A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade
Ana Paula Caporal Especialista em Responsabilidade Social

2 Endesa Brasil Grupo Endesa
A Ampla faz parte do 4º maior grupo energético do mundo, presente em 4 continentes, com 24 milhões de clientes e 28 mil empregados. No Brasil, a Endesa está no mercado da Distribuição e da Geração de Energia, além do setor de serviços.

3 2,2 milhões de clientes 7 milhões de habitantes A Ampla
Light CENF Ampla 2,2 milhões de clientes 7 milhões de habitantes A Empresa distribui energia para 7 milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro. A nova identidade da Ampla foi criada em 2004, a partir de um ousado Plano de Transformação.

4 Plano de Transformação
Visão Ser uma empresa de soluções integradas que agrega valor a todos, a todo momento. Missão Ser uma empresa de referência para seus colaboradores, clientes e acionistas, promovendo o desenvolvimento e a participação de seus recursos humanos. Ser, para seus acionistas, uma empresa rentável, que mantém sua responsabilidade corporativa, contribui com a comunidade e respeita o meio ambiente. Valores Conduta Ética Espírito de Equipe Foco nas Pessoas Foco no Cliente Orientação ao Negócio Criatividade e Inovação Desenvolver a Responsabilidade Social e Ambiental Um dos objetivos do Plano - Indicadores Ethos/Abradee

5 Uma empresa de relacionamento

6 Compromisso Institucional com o Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável Termo assinado pelas Nações Unidas (Brundtland) para modelos de desenvolvimento que satisfaçam as necessidades das gerações atuais, sem pôr em risco as gerações futuras. Desenvolvimento sustentável para o negócio da distribuição de energia elétrica na Endesa significa crescimento, tendo em conta a responsabilidade social nas comunidades da área de atuação. Ele se dá no emprego eficiente dos recursos, de forma que o impacto sobre o meio ambiente seja o mínimo aceitável, e na criação de riqueza para aqueles que nela investem, trabalham ou são atendidos por seus serviços.

7 INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Política de Sustentabilidade 7 Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável Dimensão Ambiental Econômica Social NOSSOS ACIONISTAS Compromisso com a geração de valor e rentabilidade, baseada no crescimento sustentável. NOSSA CONDUTA Compromiso com a ética, transparência, diálogo e respeito na relação com todos os nossos públicos. NOSSA SOCIEDADE Compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo o crescimento de nossas comunidades. MEIO AMBIENTE Compromisso com a gestão aliada à preservação ambiental e ao consumo consciente. NOSSAS PESSOAS Compromisso com a saúde, segurança, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores. INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Compromisso com as tecnologias e idéias inovadoras para as nossas atividades NOSSOS CLIENTES Compromisso com a satisfação dos clientes e com a qualidade dos nossos serviços.

8 Pacto Global e Metas do Milênio
Compromissos baseados no Pacto Global e nos 7 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Assinatura conjunta em Março de 2005

9 Formação de Cidadãos Conscientes Forma de Atuação: EDUCAÇÃO
Posicionamento Estratégico Formação de Cidadãos Conscientes Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade, qualidade de vida e fortalecimento das redes sociais Forma de Atuação: EDUCAÇÃO Público: FAMÍLIA

10 Posicionamento Estratégico
AS 5 PRÁTICAS CONSCIENTES: Economize ENERGIA – para não FALTAR, PODER pagar e pagar MENOS NÃO ao produto ROUBADO e PIRATEADO - ilegalidade traz DANOS para todos Não desperdice ÁGUA – gaste MENOS para aumentar o acesso à água de QUALIDADE para todos Reduza, reutilize e recicle o LIXO - coleta seletiva gera RENDA Reaproveite ALIMENTOS – comida AUMENTA na mesa

11 A Responsabilidade Social na Ampla
Gestão transversal na empresa Comunidade SuperAção Leitura Ampla Jovem Ligado Eficiência Energética em Instituições e Residências Oficina Dona de Casa Eficiente Arteinstalada – cursos e oficinas Cadastramento Baixa Renda Energia Jovem Estudos e Pesquisas Sociais Guardiões da Energia Ampla Solidária Clientes Selo Empresa Consciente Ampla de Portas Abertas Defensoria do Cliente Ampla Visão Guardião da Comunidade Expressinho Ampla em Juizados Especiais Fornecedores Auditoria em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente Cláusulas Contratuais e Critérios de Avaliação sobre RSE Programa de Capacitação de Fornecedores (gestores) Premiação na categoria Responsabilidade Social e Ambiental Colaboradores Programa Bem Viver Espaço de Desenvolvimento de Pessoas Canal aberto com o Presidente Mapa de Carreira Programa Inova Programa Compartilhar – Voluntariado Centro de Qualificação de Eletricitários Governo Eficiência de Sistemas de Iluminação Pública Meio Ambiente Papa-Lâmpadas Programas de Pesquisas e Desenvolvimento e Eficiência Energética Energia na Lata Conta em papel reciclado Sistema de Gestão Ambiental

12 Cidadania: Evento SuperAção
Cerca de pessoas beneficiadas desde 2003 Distribuição de lâmpadas Oficinas Corte de cabelo Recreação Infantil Teatro Jogos

