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Habilidades Com Pessoas

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Apresentação em tema: "Habilidades Com Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades Com Pessoas
Na Carreira de Sucesso Na Vida Familiar & Na Vida Social

2 INTRODUÇÃO Este seminário foi cuidadosamente preparado para você que procura meios de fazer e ser sucesso em locais onde você precise exercer influencias sobre pessoas a nível de liderança. Saiba que um líder só é líder quando é capaz de ser HUMILDE para OUVIR e sábio para MOTIVAR. Influenciar pessoas é algo inerente ao ser humano e todos nós já o fazemos inconscientemente. Mas, saber utilizar sua capacidade de influenciar para liderar é extremamente importante. Através deste instrumento, você poderá aproveitar-se de recursos próprios da natureza humana, para desenvolver outros dois instrumento de extrema importância para um bom líder, Motivação e Entusiasmo.

3 INTRODUÇÃO Um líder sábio, é uma pessoa observadora e atenta as boas e más tendências de seu grupo, afim de redirecioná-lo ao caminho correto. Nunca ignora o fato de que existem caminhos próprios para a condução da resolução de problemas. E quando não se percorre estes caminhos a tendência é aduzir novos problemas dentro de seu grupo de liderados. É importante sempre iniciar um discurso tomando em consideração duas necessidades do ser humano: Motivação e Entusiasmo. O líder pós-moderno jamais inicia um discurso de orientação e planejamento sem saber que a chave para seu sucesso é MOTIVAR.... Nosso mundo atual é o mundo da liberdade e do diálogo (discurso), e não se permite a imposição de autoridade. Quem impõe autoridade o faz por não tê-la.

4 INTRODUÇÃO Quem motiva seus liderados o faz por saber que sua autoridade é inteiramente dependente de sua sabedoria, em transmitir motivação no seu discurso. Lembre-se que seu sucesso também depende de sua autoridade e sua autoridade depende de sua motivação. É preciso perspicácia para conduzir pessoas e projetos ao sucesso. E seu fracasso está em passar adiante responsabilidades que são inteiramente suas. O bom líder promove meios INTERESSANTES e ESTIMULANTES para seus liderados desenvolverem por si mesmos soluções inteligentes. Todos gostamos de descobrir algo sobre as pessoas, mas também gostamos de ser descobertos por pessoas de níveis respeitados e que exerçam influência POSITIVA.

5 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
Como nós aprendemos (E compramos... uma idéia). 83 % Vendo 11 % Ouvindo 3,5 % Cheirando 1,5 % Tocando 1 % Provando Em outras palavras experimentando e provando todas as possibilidades de ação. A isso damos o nome de Inteligências múltiplas. Pesquisa realizada nos EUA Fonte: Marketing Network 1998

6 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
Como retemos as informações 10 % Do que lemos 20 % Do que ouvimos 30 % Do que vemos 50 % Do que vemos e ouvimos 70 % Do que dizemos quando conversamos 90 % Do que dizemos quando estamos interagindo com o meio.

7 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
Como retemos as informações MÉTODO DE APRENDIZADO RELEMBRANDO 3 HORAS DEPOIS 3 DIAS A Explanando algo quando Usado isoladamente 70 % 10 % B Demonstrando algo quando usado isoladamente 72 % 20 % C Quando um misto de explanação e demonstração é usado 85 % 65 % Les Gibblin

8 ENTENDENDO AS PESSOAS E A NATUREZA HUMANA
Conhecer a natureza humana pela ótica de um líder, significa saber porque as pessoas fazem o que fazem, e reagem de certas maneiras e as vezes de forma imprevisível sob certas condições. Isto envolve o reconhecimento pelo o que as pessoas são; e não o que você pensa ou quer que elas sejam. Este pode ser o primeiro passo na direção de ser um hábil diplomata com pessoas, porque permitirá você trabalhar a “favor da maré”.

9 ENTENDENDO AS PESSOAS E A NATUREZA HUMANA
"As pessoas estão interessadas primeiramente nelas mesmas, não em você!" Les Giblin 1985 Da mesma forma que você esta muito interessado em você mesmo mais do que em qualquer outra pessoa. Isto é natural ao ser humano. Todos os atos são dirigidos por pensamentos, e sabemos que quase todos os pensamentos são voltados aos próprios interesses. Quando se vê alguém que se interessa pelos outros é possível observar que mesmo este, possivelmente, estará em busca de uma realização de caráter pessoal.

