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Filo Chordata Frente 3 – cap.07 Aula 22. Características gerais Animais mais complexos em termos de estrutura e fisiologia. Adaptados a todos os ambientes.

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1 Filo Chordata Frente 3 – cap.07 Aula 22

2 Características gerais Animais mais complexos em termos de estrutura e fisiologia. Adaptados a todos os ambientes do planeta. Deve, obrigatoriamente, apresentar três características, ainda que no estágio embrionário: sistema nervoso dorsal; notocorda e fenda branquiais na faringe.

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4 Sistema nervoso dorsal O ectoderma da região dorsal do embrião dobra-se e forma um tubo – o tubo nervoso – do qual se origina o sistema nervoso. Este tubo é longo, único e dorsal.

5 Notocorda Bastão firme e flexível, entre o tubo nervoso e o tubo digestório. Origina-se do mesoderma. Função: sustentar o tubo nervoso,contribuindo para definir o eixo longitudinal do embrião. Na maioria dos cordados é substituído pela coluna vertebral.

6 Fendas branquiais na faringe São aberturas localizadas na faringe, que servem para a saída de água na respiração. Nos cordados aquáticos origina as brânquias. Nos cordados terrestres se fecham e desaparecem durante o desenvolvimento embrionário.

7 Filo Chordata Classificação

8 Subfilo Protochordata Classe Hemichordata Tem sistema nervoso dorsal e fendas branquiais na faringe. Inicialmente acreditou-se que teriam uma pequena notocorda na região anterior do corpo. Possuem larva semelhante à dos equinodermos. Evolutivamente hemicordados, equinodermos e cordados tiveram ancestrais comuns.

9 Subfilo Protochordata Classe dos Urochordata ou Tunicata. As larvas desta classe possuem tubo nervoso dorsal, fendas branquiais na faringe e notocorda restrita à cauda. Durante a metamorfose a cauda regride e a notocorda desaparece. O corpo dos adultos é revestido por uma túnica constituída por um polissacarídeo semelhante à celulose. Exemplo: Ascídias

10 Subfilo Protochordata Classe Cephalochordata. Apresentam tubo nervoso dorsal, fendas branquais e notocorda durante todas as fases de sua existência. Exemplo: Anfioxo.

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