13 Consumo Consciente Guardiões da Energia Jovem Ligado
1.342 alunos beneficiados 2.570 Donas de Casa beneficiadas Guardiões da Energia Jovem Ligado Dona de Casa Eficiente Guardiões da Energia: 1.445 crianças beneficiadas

14 Mais de 150 jovens foram contratados
Geração de Renda Cada quilo de latinha coletado vale desconto de R$ 3,00 na conta de luz Projeto ArteInstalada formou 1825 artesãs Arte Instalada Apoio ao Cooperativismo Primeiro Emprego Energia na Lata Mais de 150 jovens foram contratados Cooperativas de Pescadores e de Costureiras e Artesãs

15 Educação 1ª Bienal da Leitura em São Gonçalo
70 mil visitantes, 52 escolas, 26 mil alunos, 6 mil livros doados

16 Educação Leitura Ampla I e II 2 anos de projeto 6 municípios
alunos da rede municipal professores 518 escolas

17 Cultura Iluminação Natalina Niterói, Itaperuna e Campos dos Goytacazes
Atração de visitantes para os municípios Eventos artísticos prestigiando os talentos locais Projetos pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado.

18 Iluminação de Monumentos
Cultura Iluminação de Monumentos MAC Em seu aniversário de 10 anos, o Museu de Arte Contemporânea ganhou novo projeto de iluminação Melhorias externas e internas, incluindo instalação de lâmpadas eficientes 40% de redução do consumo Parceria da Ampla com a Prefeitura de Niterói Investimento de R$ 1 milhão da Ampla, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado.

19 Relacionamento Copa Ampla 96 times
Mais de alunos entre 11 e 13 anos 6 etapas 16 escolas: Duque de Caxias, Angra, Magé, São Gonçalo, Itaboraí e Niterói 10 voluntários por fim de semana

20 Campanhas de Doações e Mutirões em instituições sociais
Relacionamento Voluntariado Campanhas de Doações e Mutirões em instituições sociais

21 Guardiões da Comunidade
Relacionamento Guardiões da Comunidade Missão: Contato diário com o cliente Ofertas comerciais: Baixa Renda e Parcelamentos. Ofertas não tradicionais: Cursos em parceria com o Senac, Eficiência Energética, Seguros. Entendimento das necessidades dos clientes, da sua carteira e da comunidade Identificação das oportunidades e parcerias locais Informação e conscientização sobre uso eficiente de energia e cidadania

22 Relacionamento Programa Desenvolver
Missão: gerar renda para famílias em situação de risco social, através de um conjunto de ações Parceria entre a Ampla, a Pastoral da Criança e a Fundação Casa Amarela Identificadas 200 famílias nas áreas atendidas pelo Ampla Chip. Ações: - Doações de cestas básicas; Assistência às necessidades básicas (gás, luz, remédios); Encaminhamento a programas governamentais; Alfabetização; Palestras sobre higiene e saúde; Cursos e encaminhamento para o mercado de trabalho.

23 Colaboradores Segurança
Viabilizar um ambiente seguro para realização das operações, através de: Programa Viva a Vida, que inclui: Dia da Direção Defensiva, Blitz mensal de Segurança, palestras Inauguração do Centro de Operações do Sistema (COS) Instalação de GPS na frota de veículos de emergência Treinamentos constantes Apoio de consultoria especializada para descrição dos procedimentos de técnicos e de Segurança do Trabalho

24 Sistema de Gestão Ambiental
Comitê Executivo e Operativo Capacitação Diagnóstico Inicial Documentação Auditorias Interna e Externa Certificação ISO 14001

25 Lançamento Papa-Lâmpadas
Triturador de Fluorescentes: separa o vidro e o alumínio do vapor do mercúrio, altamente tóxico. Base Naval lâmpadas trituradas A Ampla distribuirá em suas agências coletores para descarte de lâmpadas fluorescentes com vida útil vencida.

26 Contas em papel reciclado
1ª empresa do setor elétrico a imprimir contas em papel reciclado 25 milhões de faturas por ano

27 Reconhecimento da sociedade
Prêmio Balanço Social 2006 A Ampla foi a vencedora na categoria Serviços no prêmio nacional Balanço Social, promovido pelo Ethos, Ibase, Aberje, Apimec e Fides 70 empresas concorreram à premiação Modelos Ethos, Ibase e GRI (Global Reporting Initiative)

28 Reconhecimento da sociedade
Prêmio RH Cidadão Ampla é vencedora pelo segundo ano consecutivo no prêmio promovido pela consultoria Gestão&RH Destaque com o Programa de Voluntariado Compartilhar Programa inclui campanhas de doações, mutirões, Papai Noel Voluntário, e outras ações

29 Reconhecimento da sociedade
Prêmio Valor Social Finalista na Categoria Relacionamento com Clientes com o Case Rede Ampla – Tecnologia e Ação Social

30 Reconhecimento da sociedade
Prêmio Fundação COGE Case do Espaço de Desenvolvimento de Pessoas é eleito um dos três melhores na categoria “Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas”


Carregar ppt "Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google