10 ENTENDENDO AS PESSOAS E A NATUREZA HUMANA
O egoísmo é algo inerente ao ser humano. Desde os tempos antigos estratégias de guerras, disputas competições e interesses são geradas primeiramente dentro de mentes entorpecidas com o poder do egoísmo. (infelizmente sabemos que assim será até o final dos tempos). Desafortunadamente o egoísmo tem sido um princípio motivador para quase todas as iniciativas de novas conquistas. Claro, o egoísmo sempre possui caráter negativo e destrutivo

11 ENTENDENDO AS PESSOAS E A NATUREZA HUMANA
Mas... esta informação é importantíssima, pois ela proporciona meios para você agir sempre a favor e através dos anseios de seu grupo, uma vez que você entende que as pessoas estão interessadas primeiramente nelas, e motivadas pelas as aspirações mais egoístas possíveis. Desta base, você pode desenvolver habilidade no tratamento e comportamento para com os outros. "Saber que as pessoas preferem ver elas do que você, pode ser uma lição de vida para você." Les Giblim

12 Passos Para Influenciar Com o Dialogo
Sempre ao se desenvolver um diálogo alguém busca o que falar. As vezes o melhor a fazer, é estudar o momento e então falar sobre algo que faça sentido para ambos. Nunca tente responder sobre um assunto que não tenha sido questionado a você. As pessoas sempre buscam alguém pra ouvi-las. Necessitam de atenção e reconhecimento; precisam de elogios e admiração, desejam se sentir amadas e importantes, e esse é o momento que você pode e deve falar.

13 Passos Para Influenciar Com o Dialogo
Algumas dicas importantes para um diálogo de sucesso: Lembre-se, que as pessoas estão muito mais interessadas em seus próprios assuntos do que nas sua idéias. Assim, procure, descubra o assunto de maior interesse de seu interlocutor. Quando você deixa seu interlocutor exprimir suas idéias, e você fala sobre elas, ele ficará fascinado com você e inconscientemente será alguém que confiará mais em você.

14 Passos Para Influenciar Com o Dialogo
Dicas Importantíssimas Jamais utilize as palavras: Eu, Meu , mim e minha. Troque pela palavra mais linda e emocionante, falada em todo o mundo, VOCÊ. Quando você desistir do prazer de falar sobre você apenas, então você desfrutará do prazer de ser uma pessoas agradável e simpática no entendimento das outras pessoas.

15 Passos Para Influenciar Com o Dialogo
O fato de não sermos tão interessantes é porque estamos sempre falando de nós e de nossas idéias, planos, objetivos e vantagens. Bom o mais importante é que seus ouvintes gostem de falar com você. Gostem de estar com você e conseqüentemente ouvir você também. E certamente este é seu objetivo, ter seu ouvinte perto de você e interessado em você. Reflita: É muito fácil gostar e confiar em alguém que te escuta e te dê atenção; mais do que em alguém que não esta muito interessado em escutá-lo, mas, ansioso para falar sobre si mesmo.

16 Faça As Pessoas Se Sentirem Importantes
Um dos maiores desejos do ser humano é se sentir importante. Ser importante e ser reconhecido como alguém especial. A arte de fazer as pessoas se sentirem importantes é uma preciosa ferramenta para se conquistar espaço e confiança entre os outros. Muitas vezes seu orgulho não deixará você elogiar alguém, mas lembre-se as pessoas percebem isso e compreendem que você não esta aberta a uma relação de amizade sincera e sim de interesses pessoais.

17 Faça As Pessoas Se Sentirem Importantes
Três aspectos importantes 1 – Trate as pessoas dando a elas, verdadeira importância e atenção. 2 – Nunca desmereça alguém mesmo que essa pessoa não seja seu amigo (a). Seja humano pois sempre terá alguém observando você e seu comportamento diante de situações inesperadas. 3 – As pessoas são tão importantes para si mesmas quanto você é importante para você mesmo.

