A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010."— Transcrição da apresentação:

1 AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE

2 PARÁBOLA DO SEMEADOR

3 Presente nos evangelhos de Mateus (cap 13, v. 1-9), Lucas (cap 8, v4-8) e Marcos (cap 4,v.1-9) No Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XVII: Sede Perfeitos

4 Parábola do Semeador é a primeira dentre sete proferidas no mesmo dia por Jesus às margens do mar da Galiléia. Parábola do Semeador é a primeira dentre sete proferidas no mesmo dia por Jesus às margens do mar da Galiléia. Elas fazem parte do primeiro grupo de discursos feitos por Jesus frente à oposição dos fariseus ao seu ministério. Elas fazem parte do primeiro grupo de discursos feitos por Jesus frente à oposição dos fariseus ao seu ministério.

5 Parábola do semeadorParábola do semeador Parábola do joioParábola do joio Parábola do grão de mostardaParábola do grão de mostarda Parábola do fermentoParábola do fermento Parábola do tesouro escondidoParábola do tesouro escondido Parábola da pérolaParábola da pérola Parábola da redeParábola da rede

6 Naquele mesmo dia saindo Jesus de casa assentou-se à beira mar e grandes multidões-se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E de muitas coisas lhes falou por parábolas, e dizia: - Eis que o semeador saiu a semear. E ao semear, uma parte caiu à beira do caminho e vindo as aves a comerem. Outra parte caiu em solo rochoso onde a terra era pouca e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém o Sol, a queimou, e porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra enfim caiu em boa terra, e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos de ouvir, ouça

7 Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino, e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria mas não tem raiz em si mesmo, sendo antes de pouca duração, em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e as fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica a infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende, este frutifica, e produz a cem, sessenta e a trinta por um.

8 Parábola das parábolas (Cairbal Schutel) Parábola das parábolas (Cairbal Schutel) Síntese dos caracteres predominantes em todas as almas. Síntese dos caracteres predominantes em todas as almas. Ensina-nos a distinguir as almas pela boa ou má vontade que recebem a PALAVRA / ENSINAMENTOS / BOA NOVA. Ensina-nos a distinguir as almas pela boa ou má vontade que recebem a PALAVRA / ENSINAMENTOS / BOA NOVA. Semeador= Jesus ou qualquer discípulo que divulga a mensagem Semeador= Jesus ou qualquer discípulo que divulga a mensagem Semente compreende os ensinamentos / a verdade / palavra divina Semente compreende os ensinamentos / a verdade / palavra divina

9 Semeador = JESUS Questão 625. Qual é o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo? -Jesus Semeador com maior conhecimento da semente. Por mais que pareça que o semeador foi descuidado, o desfecho da semente ele o conhecia como qualquer bom agricultor.

10 A verdade é recebida por cada um de um modo muito particular. Ela é a mesma, porém a variedade dos Espíritos que habitam a Terra a interpretem, tal qual, a sua evolução.

11 Ensinamentos = Conhecimento das Leis Morais

12 Questão 615 ( Cap I: Lei divina ou natural) A lei de Deus é eterna? É eterna e imutável como o próprio Deus. Questão 803 (Lei de Igualdade) … Deus fez suas leis para todos. O Sol brilha para todos…

13 A diferença na assimilação dos ensinamentos existe devido as diferenças na evolução espiritual. Temos aqueles que a compreendem e a praticam sem qualquer resistência, ao contrário daqueles que não a aceitam com tamanha resistência.

14 Questão 617. (Lei Divina ou Natural) É permitido ao homem aprofundar se nessas leis? Aumentar o seu conhecimento! SIM, mas uma única existência não lhes basta para isso. Questão 619. Questão 619. (Lei Divina ou Natural) Deus facultou a todos os homens os meios de conhecerem sua lei? Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. A cada nova existência ele compreende melhor o que é bem e o que é mal.

15 Questão 804 (Lei de Igualdade) Deus criou iguais todos os Espíritos. Cada um deles, porém viveu mais ou menos tempo e por conseguinte obteve maior ou menor soma aquisições. A diferença entre eles está na diversidade da experiência alcançada e da vontade com que procedem, vontade que é o livre-arbítrio.

