A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MUSICA NA BÍBLIA ORAÇÃO DO MÚSICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MUSICA NA BÍBLIA ORAÇÃO DO MÚSICO"— Transcrição da apresentação:

1 A MUSICA NA BÍBLIA ORAÇÃO DO MÚSICO
AVE-MARIA E PAI-NOSSO ORAÇÃO DO MÚSICO Deus Todo-Poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais, dai-nos a graça de conseguir técnica aprimorada em nossos instrumentos a fim de que possamos exteriorizar nossos sentimentos por meio dos sons.Permita, Senhor, que os sons por nós emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados, curar doentes e animar os deprimidos, que sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo. Permita, Senhor, que todo ser que ouvir o som dos nossos instrumentos sinta-se bem e pressinta a vossa presença. Santa Cecília, padroeira dos músicos, rogai por nós! Amém!

2 A música é uma forma de adoração
A música é uma forma de adoração. A Bíblia diz em Êxodo 15:1 “Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.” Uma das formas de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” Salmos 81:1-2 “Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério.”  A música é uma formar de decorar as Escrituras. A Bíblia diz em Colossenses 3:16 “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”

3 No livro de Gênesis, mais precisamente no cap
No livro de Gênesis, mais precisamente no cap. 4 versículo 21, conhecemos Jubal, a quinta geração de Adão e Eva, como sendo o primeiro músico a ser citado na Bíblia e que apenas se resume a este verso. Encontramos mais argumentos relacionados à música quando lemos sobre o Rei Davi. Vejamos algumas de suas invenções: Davi designou homens para louvarem ao Senhor (I Cr 23:5), homens estes que cumpriam seu dever em tempo integral (I Cr 9:33 e 16:37), todos eram peritos, ou seja, mestres no que faziam (II Cr 34:12), louvando ao Senhor com instrumentos (I Cr 23:5 e II Cr 29:27) e canções que o próprio Rei Davi criou (II Cr 29:30). Antes ainda de se tornar rei, quando ainda bem jovem, afastou um espírito mal que atormentava a vida do rei Saul, tocando sua harpa (I Sm 16:23).   

4 Em Deuteronômio nos cap
Em Deuteronômio nos cap. 31 e 32 se fala que Moisés, possivelmente, como havia estudado música no palácio, compôs cânticos para que fossem ensinados ao povo de Deus. Perceba o poder de memorização que a música nos oferece. Vale-se salientar que após a passagem do Mar Vermelho o povo louvou a Deus com cânticos e danças (Êxodo 15:20-21), louvores conhecidos como cânticos de Triunfo. É citado em Apocalipse 15:3, que os remidos entoarão o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro, semelhante aquele do êxodo. Encontramos em Números 21:16-18 que o povo enquanto trabalhava louvava ao Senhor. Nas vitórias militares também eram comuns tais atos (II Cr 20:27-28). Ainda em II Reis 3:15 é dito que, enquanto um músico tocava para Eliseu, o poder de Deus vinha sobre sua vida. Antes disso, no livro de Esdras cap. 3:11-13 achamos algo interessante sobre a música cantada em altas vozes.

5 O livro de Salmos, nada mais é que poemas ou versos cantados, de acordo com o Hebraico, com acompanhamento instrumental, sendo 73 de autoria de Davi , 12 a os filhos de Coré dentre os levitas, 12 de Asafe, 2 de Salomão, 1 de Etã e 1 de Moisés. A palavra Salmos no Hebraico é Sheper Tehilim, que significa Livro dos Louvores. Havia ainda o cântico dos degraus, entoado quando subia-se ao templo de Salomão, para celebração de festas anuais, como, festa dos Tabernáculos, Pentecostes e outras, registrado nos cap. 120 a 134. Que lindo! A cada degrau, sendo eles num numero de 15, um cântico de louvor a Deus.   

