A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade Ana Paula Caporal Especialista em Responsabilidade Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade Ana Paula Caporal Especialista em Responsabilidade Social."— Transcrição da apresentação:

1 Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade Ana Paula Caporal Especialista em Responsabilidade Social

2 Grupo Endesa A Ampla faz parte do 4º maior grupo energético do mundo, presente em 4 continentes, com 24 milhões de clientes e 28 mil empregados. No Brasil, a Endesa está no mercado da Distribuição e da Geração de Energia, além do setor de serviços. Endesa Brasil

3 A Ampla Light CENF Ampla 2,2 milhões de clientes 7 milhões de habitantes A Empresa distribui energia para 7 milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro. A nova identidade da Ampla foi criada em 2004, a partir de um ousado Plano de Transformação.

4 Plano de Transformação Visão Ser uma empresa de soluções integradas que agrega valor a todos, a todo momento. Missão Ser uma empresa de referência para seus colaboradores, clientes e acionistas, promovendo o desenvolvimento e a participação de seus recursos humanos. Ser, para seus acionistas, uma empresa rentável, que mantém sua responsabilidade corporativa, contribui com a comunidade e respeita o meio ambiente. Valores Conduta Ética Espírito de Equipe Foco nas Pessoas Foco no Cliente Orientação ao Negócio Criatividade e Inovação Desenvolver a Responsabilidade Social e Ambiental Um dos objetivos do Plano - Indicadores Ethos/Abradee

5 Uma empresa de relacionamento

6 Compromisso Institucional com o Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento Sustentável Termo assinado pelas Nações Unidas (Brundtland) para modelos de desenvolvimento que satisfaçam as necessidades das gerações atuais, sem pôr em risco as gerações futuras. Desenvolvimento sustentável para o negócio da distribuição de energia elétrica na Endesa significa crescimento, tendo em conta a responsabilidade social nas comunidades da área de atuação. Ele se dá no emprego eficiente dos recursos, de forma que o impacto sobre o meio ambiente seja o mínimo aceitável, e na criação de riqueza para aqueles que nela investem, trabalham ou são atendidos por seus serviços.

7 Política de Sustentabilidade Dimensão Ambiental Dimensão Econômica Dimensão Social NOSSOS ACIONISTAS Compromisso com a geração de valor e rentabilidade, baseada no crescimento sustentável. NOSSOS ACIONISTAS Compromisso com a geração de valor e rentabilidade, baseada no crescimento sustentável. NOSSA CONDUTA Compromiso com a ética, transparência, diálogo e respeito na relação com todos os nossos públicos. NOSSA CONDUTA Compromiso com a ética, transparência, diálogo e respeito na relação com todos os nossos públicos. NOSSA SOCIEDADE Compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo o crescimento de nossas comunidades. NOSSA SOCIEDADE Compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo o crescimento de nossas comunidades. MEIO AMBIENTE Compromisso com a gestão aliada à preservação ambiental e ao consumo consciente. MEIO AMBIENTE Compromisso com a gestão aliada à preservação ambiental e ao consumo consciente. NOSSAS PESSOAS Compromisso com a saúde, segurança, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores. NOSSAS PESSOAS Compromisso com a saúde, segurança, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores. INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Compromisso com as tecnologias e idéias inovadoras para as nossas atividades INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Compromisso com as tecnologias e idéias inovadoras para as nossas atividades NOSSOS CLIENTES Compromisso com a satisfação dos clientes e com a qualidade dos nossos serviços. NOSSOS CLIENTES Compromisso com a satisfação dos clientes e com a qualidade dos nossos serviços. 7 Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável

8 Pacto Global e Metas do Milênio Compromissos baseados no Pacto Global e nos 7 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Assinatura conjunta em Março de 2005

9 Posicionamento Estratégico Formação de Cidadãos Conscientes Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade, qualidade de vida e fortalecimento das redes sociais Forma de Atuação: EDUCAÇÃO Público: FAMÍLIA

10 Posicionamento Estratégico AS 5 PRÁTICAS CONSCIENTES: Economize ENERGIA – para não FALTAR, PODER pagar e pagar MENOS NÃO ao produto ROUBADO e PIRATEADO - ilegalidade traz DANOS para todos Não desperdice ÁGUA – gaste MENOS para aumentar o acesso à água de QUALIDADE para todos Reduza, reutilize e recicle o LIXO - coleta seletiva gera RENDA Reaproveite ALIMENTOS – comida AUMENTA na mesa

11 Comunidade SuperAção Leitura Ampla Jovem Ligado Eficiência Energética em Instituições e Residências Oficina Dona de Casa Eficiente Arteinstalada – cursos e oficinas Cadastramento Baixa Renda Energia Jovem Estudos e Pesquisas Sociais Guardiões da Energia Ampla Solidária Clientes Selo Empresa Consciente Ampla de Portas Abertas Defensoria do Cliente Ampla Visão Guardião da Comunidade Expressinho Ampla em Juizados Especiais Colaboradores Programa Bem Viver Espaço de Desenvolvimento de Pessoas Canal aberto com o Presidente Mapa de Carreira Programa Inova Programa Compartilhar – Voluntariado Centro de Qualificação de Eletricitários Fornecedores Auditoria em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente Cláusulas Contratuais e Critérios de Avaliação sobre RSE Programa de Capacitação de Fornecedores (gestores) Premiação na categoria Responsabilidade Social e Ambiental Governo Eficiência de Sistemas de Iluminação Pública A Responsabilidade Social na Ampla Gestão transversal na empresa Meio Ambiente Papa-Lâmpadas Programas de Pesquisas e Desenvolvimento e Eficiência Energética Energia na Lata Conta em papel reciclado Sistema de Gestão Ambiental