16 Questões 238 e 239 (cap VI LE - Vida Espiritual) As percepções e os conhecimentos dos Espíritos são ilimitados? Numa palavra: Eles sabem tudo? Quanto mais se aproximam da perfeição, mais sabem. Se são Espiritos Superiores sabem muito. Os Espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes a cerca de todas as coisas. Conhecem os Espíritos os princípios das coisas conforme a elevação e pureza que hajam atingido.

17 Questão 779 (Lei do Progresso) O homem colhe em si mesmo a força para progredir ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento? O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e do mesmo modo. É então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social. O homem não pode manter-se perpetuamente na ignorância, porque deve atingir o objetivo que a providência lhes assinalou, ele se esclarece pela força das coisas (experiências).

18 Questão 115 (Cap I do Livro Segundo Mundo Espiritual) e 634 (Lei Divina ou Natural) Os espíritos foram criados simples e ignorantes… e progressivamente alcancarem a perfeição, pelo conhecimento da VERDADE.

19 Atenção não para o semeador, mas para o tipo de terreno em que a semente cai e na consequente germinação do grão. (Alírio de Cerqueira,2008) Atenção não para o semeador, mas para o tipo de terreno em que a semente cai e na consequente germinação do grão. (Alírio de Cerqueira,2008) Em razão disto, alguns consideram que a parábola poderia ser chamada também de a Parábola da Semente ou Os Quatro Tipos de Solo. Em razão disto, alguns consideram que a parábola poderia ser chamada também de a Parábola da Semente ou Os Quatro Tipos de Solo.

20 É marcante o fato da semente (mensagem divina) não mudar, e sim a qualidade do solo. É marcante o fato da semente (mensagem divina) não mudar, e sim a qualidade do solo. A terra que recebe as sementes, representa o estado intelectual e moral de cada um. A terra que recebe as sementes, representa o estado intelectual e moral de cada um. Os diferentes tipos de terreno simbolizam os diferentes perfis psicológicos de pessoas na sociedade. (Alírio de Cerqueira Filho, 2008) Os diferentes tipos de terreno simbolizam os diferentes perfis psicológicos de pessoas na sociedade. (Alírio de Cerqueira Filho, 2008) 6 perfis: Beira do Caminho / Solo Rochoso / Espinheiro / Boa Terra (30, 60 e 100) 6 perfis: Beira do Caminho / Solo Rochoso / Espinheiro / Boa Terra (30, 60 e 100)

21 ESE cap. XVII item 6 - Comentário de Kardec A Parábola da Semente representa perfeitamente as diversas maneiras pelas quais podemos aproveitar os ensinamentos do Evangelho. Quantas pessoas há, na verdade, para as quais eles não passam de letra morta...

22 1° Perfil 1° Perfil Pessoas que se comportam como se estivessem à beira do caminho. Pessoas que se comportam como se estivessem à beira do caminho. Permanecem na periferia da vida e vivem na superficialidade. Ouvem a mensagem e não a entendem. Permanecem na periferia da vida e vivem na superficialidade. Ouvem a mensagem e não a entendem. Indiferentes, permanecem a margem do processo evolutivo (inação). Indiferentes, permanecem a margem do processo evolutivo (inação). Presos aos apelos da Matéria que nem se dão conta da mensagem recebida. Presos aos apelos da Matéria que nem se dão conta da mensagem recebida.

23 Questão 712 e 713. (Lei de Conservação) Com que finalidade Deus pôs atrativos no gozo dos bens materiais? … para experimentá-lo por meio da tentação…. Para estimular o homem o cumprimento da sua missão. Qual o objetivo dessa tentação? Desenvolver lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos. Se o homem fosse estimulado ao uso dos bens terrestres pela utilidade que têm, sua indiferença poderia comprometer a harmonia do Universo.

24 Questão 712 e 713. (Lei de Conservação) Deus lhes deu o atrativo do prazer para experimentar o homem pela tentação que o arrasta ao abuso, do qual a RAZÃO deve defendê-lo.

25 Questão 802 (Lei do Progresso). Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos mais evidentes que se passam ao seus olhos? Não há os que dizem que não acreditariam, mesmo que vissem? Não é por meio de prodígios que Deus quer conduzir os homens, Ele quer deixar o mérito de se convencerem pela razão.