6 Celebração da Páscoa, quando Jesus e os apóstolos cantaram um hino e foram para o monte.Perceba que a música ocupa um espaço enorme no coração de Deus quando vemos passagens como essas. Numa das passagens Bíblicas mais usadas em pregações, a parábola do filho pródigo, diz que quando o filho a casa retornou, o seu irmão ao voltar do campo ouviu o som da música, como motivo de festa pelo retorno de seu irmão (Lc 15:25). Não posso deixar esta fora! Paulo e Silas na prisão (At 16:25-26) lembram? O que fizeram em meio a adversidade? Oravam e cantavam hinos a Deus e foram libertos. O mesmo Paulo ainda deixou recomendações à igreja de Éfeso no cap. 5:18-19 e aos Colossenses 3:16. Em Tiago aprendemos que, aquele que está alegre cante louvores (Tg 5:13). Uma das últimas referências que encontramos é no livro de Apocalipse, nos cap. 4:8-11 e 5:9-12 onde é citado que os 4 animais e os 24 anciãos declaravam um novo cântico de louvor a Deus, cânticos estes interrompidos apenas uma vez por mais ou menos 30 minutos conforme Apocalipse cap. 8, por motivo não descrito na Bíblia.   

7 -Ambiente antes da missa
Proporcionar um clima orante, mantendo o silêncio na Igreja pois muitos fiéis chegam antecipadamente para fazer suas orações. A Igreja não é local adequado para ensaiar. O ideal é que os músicos já o tenham feito antes. É coerente que o grupo passe com a assembleia algumas músicas, como por exemplo, o refrão do salmo, o canto da comunhão ou outro canto que seja desconhecido à assembleia. Antes da missa não é o momento adequado para pregações, o que cabe é introduzir brevemente a assembleia ao ministério celebrado no dia, para tanto é necessário que o grupo de música esteja já em sintonia com este ministério. Evitar conversas desnecessárias antes e durante a missa.

8 Salmo Responsorial O texto não deve ser alterado. Pode ser iniciado com breve introdução instrumental. Por ser Palavra de Deus, o salmo deve ser proclamado no ambão, utilizando o lecionário e não outra folha com o texto. O momento é precedido de breve silêncio. Cuidado com as composições que não facilitam a participação da assembleia. Observar o tempo litúrgico e o texto empregado (louvor, lamento, ação de graças…) Execução – O salmista canta o refrão uma vez, na sequência o grupo de sustentação juntamente com a assembleia o repete. As “estrofes” devem ser feitas pelo salmista de forma recitativa, remetendo-se ao canto gregoriano, não cabendo nenhum tipo de ritmo.

9 Aclamação do Santo Deve ser uma aclamação jubilosa, a maior de todas. Pode ser cantado ou rezado. Se for cantado, não cabe introdução instrumental, pois esta oração é conclusão do prefácio. O texto é extraído de trechos da Sagrada Escritura, portanto não deve ser mudado: 1º A Santidade de Deus: Santo, santo, santo, Senhor, Deus do Universo! 2º A Majestade de Deus: O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! 3º A Imanência de Deus: Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

10 Saudação da Paz Embora seja usado em muitas comunidades, o “canto da Paz” não é previsto em nenhum ritual da Igreja. Este momento é facultativo, porque a oferta da paz já aconteceu quando o sacerdote disse: “A paz do Senhor esteja sempre convosco” e o povo respondeu: “o amor de Cristo nos uniu“. Deste modo, o padre já expressou o abraço da paz de forma coletiva. Caso o diácono diga: “Saudemos uns aos outros na paz de Cristo“, o grupo de sustentação pode fazer um breve instrumental, de preferência um prelúdio para o canto do Cordeiro. Quanto à saudação, devemos cumprimentar somente as pessoas que estão mais próximas, com a paz de Cristo. Obs.: Papa Francisco pede para que momento da paz seja evitada por causa da confusão.

11 PAUTA Como estamos ministrando?
Temos observado as rubricas da Liturgia? O que esta acontecendo nas celebrações é suficiente para nossa missão? O que esta faltando em nossas comunidades para que pudéssemos servir melhor? Eu enquanto membro do ministério estou servindo o que o Senhor me pede? Dia da Bíblia na Praia: Palavra, Música e Dança a serviço da evangelização. Encaminhamentos Oração final


Carregar ppt "A MUSICA NA BÍBLIA ORAÇÃO DO MÚSICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google