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Positivismo Abordagem social

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Apresentação em tema: "Positivismo Abordagem social"— Transcrição da apresentação:

1 Positivismo Abordagem social
Prof. Antônio Mateus SOARES Salvador- BA

2 As diferentes abordagens do Social
1ª Abordagem: a teoria positivo-funcionalista: (Comte e Durkheim); 2ª Abordagem: a teoria histórico-crítica: (Marx); 3ª Abordagem: a teoria compreensiva (Weber)

3 Surgimento da iluminismo
Rousseau em sua obra: “O Contrato Social”, afirmava que o interesse comum era a base da sociedade; esse pensamento serviu de apoio ao Iluminismo. O poder da igreja passou a ser questionado como fonte de poder secular e político, diminuindo a intervenção clerical em assuntos civis e do Estado

4 No final do século XVIII e começo do século XIX, os antigos regimes totalitários começaram a ruir, no confronto com o liberalismo, em várias partes do mundo, pois este não reconhecia a origem "divina e suprema do Monarca", pois o considerava um "governante" e como tal "um empregado público", podendo ser dispensado, quando não estivesse prestando bons serviços.

5 Primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico;
Derivou do “Cientificismo”; Física Social – influência das ciências da natureza – aproximar mundo físico e social; Organicismo: sociedade como organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

6 AUGUSTE COMTE 1798 – 1857 Nasceu em Montpellier, França
Filho de uma família católica e monarquista Estudou em Paris Discípulo de Saint-Simon

7 AUGUSTE COMTE OBRAS: Curso de Filosofia Positiva (seis volumes 1830 e 1842) Discurso sobre o conjunto do positivismo Sistema de Política Positiva Catecismo Positivista

8 Seu lema fundamental "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Suas regras básicas são "Viver para outrem" e "Viver às claras". Como divisa Política, abrangente e sociológica, aconselha "Ordem e Progresso". Ser positivista é amar, conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade.

9 A origem do Lema Sobre a angélica inspiração de Clotilde de Vaux, pode ser indiferentemente caracterizada como a Religião do Amor, a Religião da Ordem ou a Religião do Progresso. O Amor procura a Ordem e leva ao Progresso; a Ordem consolida o Amor e dirige o Progresso; o Progresso desenvolve a Ordem e conduz ao Amor, donde a sentença característica do Positivismo: O Amor por princípio, a Ordem por base e o progresso por fim.                             

10 A Religião da Humanidade
Comte criou o que chamou de ‘religião da humanidade’: culto não-teísta, no qual Deus seria substituído por uma humanidade racional e evoluída que atingiria esse estágio “mais elevado” conduzida por “homens mais esclarecidos”.

11 Melhor forma de Governo
A proposta que apresenta: A SOCIOCRACIA – Governo da Sociedade – pois nem a aristocracia retrógrada que propõe uma volta ao passado, nem a democracia anárquica tem propostas claras; A Ditadura Republicana seria um “governo de salvação nacional exercido no interesse do povo”

12 Quem deve assumir o Poder
A grande missão é dada aos cientistas e industriais que devem assumir o poder do Estado com energia, prudência e perseverança, tornando o positivismo realmente popular. A missão regeneradora da “crise moral” é atribuída ao Ocidente, porque desenvolveu o espírito positivo, racional-científico.

13 Como tornar o Positivismo Popular
Pela Educação Pública: ela é capaz de propagar o espírito científico que conduzirá a sociedade ao estágio positivo, superando o teológico e o metafísico. Esta Educação deve guiar-se por um discurso fundado no diálogo, na conversação que permite aos interlocutores a manifestação livre de suas idéias.

14 O Papel da Mulher Comte acreditava que era necessário superar uma religião que colocava a perfeição como celeste, desconhecia a dignidade do trabalho e colocava a mulher como fonte do mal; Por isso, o ‘novo símbolo da República” seria a mulher. Ela é educadora por ‘excelência’... Possui a primazia do sentimento sobre a inteligência

15 Família: instituição fundante da sociedade
A Educação deve começar pela família, base do funcionamento da sociedade; devendo ter uma estrutura sólida. Por isso, “o homem deve sustentar a mulher a fim de que ela possa preencher convenientemente seu santo destino social: educar as novas gerações.

16 Raízes do Pensamento Positivista
Regeneração da humanidade pela ciência; Observação, experimentação e comprovação; APTIDÃO e SORTE; Função moderadora das mulheres; Evolucionista, baseia seu pensamento na lei dos 3 estados.