18 Faça As Pessoas Se Sentirem Importantes
Ouça-as, isso fará elas se sentirem importantes. "Aplauda-as", cumprimente-as; quando elas realmente merecerem. Pronuncie corretamente e com firmeza seus nomes. Elas vão amar você. Tenha CONCIDERAÇÃO pelas pessoas que espera para vê-lo. Elas CERTAMENTE VÃO FALAR DE VOCÊ para outros. Sempre espere um minuto antes de responder. Dá a impressão de que você "realmente" pensou no que elas disseram. Bom... Lembre-se de usar as palavras chaves: VOCÊ, SEU e SUA. Quando dentro de um grupo preste atenção a todos. Não faça acepção de pessoas, ainda que você tenha no grupo um amigo mais próximo.

19 Habilidoso Em Concordar ou Discordar
Ser tolerante é uma técnica considerada como uma arte, e pode ser a chave para muitas possibilidades. A TOLERANCIA pode ser considerada também uma jóia da sabedoria em nossos tempos, onde todos tem em suas opiniões o caminho mais certo e mais lógico. Jamais se esqueça que um TOLO sempre pode discordar das pessoas, e apresentar sua opinião, mas isso não o torna alguém sábio e esperto, principalmente se a outra pessoa estiver equivocada. A idéia é: não discordar mas compartilhar e dialogar.

20 Habilidoso Em Concordar ou Discordar
Aprenda a ser tolerante, concordando com as pessoas e ou permanecendo sabiamente calado. Faça as pessoas saberem que você concorda com elas. Este é um exercício muito bom para aquele que é o bom, dono da verdade (o arrogante e prepotente). Nunca diga as pessoas que você discorda delas a menos que seja extremamente necessário. Desta forma, esteja realmente consciente do que irá falar, porque você pode achar que esta com a verdade e, apenas achar não é suficiente para que realmente se tenha verdade. “Achismo” não é verdade. Verdade neste contesto é estudo e conhecimento científico.

21 Habilidoso Em Concordar ou Discordar
Admita quando você estiver errado. Diga de forma clara: Eu estou errado, me enganei, me equivoquei, etc... As pessoas admiram quem é capaz de fazê-lo. Isto é uma prova de caráter sincero. Recuse discussões. Mesmo quando estiver certo não discuta. Ninguém faz amigos discutindo, e nunca se chega a algum lugar desta forma. Trate os "cheios de opiniões" com jeito. A melhor técnica é recusar-se a discutir opinião sem fundamento. Eles vão esfumaçar, espernear e no final parecerão tolos diante de si mesmos.

22 Razões Para Ser Tolerante
Você sempre terá melhor resultado. Pessoas gostam que concorde com elas. Pessoas não gostam de que discordem delas. Pessoas não gostam de ser contrariadas. Ser tolerante é um exercício difícil mas com resultados reais e positivo. Ninguém se arrependerá por ter sido tolerante alguma vez. Tolerância é agir com paciência e paciência é sabedoria aplicada.

23 Saber Ouvir "Um bom ouvinte sempre permite a outra pessoa escutar o melhor conversador do mundo, ela mesma, em sua própria opinião". Les Giblim Quando você aprende ouvir mais do que falar, você se torna uma pessoa, na opinião do outro, muito interessante e agradável. Para algumas pessoas ouvir é um duro sacrifício. Estas mesmas pessoas deveriam saber que suportá-las falando é um sacrifício ainda maior. E falar (um discurso monólogo) como se fosse o dono de toda verdade não é o caminho para se fazer bons amigos, ou amigos que apreciem dialogar com você.

24 Algumas técnicas importantes
Saber Ouvir Algumas técnicas importantes Olhe firmemente para a pessoa que esta falando. Escute com sincero e atencioso interesse. Faça perguntas. Perguntas produz envolvimento. Não mude de assunto como se o assunto em discussão não tenha nenhum sentido para você. Isso é muito deselegante. Lembre-se de usar sempre as palavras VOCÊ e SEU. Você perceberá que estas cinco regras acima são uma forma de cortesia, e que trará a você muitos benefícios em seu dialogo com os amigos.