26 Indivíduos ainda imaturos, não preparados para tal semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada. Indivíduos ainda imaturos, não preparados para tal semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada. Agem pelo automatismo sem reflexões, auto- crítica... Agem pelo automatismo sem reflexões, auto- crítica... Se os brinquedos da maioria não mais te satisfazem é que a vida lhe convida a explorar horizontes mais vastos Emmanuel

27 Estão em completa sintonia com Espíritos inferiores, presos ainda aos prazeres da carne (simbiose vs obsessão), onde ambos desejam a satisfação de suas paixões. Estão em completa sintonia com Espíritos inferiores, presos ainda aos prazeres da carne (simbiose vs obsessão), onde ambos desejam a satisfação de suas paixões. Esta semente foi comida pelas aves. Jesus qualifica as aves como sendo os Espíritos inferiores, utilizando os termos: Satanás, Maligno, Diabo. Esta semente foi comida pelas aves. Jesus qualifica as aves como sendo os Espíritos inferiores, utilizando os termos: Satanás, Maligno, Diabo. A parte da semente jogada ao pé do caminho, que é comida pelas aves, representa a Palavra do Plano Maior recebida, sem que nos modifique, ou sem que nos desperte a ação". (Curti, 1982) A parte da semente jogada ao pé do caminho, que é comida pelas aves, representa a Palavra do Plano Maior recebida, sem que nos modifique, ou sem que nos desperte a ação". (Curti, 1982)

28 Lucas se refere ao fato da semente ter sido pisada, ou seja, desprezada. Ele é o único dos evangelistas que aborda este aspecto da parábola. Lucas se refere ao fato da semente ter sido pisada, ou seja, desprezada. Ele é o único dos evangelistas que aborda este aspecto da parábola. Questão 621 e 622 (Cap I: Lei Divina ou Natural) Uma vez que o homem traz em sua consciência a lei de Deus que necessidade havia de lhe ser ela revelada? - Ele a tinha esquecido e desprezada. Deus confiou a alguns homens (SEMEADORES) a missão de revelar a sua Lei? Sim, certamente. Em todos os tempos houve homens que receberam esta missão....

29 Pessoas que representam o solo rochoso simbolizam aqueles que inicialmente se empolgam com a possibilidade de evoluírem e logo se desmotivam (vacilantes) Pessoas que representam o solo rochoso simbolizam aqueles que inicialmente se empolgam com a possibilidade de evoluírem e logo se desmotivam (vacilantes) Recebem a mensagem com alegria mas como não tem raízes, acabam sucumbindo diante das tribulações e perseguições. Recebem a mensagem com alegria mas como não tem raízes, acabam sucumbindo diante das tribulações e perseguições. Já a reconhecem a verdade mas ainda não querem se comprometer com ela. Já a reconhecem a verdade mas ainda não querem se comprometer com ela. São aqueles que tem um início de despertar para o bem, para o bom, para o belo mas a terra (vontade) ainda é pouca. São aqueles que tem um início de despertar para o bem, para o bom, para o belo mas a terra (vontade) ainda é pouca.

30 Estas plantas que cresceram em ambiente com pouca terra e que não conseguiram consequentemente, apresentar raízes profundas, são logo queimadas pelo sol, que aqui representa as tribulações da vida, resultando em um afastamento dos trabalhos. Estas plantas que cresceram em ambiente com pouca terra e que não conseguiram consequentemente, apresentar raízes profundas, são logo queimadas pelo sol, que aqui representa as tribulações da vida, resultando em um afastamento dos trabalhos. A falta de umidade, referida por Lucas, também está relacionada com isso. A falta de umidade, referida por Lucas, também está relacionada com isso. A falta de profundidade ou umidade refere-se às nossas carências internas. Se buscássemos um melhor entendimento da mensagem, se tentássemos regá-la com a nossa compreensão, com a resignação... A falta de profundidade ou umidade refere-se às nossas carências internas. Se buscássemos um melhor entendimento da mensagem, se tentássemos regá-la com a nossa compreensão, com a resignação...

