A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DHCP Dynamic Host Configuration Protocol"— Transcrição da apresentação:

1 DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

2 Roteiro da apresentação
Introdução Características Escopos DHCP Agentes de repasse Serviços Especificação do protocolo Considerações Conclusão

3 Introdução O DHCP provê uma estrutura para passagem de informações de configuração para computadores em uma rede TCP/IP. Baseado no protocolo BOOTP.

4 Porque usar DHCP? Rede TCP/IP, todos o computadores devem ter um único nome e um único endereço IP  computador é movido para outra rede, seu endereço IP deve ser modificado. Projetado para reduzir a complexidade na configuração de computadores para redes TCP/IP. Reduz a carga de adicionar, mover e configurar os computadores da rede TCP/IP.

5 Características Cliente pode descobrir parâmetros de configuração apropriados, sem a intervenção de um administrador de redes. Não é necessário uma configuração manual para cada cliente da rede. Não é preciso um servidor DHCP em cada sub-rede, podendo utilizar agentes de repasse DHCP.

6 Escopos DHCP Conjunto de endereços reservados a um servidor DHCP para serem atribuídos a clientes DHCP. Servidor DHCP não precisa estar fisicamente conectado aos clientes DHCP, então um mesmo servidor pode ser configurado com diferentes escopos.

7 Agentes de Repasse DHCP (DHCP Relay Agents)
Hardware ou software que pode passar mensagens DHCP (pacotes) de uma sub-rede para outra. O roteador que conecta sub-redes pode funcionar como um agente de repasse. Senão, cada sub-rede deverá ter um servidor DHCP.

8 Serviços Comunicar os parâmetros de configuração TCP/IP entre um servidor e um cliente DHCP. Método para alocação temporária ou permanente de endereços IP para clientes DHCP

9 Parâmetros de configuração
Código Nome da opção Significado Máscara de sub-rede Especifica a máscara de sub-rede da sub-rede do cliente. Servidor DNS Especifica uma lista de endereços IP para servidores de nome DNS disponível para o cliente. Nome do domínio Especifica o nome do domínio DNS que o cliente deve usar para a resolução do nome da máquina do DNS.

10 Parâmetros de configuração
Código Nome da opção Significado Endereço de broadcast Especifica o endereço de broadcast usado na sub-rede do cliente Servidores Especifica uma lista de endereços WINS/NBNS IP para os servidores de nome NetBIOS(NBNS). Lease Especifica o tempo em segundos a partir da atribuição do endereço até que o aluguel sobre o endereço do cliente expire.

11 Formato de uma mensagem DHCP
op(1) htype(1) hlen(1) hops(1) xid(4) secs(2) flags(2) ciaddr(4) yiaddr(4) siaddr(4) giaddr(4) chaddr(16) sname(64) file(128) options(variável)

12 Campos da mensagem DHCP
Campo Descrição op Tipo da mensagem (Opcode) htype Tipo do endereço do hardware hlen Tamanho do endereço do hardware hops Cliente seta para zero, o campo é usado por roteadores xid Identificador da transação secs Número de segundos desde que o cliente começou seu processo de boot flags Flags ciaddr Endereço IP do cliente. Preenchido pelo cliente usando DHCPREQUEST yiaddr Endereço IP do seu cliente

13 Campos da mensagem DHCP
Campo Descrição siaddr  Endereço IP do servidor giaddr Endereço IP do relay agent, usado na inicialização por um roteador chaddr Endereço do hardware do cliente sname Nome do servidor. O cliente pode preencher este campo se ele sabe o nome do seu servidor(opcional) file Nome do arquivo de boot options Campo opcional para parâmetros

14 Mensagens DHCP Mensagem Uso
DHCPDISCOVER Cliente faz um broadcast para localizar os servidores. DHCPOFFER Servidor para cliente em resposta ao DHCPDISCOVER com oferecimento de parâmetros de configuração. DHCPREQUEST Mensagem do cliente para o servidor que pode ser: requisitando parâmetros oferecidos por um servidor e descartando os outros, verificando a corretude do endereço previamente alocado ou extendendo o lease de um endereço IP

15 Mensagens DHCP Mensagem Uso
DHCPACK Servidor para cliente com parâmetros de configuração, incluindo o endereço IP DHCPNAK Servidor para cliente indicando que o endereço de rede está incorreto ou alocado para outro cliente DHCPDECLINE Cliente para servidor indicando que o endereço IP já está em uso. DHCPRELEASE Cliente para servidor renunciando o endereço IP e cancelando o lease. DHCPINFORM Cliente para servidor, perguntando pelo parâmetro de configuração local

16 Lease Período fixo que um endereço é concedido a um cliente
Pode ser ilimitado (ffffffff) Tempo relativo Associado ao identificador do cliente

17 Encapsulamento das mensagens
Cabeçalho DHCP Cabeçalho UDP Cabeçalho IP Ethernet

18 Alocação Inicial DHCPDISCOVER (broadcast) DHCPOFFER (broacast) Cliente
Servidor 1 DHCPREQUEST (broadcast) DHCPACK (boradcast)

19 Renovando a Concessão DHCPREQUEST (broadcast) Servidor 1 Cliente
DHCPACK (boradcast)

20 Liberando um Endereço Servidor 1 DHCPLEASE (unicast) Cliente

21 Obtendo Parâmetros com IP Configurado
DHCPINFORM (broadcast) Servidor 1 Cliente DHCPACK (unicast)

22 Atribuindo endereço IP
Endereço corrente do cliente (binding); Endereço precedente do cliente (binding); Endereço requisitado na opção “Requested IP Address”; Um endereço novo disponível.

23 Escolhendo um período para lease
Lease atribuído anteriormente ao cliente; Lease padrão Lease requisitado pelo cliente Lease relacionado com o identificador do cliente

24 Considerações Lease ilimitado Oferta de endereço Segurança
DHCP com servidores DNS

25 DHCP no Windows NT

26 Definindo um Escopo

27 Parâmetros de Configuração

28 Reservando endereços específicos

29 Concessões Ativas

30 Configuração Final

31 Conclusão Configuração de redes TCP/IP menos trabalhosa
Configuração de redes TCP/IP não sujeita a falhas


Carregar ppt "DHCP Dynamic Host Configuration Protocol"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google