17 Desdobramentos do Positivismo
Regeneração da humanidade pela ciência; Observação, experimentação e comprovação; APTIDÃO e SORTE; Função moderadora das mulheres; Evolucionista, baseia seu pensamento na lei dos 3 estados.

18 A Lei dos Três Estágios de Evolução
Estado Teológico: explicações pela religião, superstição, fetichismo. Procura causas sobrenaturais. Caracterizado por uma sociedade militar; Estado Metafísico: explicações pela filosofia. Procura causas abstratas. Caracterizado por uma sociedade de legistas; Estado Científico: conhecimento positivo. Não se procura mais causas, mas Leis. Caracterizado pela sociedade industrial, a mais avançada.

19 ESTADO TEOLÓGICO Explicação baseada na fé, Deus como única verdade;
IMAGINAÇÃO = papel relevante; seres sobrenaturais; mentalidade teológica fundamenta a vida moral da época; crença em poderes IMUTÁVEIS fase + desenvolvida ( monoteísta) transição....

20 ESTADO METAFÍSICO Substituição dos deuses por forças físicas, químicas e vitais; NATUREZA = Deus (teológico) explicar natureza íntima, ou seja, causa primeira e fim último; substituição da imaginação pela argumentação; homem se desvincula do sobrenatural.

21 ESTADO POSITIVO I OBSERVAÇÃO em troca da imaginação e da argumentação;
cada proposição positiva deve corresponder a um fato, seja ele particular ou universal; foge ao empirismo, ou seja, não reduz o conhecimento a fatos isolados; abandona a consideração das CAUSAS impossibilidade de reduzir diversos tipos de fenômenos em um só princípio.

22 ESTADO POSITIVO II Cada ciência se ocupa de determinado grupo desses fenômenos naturais; UNIDADE SUBJETIVA= apenas aliada ao método; “ver para prover”; ciência = investigação do real, do certo e do indubitável; fato POSITIVO pode ser quantificado, analisado e comprovado.

23 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
Ciências Formais (Fórmulas e Axiomas) Naturais e Exatas Ciências Factuais (fatos) Sociais e Humanas

24 DIVISÃO DA SOCIOLOGIA:
ESTÁTICA SOCIAL, estudo das forças que mantém unida a sociedade DINÂMICA SOCIAL, estudo das causas das mudanças

25 O Positivismo de Comte e o Direito
O direito positivo é o direito vigente, garantido por sanções, coercitivamente aplicadas ou, então, o direito vigente aplicado coercitivamente pelas autoridades do Estado e pelas organizações internacionais, quando inobservado. É, finalmente, o direito que, historicamente, é obrigatório para todos.

26 O Positivismo Jurídico
Surgiu na figura de Auguste Comte. Entre algumas características, podemos destacar: é baseado na totalidade completa, fechada (sem lacunas) do sistema jurídico, preserva a hierarquia das normas, corresponde ao direito positivo. O positivismo jurídico caracteriza-se por ser antimetafísico e antijusnaturalista, empirista, por considerar o direito positivo como único objeto da filosofia e das ciências jurídicas.

27 Escola Positivista ou Antropológica : Lombroso e Garofalo
A ideologia vigente nesta época era a filosofia positivista que tinha por máxima a oposição ao racionalismo antes em voga, introduzindo em contra partida uma concepção naturalista, que visa explicar os fatos segundo o princípio da causalidade.

28 O Darwinismo Social “Missão Civilizadora”: a ‘civilização era ‘oferecida’ como forma de ‘elevar essas nações do seu estado primitivo para um nível mais desenvolvido; Darwinismo social: princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido; passagem de um estágio inferior para outro superior; sobrevivência dos organismos –sociedades e indivíduos – mais fortes e evoluídos.

29 Uma visão crítica do Darwinismo Social
Acreditando na superioridade de sua cultura, os europeus intervieram nas formas tradicionais de vida existentes nos outros continentes; Complexidade da cultura humana; A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às leis de mercado, principalmente pela doutrina do liberalismo econômico.

30 As teorias do desenvolvimento: do evolucionismo à globalização
Entraves ao desenvolvimento: o tradicionalismo e a questão racial A história e o desenvolvimento: abordagem dualista A desigualdade e o subdesenvolvimento como princípios O desenvolvimentismo

31 Duas formas de avaliar as mudanças sociais
O Darwinismo social justificava o colonialismo europeu no resto do mundo e refletia o otimismo com que o progresso material da industrialização era recebido; Dois movimentos na sociedade: ORDEM: princípio necessário para a evolução social ou Progresso. Implica no ajustamento e integração dos componentes da sociedade a um objetivo comum. (Aspecto estático); Aspecto dinâmico: o progresso, a industrialização; Deve prevalecer o estático sobre o dinâmico.