31 Classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si mesmas forças suficientes para vencerem o comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos, sentem-se incapazes de empreender a reforma de seus hábitos, a melhora de seus sentimentos. Classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si mesmas forças suficientes para vencerem o comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos, sentem-se incapazes de empreender a reforma de seus hábitos, a melhora de seus sentimentos. E, se acontece de surgirem incompreensões e dificuldades (simbolizado pelo Sol), então esfriam de uma vez, voltando a vida anterior que levavam. E, se acontece de surgirem incompreensões e dificuldades (simbolizado pelo Sol), então esfriam de uma vez, voltando a vida anterior que levavam.

32 Necessário Acordar (para os 2 perfis) Desperta o tu que dormes levanta te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá. (Paulo aos Efésios) Grande número de adeptos ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. Alguns encontram obscuridades nos textos, outros perseveram nas questiúnculas literárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que necessitou para preservar se na Terra.

33 Não percebem que isto ocorre porque permanecem dormindo, vítimas da paralisia das faculdades superiores. Os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes, todavia os companheiros distraídos interpretam nos por cenas sagradas, dignas de louvor, mas depressa relegadas ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender. A criatura necessita indagar a si mesma o que faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidade se destina. Faz se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer se para senhorear o próprio caminho Fala se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de escuro pesadelo.

34 Sacodidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormentes e semi-mortas até que despertem e se levantem através do esforço pessoal, a fim de que Cristo as esclareça. (Emmanuel – Texto 68 Pão Nosso)

35 Pessoa que está no perfil espinheiro é aquela que ao receber a semente a sufoca (rebeldes/contrários às leis). Pessoa que está no perfil espinheiro é aquela que ao receber a semente a sufoca (rebeldes/contrários às leis). São grandes obstáculos ao Progresso da Humanidade. São grandes obstáculos ao Progresso da Humanidade. Os espinheiros representam os chamamentos do mundo, a sedução das riquezas, a ambição, o orgulho, o egoísmo, a vaidade. Os espinheiros representam os chamamentos do mundo, a sedução das riquezas, a ambição, o orgulho, o egoísmo, a vaidade.

36 São os materialistas que produzem o mal para o próximo para terem cada vez mais (e principalmente para si mesmos) São os materialistas que produzem o mal para o próximo para terem cada vez mais (e principalmente para si mesmos) Agem deliberamente no mal. São extremamente egoístas e egocêntricos, verdadeiros doentes existenciais. Agem deliberamente no mal. São extremamente egoístas e egocêntricos, verdadeiros doentes existenciais. Aniquilam a sua essência divina Aniquilam a sua essência divina Os medos do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, vantagens e luxuosidades, sufocam, no nascedouro, os sentimentos altruísticos ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia aos seus queridos tesouros terrestres. Os medos do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, vantagens e luxuosidades, sufocam, no nascedouro, os sentimentos altruísticos ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia aos seus queridos tesouros terrestres.

37 Questão 714 e 715 (Lei de Conservação) Que se deve pensar do homem que procura nos excessos de todo o gênero o requinte de seus prazeres? Pobre criatura, que devemos lastimar e não invejar, porque está bem perto da morte … morte física e moral.

38 Questão 717. (Lei de Conservação) Que se deve pensar dos que se apropriam dos bens da Terra para se proporcionarem o supérfluo, com prejuízo daqueles a quem falta o necessário? Desconhecem a Lei de Deus e terão que responder pelas privações que houverem causado aos outros.

39 Questão 802 (Lei do Progresso). Não vedes hoje alguns homens que negam os fatos mais evidentes que se passam ao seus olhos? Não há os que dizem que não acreditariam, mesmo que vissem? Não é por prodígios que Deus quer conduzir os homens. Ele quer deixar o mérito de se convencerem pela razão.

40 Questão 781 (Lei do Progresso) É permitido ao homem deter a marcha do Progresso ? Semente cai e os espinhos retardam o seu crescimento. - Não, mas pode entravá-la algumas vezes.