25 Saber Ouvir e Influenciar
Saber ouvir pode dar a você o poder de influenciar pessoas. E saber influenciar pessoas é uma das ferramentas mais importantes para alguém que lidera, ou trabalha com pessoas. Todos somos diferentes e possuímos gostos diferenciados. Jamais cometa o erro de pensar que alguém deverá ver algo pela mesma ótica que você. E que deva ter desejos e anseios iguais aos seus. Seja capaz de reconhecer o direito que o outro tem de poder fazer escolhas e decidir o melhor caminho para o melhor resultado em seu campo de ação. Seja humilde para entender que o outro pode estar com a razão.

26 Influenciar e Motivar Poder de influencia é o sonho de todo bom líder. Mas deve-se entender que influenciar não é mandar nem dar ordens aleatoriamente. A influência esta em certo sentido relacionada com a capacidade criativa de motivação. E motivação (através de ato criativo) é um precioso instrumento na mão do líder. Um líder moderno e inteligente sempre trabalha tendo como seu veículo principal, a motivação. Alguns líderes necessitam buscar o desenvolvimento da capacidade de ouvir e motivar. Use toda sua criatividade para motivar e lembre-se: seja generoso (R$) ao motivar em alguns casos.

27 Influenciar e Motivar A motivação gera amizade e amizade gera confiança e confiança gera comprometimento. Pessoas precisão ser motivadas sempre. Ninguém produz apenas porque o chefe é poderoso, mas porque esta motivado a servir alguém em quem possuem amizade e confiança. Normalmente se produz tendo em vista as recompensas no final (de cada projeto). Recompensa é um instrumento utilizado até mesmo pela própria Bíblia. “A coroa da justiça me esta guardada...” (II Tm 4:8) e muitos outro exemplos. A recompensa é todavia um instrumento de estímulo ao serviço.

28 Influenciar e Motivar A motivação é bastante distinta entre as pessoas. Uns gostam de presentes, outros de reconhecimento e todos gostam de "Money". Um grande segredo: quando o líder possui um grupo motivado seu poder de influência é tremendamente grande, pois seus liderados estão abertos a ouvir e atender a novas instruções e sugestões sem barreiras e ou críticas. Este processo tem um perfil de recompensas mútuas, onde o líder se sente feliz e realizado e seus liderados também se sentem felizes e entusiasmados.

29 Influenciar e Motivar Agora fica fácil.
Saber reconhecer alguém e seus direitos, te capacitará a conduzi-la para onde você quiser. Para alguém que confia em você e esteja motivada, apenas apresente o caminho para onde ela deve ir e como chegar, e ela chegará do jeito que você quer sem questionar seus motivos e objetivos. Para isso ouça, pergunte, observe, dê atenção especial e procure ser ao máximo cortes. Você será amado, respeitado e obedecido. As pessoas tendem a confiar em quem da mesma forma confia nelas.

30 Influencia e Amizade Observe que: reconhecimento, respeito, atenção, cortesia e confiança são elementos da amizade. Dentro do contesto de liderança os liderados são tendenciosos a servirem com maior satisfação a um amigo do que a um líder que manda. As pessoas possuem maior facilidade para confiar em amigos do que em líderes. Precisamente pelo fato de que um amigo ouve, dá atenção, é cortez e respeita os limites de seu próximo. A chave para influenciar e motivar com sucesso é uma relação de AMIZADE sincera.

31 Convencer Pessoas Quase sempre o ser humano é cético com respeito ao que o outro diz ser o correto. É normal as pessoas pensarem que você quer tirar vantagens em cima delas só para você. Para eliminar esse problema, que normalmente é uma grande barreira, será necessário estar bem embasado com respeito ao que você disser. Nunca use exemplos próprios nem opiniões próprias; por exemplo jamais diga: “na minha opinião”, isto soa mau; muito mau, e não leva o outro acreditar que sua opinião é realmente boa.

32 Convencer Pessoas Muitos pregadores gostam de usar exemplos pessoais no púlpito, pensando que realmente estão convencendo as pessoas, mas isso é um terrível engano, e não convence a quase ninguém. Em realidade muitos ouvem com sarcasmo. No caso de um líder, sua opinião é quase sempre criticada, com a idéia de que ele (o líder) não conhece bem a realidade e o contexto próprio de seu liderado. Procure sempre que possível buscar um referencial para embasar seu discurso e não parecer que você fala apenas por si só.

