1839) Gregor Mendel (1866)

15 Século XX 1902 – identificação dos cromossomos como a sede dos genes. Watson e Crick (1953) Rosalind Franklin

16 Clonagem Animal (1997) Células tronco (1965)

17 Século XXI


Carregar ppt "História e Filosofia da Biologia. A Humanidade desde sempre estudou os seres vivos.Humanidadeseres vivos Uso de plantas e animais. (o que era venenoso,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google