A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. Grupo: Turma:903 Juliana Teixeira Larissa Póvoa Laura Lima Raisa Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. Grupo: Turma:903 Juliana Teixeira Larissa Póvoa Laura Lima Raisa Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. Grupo: Turma:903 Juliana Teixeira Larissa Póvoa Laura Lima Raisa Almeida

2 Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos Romanos, quando foi nomeada Londinium. O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembleia.

3 Londres é uma cidade global e um dos maiores centros financeiros do mundo. O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908 e 1948 e será a sede da Jogos Olímpicos de Verão de Londres possui quatro Patrimônios Mundiais: a Torre de Londres, o sítio do acordo histórico de Greenwich, o Royal Botanic Gardens, Kew e o sítio que compreende o Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida.

4 Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de habitantes dentro dos limites de Londres, tornando-se o município mais populoso da União Européia. Sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. O Metrô de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo, o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.

5 Economia Setor financeiro: Londres é um dos três principais centros financeiros do mundo, sendo o principal centro financeiro na Europa e o centro líder em negociações na moeda do Euro, mesmo estando o Reino Unido fora do Euro. Os serviços financeiros, empregando pessoas na região central de Londres, geraram em 1999 uma renda líquida de £ 31,2 bilhões no exterior. Em Londres existem mais de 480 bancos estrangeiros. A Bolsa de Valores de Londres é uma das maiores bolsas do mundo e a Bolsa de Metais de Londres (em inglês: London Metal Exchange) é a maior bolsa de metais do mundo e o centro mundial de negociação de metais não- ferrosos. A mais importante bolsa de energia da Europa, a Bolsa Internacional de Petróleo (em inglês: IPE - International Petrol Exchange), está localizada em Londres.

6 Por cima, Londres é: O maior centro mundial de administração de fundos O centro líder em administração de carteiras não nacionais para clientes no exterior. O maior mercado de moeda estrangeira O maior mercado de balcão do mundo em negociação de derivativos e o segundo maior em negociação de futuros e opções em bolsa, através da Bolsa de Futuros Financeiros Internacionais de Londres (LIFFE) ver Contrato de futuros O centro mundial para a negociação de derivativos em Euro O maior mercado internacional de seguros (Lloyd's of London) e o principal centro de perícia para o mercado de resseguro mundial O maior centro internacional para o mercado de títulos internacionais O centro global de compensação para negociações internacionais em metais preciosos, como ouro e prata.

7 A Cidade de Londres é o maior centro financeiro do planeta. A região é sede da Bolsa de Valores de Londres e Lloyd's of London. Os três arranha-céus mais altos da cidade em 2008 que formam o centro financeiro Canary Wharf a partir Cabot Square. É a sede de empresas como HSBC e Clifford Chance.

8 Turismo Londres é um dos principais destinos turísticos do mundo. Este setor gera de a empregos. Aproximadamente 27 milhões de pessoas visitam a cidade por ano. O governo britânico estima que o setor representa 10% do produto nacional bruto. Os principais pontos turísticos compreendem as grandes lojas de Oxford Street, lojas de luxo em Knightsbridge e Bond Street (onde se encontra a famosa loja Harrod's, e lojas das grandes marcas), teatros e locais como o Soho, Covent Garden, Mayfair, Piccadilly Circus e Leicester Square. Os monumentos mais conhecidos são a Abadia de Westminster junto ao Big Ben, as Casas do Parlamento, o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge, a Torre de Londres, o London Eye a Catedral de São Paulo, a National Gallery, a Tate Gallery e Parques Reais de Londres (entre eles o Hyde Park).

9 O rio Tâmisa ao pôr-do-sol, na foto é possível observar a Tower Bridge e ao fundo o edifício 30 St Mary Axe.

10 Infra-estrutura Educação: Londres possui várias universidades. Com estudantes, a Universidade de Londres é a maior do Reino Unido e da Europa, com várias faculdades e institutos. Outras universidades situadas em Londres são a City University, a Universidade de Brunel, a London Metropolitan University, o Imperial College London, a Middlesex University, o King's College London, a UEL, a Universidade de Westminster, a London South Bank University e a Royal Academy of Music.