32 Da Filosofia Social à Sociologia
O positivismo exaltava a sociedade européia do século XIX (industrialização) e procurava colocar “ordem na desordem” pós 1789; Cabe à Sociologia o papel de propor um novo conjunto de idéias para reorganizar a sociedade pós-revolucionária, superando as contradições capazes de levar à anarquia e destruição. Seria uma espécie de “Física Social”. Formulação de uma teoria que vai abrir porta para novas explicações: será com Émile Durkheim que virá o aprofundamento de um método sociológico.

33 O Positivismo no Brasil
O Positivismo exerceu uma influência muito forte no Brasil, na segunda metade do século XIX, no momento da instauração da República e da elaboração da nova constituição.

34                                                                                               

35 Galeria de Fotos Templo da Humanidade do Rio de Janeiro
                                                                                                     Detalhe do Frontão do Templo da Humanidade

36 Apóstolos da Humanidade
                                 Miguel Lemos Apóstolo da Humanidade Fundador da Igreja Positivista do Brasil

37 Júlio Prates de Castilhos
Júlio Prates de Castilhos Autor da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul (14 de Julho de 1891). Esta foi a única constituição positivista, no mundo. Foi promulgada em nome da FAMÍLIA, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE. O presidente GETÚLIO VARGAS, de formação Positivista, foi o último Presidente do Rio Grande do Sul que com ela governou. Foi também quem a destruiu após a Revolução de 1930.   

38                                              Gen. BENJAMIM CONSTANT BOTELHO DE MAGALHÃES FUNDADOR DA REPÚBLICA BRASILEIRA Idealizador e fundador do CLUBE MILITAR, ocupou por diversas vezes sua Presidência.

39                                                            Raimundo Teixeira Mendes Apóstolo da Humanidade Autor da Bandeira Republicana

40 Racismo Científico no Brasil
SILVIO ROMERO ( ) OLIVEIRA VIANA ( ) NINA RODRIGUES ( ) TEORIA RACIAL EUGENIA BRANQUEAMENTO DA POPULAÇÃO PROGRESSO BRASILEIRO A INFLUÊNCIA DE LOMBROSO – “Italiano Fascista”

41 Racismo Científico no Brasil
A defesa da "mistura racial regeneradora" fundava-se na crença de que qualquer perspectiva de futuro para a nação brasileira precisava enfrentar o problema no que entendia ser sua raiz última, qual seja, a fonte biológica - era preciso, numa palavra, branquear a população. Para tanto, seria necessário encontrar formas de impedir que os descendentes de europeus e os alemães, em particular, se encerrassem em grupos étnicos fechados, deveriam, ao contrário, se espalhar por todo o país, distribuindo seu "capital eugênico" pelas diferentes regiões.

42 Darwinismo Social e suas influências/ Nazi-facismo

43 Antropometria A antropometria é um método estatístico de análise do corpo humano criado por volta de 1850 para precisar o lugar do homem na natureza e definir os caracteres das raças humanas. Ela foi rapidamente utilizada para apreciar os fatores "biossociológicos" na origem da decadência ou da prosperidade das nações e discriminar os grupos sociais desviantes, criminais ou inadaptados.

44 INTERLOCUÇÕES NAZISMO – “o exercício do mal e suas irracionalidades...”

45 CONTEXTO RACISTA – FINAL DO SÉC. XIX
BRASIL, PAÍS MESTIÇO

46 1870: Lei do ventre Livre.- 1888: Abolição;
Final do século XIX: - Contexto nacional: As obras de Debret são grande fonte de compreensão dos costumes do Brasil no século XIX 1870: Lei do ventre Livre : Abolição; -1889: Proc. da República.

47 Contexto internacional:
Evolucionismo (“A origem das espécies”, 1859). Sociedade com uma linha evolutiva única, humanidade dividida em etapas. Positivismo Cientificismo

48 Primeiras visões sobre o Brasil Que país será esse?
- Conde Artur de Gobineau - Nascimento e morte ( ) - Diplomata francês e um dos maiores teóricos do racismo no século XIX. “Ensaio da desigualdade das raças humanas” (1854), bíblia do racismo moderno. Origem das espécies é de 1859. Explicação da História a partir do plano biológico e fisiológico.