41 Questão 781 a.(Lei do Progresso) Que pensar dos homens que tentam deter a marcha do progresso … ? Pobres seres, que Deus castigará. Serão arrastados pela torrente que procuram deter. Questão 785 Qual é o maior obstáculo ao progresso…MORAL? O orgulho e o egoísmo. Mudará à medida que o homem compreender melhor que além dos gozos dos bens terrenos, existe uma felicidade infinitamente maior e mais duradoura.

42 Questão 883 (Lei de Justiça, Amor e Caridade) É natural o desejo de possuir? Sim, mas quando o homem só deseja para si e para a sua satisfação pessoal, é puro egoísmo. Questão 883a Há homens insaciáveis que acumulam bens sem utilidade para ninguém ou apenas para saciar as suas paixões. Questão 895 (Perfeição Moral) O apego as coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade. Quanto mais apego menor a compreensão do seu destino

43 Questão 913. (Perfeição Moral) Dentre os vícios qual o que se pode considerar radical? Já dissemos inúmeras vezes: O egoísmo. Dele deriva todo o mal. Enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não destruirdes a causa… O egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade, ele neutraliza todas as outras qualidades.

44 Aqueles que estão no perfil espinheiro não tem alternativa para a transformação a não ser a dor e o sofrimento porque já passaram pela fase do perfil beira do caminho quando poderiam escolher se tornar aprendizes da vida e evoluir usando bem o livre arbitrio. Aqueles que estão no perfil espinheiro não tem alternativa para a transformação a não ser a dor e o sofrimento porque já passaram pela fase do perfil beira do caminho quando poderiam escolher se tornar aprendizes da vida e evoluir usando bem o livre arbitrio. Abuso do livre arbitrio Abuso do livre arbitrio Sofrer as consequências dos espinhos plantados para somente depois da colheita retornarem ao caminho do qual deliberadamente se afastaram. Sofrer as consequências dos espinhos plantados para somente depois da colheita retornarem ao caminho do qual deliberadamente se afastaram.

45 Questão 843 (Lei de Liberdade) O homem tem o livre-arbítrio de seus atos? Já que tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina. Questão 860. (Lei de Liberdade) Pode o homem pela sua vontade e por seu atos evitar acontecimentos…? Para fazer o bem que lhe cumpre- único objetivo da vida- é permitido ao homem impedir o mal, sobretudo aquele que possa contribuirn para a produção de um mal maior

46 Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. 1Cor, 6, 12 Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. 1Cor, 6, 12 Sempre seremos secundados por Espíritos que simpatizem com nossas disposições, mas não há arrastamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. LE, 845 Sempre seremos secundados por Espíritos que simpatizem com nossas disposições, mas não há arrastamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. LE, 845

47 Questão 872 (Lei de Liberdade- resumo teórico) O homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não forma previamente determinados… Tem a faculdade de ceder ou resistir aos arrastamentos a que todos estamos voluntariamente submetidos (escolha da existência e das provas que o espírito elegeu no estado de erraticidade) Pode combater as más tendências quando se basear no estudo aprofundado da natureza moral do homem.

48 Questão 799 (Lei do Progresso) De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o Progresso… Moral? Destruindo o Materialismo, que é uma das chagas da Humanidade. Espiritismo faz com que os homens compreendam onde estão os seus verdadeiros interesses O homem perceberá que pode garantir seu futuro por meio do presente Ensina a solidariedade que os há de unir como irmãos

49 Questão 800 (Lei do Progresso) Não será de temer que o Espiritismo nã consiga vencer a indiferença dos homens e seu apego as coisas materiais? As mudanças não ocorrem por um encanto. As ideías se modifificam pouco a pouco… … Passa se gerações para que modifiquem os velhos hábitos. …. A transformação só pderá operar se com o tempo gradualmente e de modo progressivo.

