A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 09 Eduardo Silvestri www.eduardosilvestri.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 09 Eduardo Silvestri www.eduardosilvestri.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 09 Eduardo Silvestri www.eduardosilvestri.com.br

2 ContramedidasVPN

3 Contramedidas A descrição não esta vinculada a implementações ou produtos específicos, mas reúne contramedidas em tipos ou categorias genéricos, oferecendo uma conceituação simples, uma breve descrição do seu funcionamento e uma rápida analise de suas possibilidades e limitações.

4 Contramedidas As contramedidas apresentadas foram selecionadas por seu potencial de eficiência ou por terem sido desenvolvidas a partir de conceitos cuja importância e validade tornaram-se fundamentais.

5 Contramedidas Contramedidas. VPN’s – Virtual Private Network.VPN’s – Virtual Private Network. FirewallsFirewalls IDS – Instrusion Detection SystemsIDS – Instrusion Detection Systems Protocolos Seguros.Protocolos Seguros.

6 VPN – Virtual Private Network As VPN são redes virtuais estabelecidas entre hosts remotos de modo que a comunicação entre eles sofra um estrito controle, resultando em garantias efetivas da autenticidade, confidencialidade e integridade dos dados transmitidos e recebidos.

7 VPN – Virtual Private Network A tecnologia das VPN’s tem encontrado grande aceitação no mercado e vem sendo adotadas por empresas e instituições que encontram a necessidade, bastante usual, de conectar sua rede local a redes remotas ou hosts operando isoladamente fora dos limites físicos da rede local.

8 VPN – Virtual Private Network Uma situação típica em que a VPN pode ser de grande utilidade é representada pela empresa que mantém uma rede em sua matriz e necessita estabelecer uma conexão com as redes de suas filiais situadas em outras cidades. Outro exemplo típico de uso de VPN é quando um host isolado, por exemplo um notebook de um vendedor, necessita ter acesso a rede corporativa efetuando um acesso discado que variam de localidades a cada dia.

9 VPN – Virtual Private Network A comunicação por meio de uma VPN beneficia-se de uma série de funções implementadas pelos protocolos de comunicação sobre os quais a rede virtual é estabelecida. Alguns dos benefícios oferecidos pelas VPN’s são:

10 VPN – Virtual Private Network Possibilidade de utilizar a internet como link de longa distancia entre as redes ou hosts remotos. Essa possibilidade implica em redução de custos, uma vez que dispensa o estabelecimento de uma infra-estrutura de comunicação própria. Esta é, possivelmente, a justificativa mais comum para o emprego de VPNPossibilidade de utilizar a internet como link de longa distancia entre as redes ou hosts remotos. Essa possibilidade implica em redução de custos, uma vez que dispensa o estabelecimento de uma infra-estrutura de comunicação própria. Esta é, possivelmente, a justificativa mais comum para o emprego de VPN

11 VPN – Virtual Private Network Possibilidade de comunicar dados de forma segura, com o apoio de recursos de criptografia e autenticação, por meio de uma ou várias redes supostamente inseguras.Possibilidade de comunicar dados de forma segura, com o apoio de recursos de criptografia e autenticação, por meio de uma ou várias redes supostamente inseguras. Possibilidade de comunicar dados através de redes heterogêneas. Esta possibilidade dispensa a adoção de um padrão único e confere grande flexibilidade aos projetos de expansão ou integração de redes.Possibilidade de comunicar dados através de redes heterogêneas. Esta possibilidade dispensa a adoção de um padrão único e confere grande flexibilidade aos projetos de expansão ou integração de redes.

12 VPN – Funcionamento. O funcionamento de uma VPN baseia-se, em seu nível mais elementar, na possibilidade de inserir ou encapsular qualquer tipo de pacotes em outros pacotes, controlados por um protocolo que suporte funções de roteamento, criptografia e autenticação. Por serem rateáveis, esses pacotes podem ser transmitidos entre hosts localizados em redes distintas através de um ambiente de intra- redes, tipicamente através da internet.

13 VPN – Funcionamento. Por serem criptografados, os pacotes mantém-se seguros enquanto trafegam pelas redes inseguras. Por serem trocados através de uma conexão estabelecida mediante autenticação, fica assegurada a autenticidade dos dados a partir de uma origem conhecida.

14 Dúvidas

15 Perguntas 1- O que é uma VPN ? 2- Quais as 3 garantias no uso da VPN ? 3- Em que casos são mais utilizadas ? Entrega Imediata Publicações - AS RESPOSTA DAS PERGUNTAS.

16 www.eduardosilvestri.com.br Eduardo Silvestri silvestri@eduardosilvestri.com.br Dúvidas


Carregar ppt "Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 09 Eduardo Silvestri www.eduardosilvestri.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google