12 Cerca de pessoas beneficiadas desde 2003 Oficinas Distribuição de lâmpadas Teatro Recreação Infantil Corte de cabelo Jogos Cidadania: Evento SuperAção

13 Guardiões da Energia Jovem Ligado Dona de Casa Eficiente Guardiões da Energia: crianças beneficiadas Jovem Ligado: alunos beneficiados Donas de Casa beneficiadas Consumo Consciente

14 Arte Instalada Apoio ao Cooperativismo Primeiro Emprego Energia na Lata Projeto ArteInstalada formou 1825 artesãs Cooperativas de Pescadores e de Costureiras e Artesãs Mais de 150 jovens foram contratados Cada quilo de latinha coletado vale desconto de R$ 3,00 na conta de luz Geração de Renda

15 1ª Bienal da Leitura em São Gonçalo 70 mil visitantes, 52 escolas, 26 mil alunos, 6 mil livros doados Educação

16 2 anos de projeto 6 municípios alunos da rede municipal professores 518 escolas Leitura Ampla I e II Educação

17 Niterói, Itaperuna e Campos dos Goytacazes Atração de visitantes para os municípios Eventos artísticos prestigiando os talentos locais Projetos pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado. Iluminação Natalina Cultura

18 MAC Em seu aniversário de 10 anos, o Museu de Arte Contemporânea ganhou novo projeto de iluminação Melhorias externas e internas, incluindo instalação de lâmpadas eficientes 40% de redução do consumo Parceria da Ampla com a Prefeitura de Niterói Investimento de R$ 1 milhão da Ampla, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado. Iluminação de Monumentos Cultura

19 96 times Mais de alunos entre 11 e 13 anos 6 etapas 16 escolas: Duque de Caxias, Angra, Magé, São Gonçalo, Itaboraí e Niterói 10 voluntários por fim de semana Copa Ampla Relacionamento

20 Voluntariado Campanhas de Doações e Mutirões em instituições sociais Relacionamento

21 Guardiões da Comunidade Ofertas comerciais: Baixa Renda e Parcelamentos. Ofertas não tradicionais: Cursos em parceria com o Senac, Eficiência Energética, Seguros. Entendimento das necessidades dos clientes, da sua carteira e da comunidade Identificação das oportunidades e parcerias locais Informação e conscientização sobre uso eficiente de energia e cidadania Relacionamento Missão: Contato diário com o cliente

22 Missão: gerar renda para famílias em situação de risco social, através de um conjunto de ações Parceria entre a Ampla, a Pastoral da Criança e a Fundação Casa Amarela Identificadas 200 famílias nas áreas atendidas pelo Ampla Chip. Ações: - Doações de cestas básicas; -Assistência às necessidades básicas (gás, luz, remédios); -Encaminhamento a programas governamentais; -Alfabetização; -Palestras sobre higiene e saúde; -Cursos e encaminhamento para o mercado de trabalho. Relacionamento Programa Desenvolver

23 Colaboradores Viabilizar um ambiente seguro para realização das operações, através de: Programa Viva a Vida, que inclui: Dia da Direção Defensiva, Blitz mensal de Segurança, palestras Inauguração do Centro de Operações do Sistema (COS) Instalação de GPS na frota de veículos de emergência Treinamentos constantes Apoio de consultoria especializada para descrição dos procedimentos de técnicos e de Segurança do Trabalho Segurança

24 Sistema de Gestão Ambiental Comitê Executivo e Operativo Capacitação Diagnóstico Inicial Documentação Auditorias Interna e Externa Certificação ISO 14001

25 Triturador de Fluorescentes: separa o vidro e o alumínio do vapor do mercúrio, altamente tóxico. Base Naval lâmpadas trituradas Lançamento Papa-Lâmpadas A Ampla distribuirá em suas agências coletores para descarte de lâmpadas fluorescentes com vida útil vencida.

26 1ª empresa do setor elétrico a imprimir contas em papel reciclado 25 milhões de faturas por ano Contas em papel reciclado

27 Reconhecimento da sociedade A Ampla foi a vencedora na categoria Serviços no prêmio nacional Balanço Social, promovido pelo Ethos, Ibase, Aberje, Apimec e Fides 70 empresas concorreram à premiação Modelos Ethos, Ibase e GRI (Global Reporting Initiative) Prêmio Balanço Social 2006

28 Reconhecimento da sociedade Ampla é vencedora pelo segundo ano consecutivo no prêmio promovido pela consultoria Gestão&RH Destaque com o Programa de Voluntariado Compartilhar Programa inclui campanhas de doações, mutirões, Papai Noel Voluntário, e outras ações Prêmio RH Cidadão

29 Reconhecimento da sociedade Prêmio Valor Social Finalista na Categoria Relacionamento com Clientes com o Case Rede Ampla – Tecnologia e Ação Social

30 Reconhecimento da sociedade Case do Espaço de Desenvolvimento de Pessoas é eleito um dos três melhores na categoria Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas Prêmio Fundação COGE


Carregar ppt "Compromisso Social como Estratégia para a Sustentabilidade Ana Paula Caporal Especialista em Responsabilidade Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google