50 Boa terra. Aqueles que buscam um sentido para a própria vida, que a vêem como uma dádiva divina para sua evolução. Buscam a verdade com o objetivo de revolver a terra, para que possam produzir de acordo com a sua fertilidade. Aqueles que buscam um sentido para a própria vida, que a vêem como uma dádiva divina para sua evolução. Buscam a verdade com o objetivo de revolver a terra, para que possam produzir de acordo com a sua fertilidade. Personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre Divino encontram magníficas condições de receptividade. Personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre Divino encontram magníficas condições de receptividade. Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e fracassem algumas vezes, perseveram animosos, resultando de seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao próximo Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e fracassem algumas vezes, perseveram animosos, resultando de seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao próximo

51 Uns produzem trinta, simbolizando aqueles que já iniciaram um processo de fertilização da própria existência. A vida para eles começa a ter um novo sentido. Uns produzem trinta, simbolizando aqueles que já iniciaram um processo de fertilização da própria existência. A vida para eles começa a ter um novo sentido. Uns produzem sessenta, são aqueles que estão em situação mediana. Despertaram há mais tempo e utilizam a verdade para transformarem suas vidas e do seu próximo Uns produzem sessenta, são aqueles que estão em situação mediana. Despertaram há mais tempo e utilizam a verdade para transformarem suas vidas e do seu próximo Uns produzem cem simbolizando aqueles que já são fiéis à verdade. Têm as suas vidas repletas de sentido e utilizam todos os recursos para viver o Ser que são em comunhão plena com Deus. Uns produzem cem simbolizando aqueles que já são fiéis à verdade. Têm as suas vidas repletas de sentido e utilizam todos os recursos para viver o Ser que são em comunhão plena com Deus.

52 Decidiram viver uma vida repleta de exercícios de amor a si mesmas e ao próximo, tornando suas vidas suaves. Decidiram viver uma vida repleta de exercícios de amor a si mesmas e ao próximo, tornando suas vidas suaves. Homens de bem Homens de bem

53 Questão 619 (Lei divina ou natural) Deus facultou a todos os homens os meios de conhecerem sua lei? -Os homens de bem e os que desejam pesquisá-las são os que melhor a compreendem. (Lei divina ou natural) Questão 614 (Lei divina ou natural) É a única verdadeira para a felicidade do homem. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

54 Questão 893. (Lei de Amor, Justiça e Caridade) Qual a mais meritória de todas as virtudes? - Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento do mal. Mas a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem segundas intenções.

55 Questão 894. (Lei de Amor, Justiça e Caridade) Há pessoas que fazem o bem espontaneamente sem que precisem vencer quaisquer sentimentos contrários….? As que não tem que lutar são aquelas em que o progresso já está realizado; lutaram outrora e triunfuram. É por isso que os bons sentimentos não lhes custam nenhum esforço e suas ações lhes parecem muito naturais, para elas o bem se tornou um hábito. Semente que cai em BOA TERRA TERRA PREPARADA / FÉRTIL

56 Questão 918. (Perfeição moral) Porque sinais se pode reconhecer num homem o progresso rela que deve elevar o seu espírito na hierarquia espiritual? Quando os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de Deus e quando compreende antecipadamente a vida espiritual. Leitura pag. 550.

57 Questão 967. (Penas e Gozos Futuros) Em que consiste a felicidade dos Bons Espíritos? Em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que causam a desgraça dos homens. Para eles o amor que os une é fonte de suprema felicidade. Não experimentam as necessidade, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. São felizes pelo bem que fazem. Sabem que depende deles consegui-la e trabalham com esse objetivo.

58 APRESENTAÇÃO O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO

59 Irmão X, em Pontos e Contos, conta a história cujo título é o "Semeador Incompleto". Tratava-se de um pregador que ensinava, mas sentia-se incompreendido. Aos poucos foi perdendo o brilho da palavra. Desencarna. Vai ao mundo espiritual como o pregador incompreendido. Depois de algum tempo, recebe a presença do Senhor. Este lhe diz: "Se atiraste tantas sementes a esmo, que fazias do solo? Acreditas que o Supremo Criador conferiu eternidade ao pântano e ao espinheiro? Que dizer do lavrador que planta desordenadamente, que não retira as pedras do campo, nem socorre o brejo infeliz? É fácil espalhar sementes porque os princípios sublimes da vida procedem originariamente da Providência Divina. A preparação do solo, porém, exige cooperação direta do servo disposto a contribuir com o próprio suor". (Chico Xavier, 1978, cap. 22)

60 QUE A PAZ E LUZ DE JESUS NOS ENVOLVA SEMPRE ASSIM SEJA

61 Na Parábola do Na Parábola do


Carregar ppt "AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google