33 Convencer Pessoas Use exemplos de outros.
Exemplo: Quando alguém questionar sua capacidade, de maneira alguma diga: eu sou capaz, eu posso, eu já fiz e já comprovei. Isso não gera confiança alguma. Diga: bom meus amigos com base em ... (livro, experiência e ou alguém), quero apresentar..., algo que também experimentei quando realizei isso ou aquilo em tal lugar. Assim você faz com que o outro responda para você mesmo não estando presente. Neste caminho é mais fácil acreditar no que você diz, pela existência um referencial.

34 Sentindo As Pessoas Existe um sentimento em relação com o perfil das pessoas que merece nossa consideração. Este sentimento está relacionado com o fato de alguém cair ou não cair bem para você. Existe também algumas pessoas que são mestres em causar discórdia entre as demais; pessoas que acham que tudo e todos devem estar apenas para servi-lo, e quando as coisas não são como querem então se mostram expressamente insatisfeitos.

35 Sentindo As Pessoas Normalmente esse tipo de pessoa exige tudo o que quer, na hora que quer e do jeito que quer passando por cima de qualquer um incluso seu líder. É necessário paciência e maturidade para lidar com esse tipo. Nunca jamais vá pelo impulso de revidar ou disputar autoridade. Nunca funciona declarar sua autoridade. Autoridade é algo que se conquista. Esse tipo, normalmente são pessoas de baixa auto-estima e com diversos problemas psicológicos e são capazes de fazer qualquer coisa para manter seu poder de domínio sobre os demais.

36 Sentindo As Pessoas É nesta hora que se pode observar o equilíbrio de um líder. Uma questão define bem este problema: Quem é o adulto nesta relação? Quem é a pessoa que está no controle da situação, você ou o “desequilibrado”? Para você saber quem está no controle basta avaliar a si mesmo e perceber o quanto a outra pessoa está incomodando você e como está sua capacidade para lidar com esta situação e o quanto você é capaz de suportar o estado da outra pessoa sem reagir como alguém que está sendo conduzido, manifestando desaprovação pelo que a outra esta fazendo.

37 Sentindo As Pessoas As vezes um simples e silencioso olhar pode determinar quem esta no comando. A maturidade de um líder está em manter a paciência e o auto controle mediante o inesperado. Saber valorizar o que é bom na hora certa e ter capacidade de dispensar o indevido com sabedoria. A persepção é neste caso um instrumento de grande auxílio para o líder. Saber quando e como entrar e expor sua opinião. Sentir quando alguém esta pronto para ouvir e aceitar suas sugentões.

38 Para Você! Lembre-se que toda crítica tanto por parte do líder como por parte do liderado que seja de ordem negativa é proveniente de dois sentimentos: Inveja e ou Ciúme. Lembre-se também, você não é líder porque seus liderados precisão de você, mas porque eles confiam em você. Ninguém precisa de você. É você que precisa do apoio de seus liderados. E se você não tiver esse apoio será uma questão de tempo e você estará simplesmente acabado.

39 Conclusão Enfim o líder de sucesso é aquele que é capaz de ter humildade para aprender a cada segundo com o comportamento das pessoas; e poder escolher qual será a melhor estratégia a ser tomada no exato momento. Ser firme, honesto, humilde, atencioso, cortez, bom ouvinte, sensível, rápido, educado e principalmente uma pessoa MOTIVADORA. Um bom líder precisa ver exatamente aquilo que ninguém ainda viu. Um bom líder precisa ter Deus em sua vida de forma que Ele possa usá-lo como um “servo bom e fiel”.

40 Pr. Durlane Rezende Pedroso 2007
Algumas fontes bibliográficas * Cadernos de Aulas, de Rubens Molina 1989 * Habilidade Com As Pessoas, de Leslie T. Giblin 1985 * As Inteligências Múltiplas e Seus Estímulos, de Celso Antunes 1998 * A Bíblia Revista Corrigida e Atualizada no Brasil * Como Fazer Amigo e Influenciar Pessoas, 2000 * A Personalidade (Difel) Pr. Durlane Rezende Pedroso 2007


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