11 University College London é parte da Universidade de Londres.

12 Transportes: Londres é uma grande cidade em que a eficiência dos transportes é essencial na economia. A circulação automóvel é taxada segundo o sistema de Portagem urbana de Londres desde Os transportes em Londres são geridos por uma empresa estatal, a Transporte em Londres. Esta encontra-se organizada em secções, cada qual responsável por um meio de transporte: metropolitano, ônibus (autocarros), Docklands Light Railway, etc.

13 O emblemático ônibus panorâmico vermelho chamado de Routemaster.

14 Cultura Literatura: Vários escritores viveram e se inspiraram em Londres em suas obras. Como testemunha ocular, Samuel Pepys escreveu sobre a epidemia de peste e o grande incêndio. Charles Dickens retrata em seus livros a época vitoriana. Agatha Christie baseou em Londres muitas das aventuras das suas personagens. Beatrix Potter, escritora de livros infantis, também é inglesa e possui um museu em sua homenagem, o National Trust. J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, também inglesa, menciona a cidade diversas vezes em suas histórias.

15 Museus e galerias de arte: Museu de História Natural. Londres é o lar de muitos museus, galerias e outras instituições, que são as principais atrações turísticas e também desempenham um importante papel de pesquisa. O Museu de História Natural (Biologia e Geologia), Museu de Ciências e Victoria and Albert Museum (moda e design) estão agrupados no "bairro museu" de South Kensington, embora as casas do Museu Britânico abriguem artefatos históricos de todo o mundo. A Biblioteca Britânica é a biblioteca nacional do Reino Unido, abrigando mais de 150 milhões de itens. A cidade também abriga extensas coleções de arte, principalmente na National Gallery, Tate Britain, Tate Modern.

16 Artes dramáticas William Shakespeare passou grande parte de sua vida na cidade e fundou o Globe Theatre. Assim como seu contemporâneo, o dramaturgo Ben Jonson. Londres abriga várias escolas de artes dramáticas: Central School of Speech and Drama (que teve como estudantes Judi Dench e Laurence Olivier), London Academy of Music and Dramatic Art e a prestigiosa Royal Academy of Dramatic Art (que teve como estudantes Joan Collins e Roger Moore). A cidade abriga ainda alguns estúdios de cinema, dos quais se destaca Pinewood fundado em 1934 onde foram feitos vários filmes do agente 007.

17 Música Londres abriga várias casas de espetáculo musical como o Royal Albert Hall, Barbican Arts Centre entre outros. Possui a Orquestra Filarmônica de Londres com sede no Royal Festival Hall. Possui o Royal Ballet com sede na Royal Opera House. Os concertos de música pop/rock acontecem geralmente na O2 Arena, localizada em North Greenwich, Earls Cort ou na Wembley Arena. A cidade é sede do primeiro Hard Rock Café do mundo e do famoso estúdio Abbey Road Studios.

18 Esporte Londres foi sede duas vezes dos jogos olímpicos, em 1908 e Em 2005, Londres foi escolhida pela terceira vez para sediar os jogos olímpicos, o que acontecerá em Na cidade de Londres localiza-se o Estádio de Wembley (estádio de futebol) construído em 1924, que hoje é um dos maiores estádios de futebol do mundo e o mais moderno ja construído. A cidade abriga ainda 12 clubes de futebol profissional, sendo que cinco deles atuam na primeira divisão do campeonato inglês e possuem milhares de torcedores ao redor do mundo. São eles o Arsenal, Fulham, Tottenham Hotspur, West Ham United e Chelsea FC. Outros clubes da cidade são o Charlton Athletic, Crystal Palace e Millwall, que atualmente estão disputando a segunda divisão. Alguns filmes, como Green Street Hooligans, retratam o funcionamento e o cotidiano das firmas (torcidas organizadas) dos clubes londrinos. Londres é sede também de uma das mais famosas competições esportivas de ténis. O Torneio de Wimbledon é disputado no All England Club no subúrbio da cidade.

19


Carregar ppt "A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. Grupo: Turma:903 Juliana Teixeira Larissa Póvoa Laura Lima Raisa Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google