A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira

2 Posso falar SYN Então vou falar ACK SYN,ACK Fala Comunicação – Ola como esta o tempo;-Esta nublado “Cumprimento de três mãos” Cliente Servidor

3 Vou para de falar FIN Então vou parar de falar FIN ACK FIN Esta bem Eu também vou parar de falar

4 Conexão: Ponto a ponto - uma conexão TCP é estabelecida entre dois pontos. Handshake - 3 etapas Confiabilidade: TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, a recuperação de dados corrompidos. Através do algoritmo de verificação da informação Full duplex : É possível a transferência simultânea em ambas direções (cliente- servidor) Entrega ordenada O TCP garante a reconstrução do stream (fluxo de dados) no destinatário mediante os números de sequência. Independentemente da hora de chegada ao destinatário Controlo de fluxo O recetor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement)

5 TCP é um protocolo orientado à conexão que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originados de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede. Esse protocolo atua na camada de transporte oferecendo um serviço de transferência de bytes fim a fim, confiável, em uma inter-rede não-confiável. O protocolo fragmenta o fluxo de bytes de entrada em mensagens e passa cada uma delas para a camada Inter-Rede. No host destino, o protocolo TCP remonta as mensagens recebidas no fluxo de saída. O TCP cuida também do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens muito grande. Todas as conexões TCP são full-duplex e ponto a ponto. Full-duplex quer dizer que o tráfego pode ser feito em ambas as direções ao mesmo tempo. Ponto a ponto quer dizer que cada conexão possui exatamente dois pontos terminais. O TCP é compatível com os processos de multicast e difusão.

6 O UDP (User Datagram Protocol) é tido como um protocolo "irmão" do TCP, mas é mais simples e também menos confiável. Isso acontece porque o funcionamento do TCP é, como já dito, baseado em conexões, o que não ocorre com o UDP. Como consequência, não há procedimentos de verificação no envio e recebimento de dados (todavia, pode haver checagem de integridade) e se algum pacote não for recebido, o computador de destino não faz uma nova solicitação, como acontece com o TCP. Tudo isso faz do UDP um pouco mais rápido, porém inutilizável em certas aplicações. Por essas características, pode parecer que o UDP é inútil, mas não é. Há aplicações em que é preferível entregar os dados o mais rapidamente possível, mesmo que algumas informações se percam no caminho. É o caso, por exemplo, das transmissões de vídeo pela internet (streaming), onde a perda de um pacote de dados não interromperá a transmissão. Por outro lado, se os pacotes não chegarem ou demorarem a chegar, haverá congelamentos na imagem, causando irritação no usuário.

7 TCPUDP Confiável - fiávelNão Confiável - Não fiável Orientada à conexão (Normalmente usado em transmissões Full-Duplex) Sem conexão (Normalmente usado em transmissões Broadcast) Normalmente utilizado para comunicações de texto ou outras em que seja necessário garantir a fiabilidade dos dados Normalmente utilizado para comunicações de vídeo Verificação e deteção de falhas ou erros nos segmentos Não há verificação de falhas ou erros Controlo de fluxo - Segmentos ACK (acknowledgement) Não há confirmação da receção dos segmentos Entrega ordenada Ordenação dos segmentos aquando a receção Não há ordenação dos segmentos Pacotes de dados maiores por causa dos tamanho dos cabeçalhos dos pacotes Os pacotes são mais pequenos porque os cabeçalhos são menos exigentes A comunicação é mais lenta comparativamente com o UDP A diferença básica entre o UDP e o TCP é o fato de de o TCP ser um protocolo orientado à conexão e, portanto, inclui vários mecanismos para iniciar, manter e encerrar a comunicação, negociar tamanhos de pacotes, detetar e corrigir erros, evitar congestionamento do fluxo e permitir a retransmissão de pacotes corrompidos, independente da qualidade do meio físicos.

8 Mensagem “ Olá, como está o tempo por aí. Abraço” Segmento 1HeaderOlá,footer Segmento 2Headercomo está o tempofooter Segmento 3Headerpor aí. Abraçofooter TCPUDP Olá, como está o tempo por aí. Abraço como está o tempo Olá, por aí. Abraço

9


Carregar ppt "Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google