49 A busca por explicações à diversidade humana:
O conceito de raça introduzido por Georges Cuvier ( ), em inícios do XIX, inaugurou “a idéia da existência de heranças físicas permanentes entre os vários grupos humanos”. Do darwinismo biológico ao darwinismo social: o que valia para a natureza, valia para os homens, e as desigualdades sociais e políticas eram vistas como diferenças biológicas e naturais. Introdução da idéia de raça na literatura científica no século XIX. A ciência como ideologia >> racialismo, o racismo “científico”

50 Dizia que toda civilização estava fadada à auto-destruição e que essa vinha de dentro, da miscigenação. Toda sociedade nasce racialmente pura e, com o tempo, vai se degenerando: o contato é inevitável. Ambigüidade: Sociedade, ao virar civilização, vira Estado-Nação e passa a ser conquistador ou conquistado. O contato com outros povos move a história mas cava seu fim.

51 Somente a raça branca ou "Ariana", criadora da civilização, possuía as virtudes mais elevadas do homem: honra, amor à liberdade, etc., qualidades que poderiam ser perpetuadas apenas se a raça permanecesse pura. Sucesso das instituições depende do sangue do grupo: raça determina os instintos, por isso a política e a economia dependem dela. Decadência é inevitável. Degeneração é a perda do valor intrínseco daquele grupo racial. - Diz que as raças amarelas e negra produzem repulsão e a branca atração. Todas as sub-raças (inclusive os índios) derivam de combinações entre estas.

52 Postulava a superioridade da raça branca sobre as demais, e nesta distinguia os povos Arianos, os alemães, representando o povo mais civilizado (Monogenia). Sustentou a teoria de que o destino das civilizações é determinado pela composição racial, que os brancos, e em particular as sociedades arianas floresciam desde que ficassem livres dos pretos e amarelos. Quanto mais o caráter racial de uma civilização se dilui através da miscigenação, mais provável que ela perca a vitalidade e a criatividade, e mergulhe na corrupção e imoralidade.

53 -Veio ao Brasil no final no Império.
-Por outro lado, valoriza a mestiçagem ao dizer que o negro tem valor artístico e. com os amarelos, maior sensualidade. Diz que o problema é que a mestiçagem traz também as coisas “ruins”. -Veio ao Brasil no final no Império. -Previu que o país, dado o grau de mestiçagem, extinguir-se-ia em cerca de 200 anos. MESTIÇO – 1934 – CANDIDO PORTINARI

54 “Se em lugar de se reproduzir por ela mesma, a população brasileira estivesse em situação de minorar com vantagem os elementos desgraçados de sua constituição étnica atual, fortificando-os por alianças de valor mais alto com raças européias, então o movimento de destruição observado em suas classes cessaria e daria lugar a um curso totalmente oposto. A raça se levantaria, a saúde pública melhoraria, o temperamento moral se veria recuperado e as modificações mais felizes se introduziriam no estado social de este admirável país” (Georges Cuvier)

55 Louis de Agassiz Zoólogo suíço - (1807-1873)
Poligenista (cada raça vem de uma região geológica). Ao contrário de Gobieneau, não vê lado bom na miscigenação e não a vê como inevitabilidade. "Aqueles que põem em dúvida os efeitos perniciosos da mistura de raças e são levados, por falsa filantropia, a romper todas as barreiras colocadas entre elas deveriam vir ao Brasil. Não poderá negar a deterioração decorrente da amálgama das raças mais geral aqui do que em qualquer outro país do mundo, e que vai apagando rapidamente as melhores qualidades do branco, do negro e do índio deixando um tipo indefinido, híbrido, deficiente em energia física e mental"."

56 Identidade nacional: a questão da mestiçagem vista através do determinismo biológico.
Contexto de surgimento das Ciências Sociais: Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Oliveira Viana etc. Pergunta de fundo: como reverter o atraso brasileiro? Paradigma vigente até os anos 1930.

57 Referências Bibliográficas
SOARES, Antonio Mateus. Sociologia e Sociedade – Tema, teoria e conceito. Fast Designer, Salvador,2011. COMTE, Augusto. O catecismo positivista. COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. SP: Moderna, 1997. Site: SOARES, Mozart Pereira. O Positivismo no Brasil. POA: AGE, 1998. ZERO HORA. História do Brasil, 1998.


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