Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuan Cubas Alterado mais de 9 anos atrás
1
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro
2
O DESIGN DO SÉCULO XX Prelúdio Art Nouveau Século XIX / século XX.
3
Tipografia Objetos de Decoração Posters
4
Tipografia trabalhada Renascimento de alfabetos antigos ornamentados - estilo decorativo.
5
Cubismo - 1907 Picasso e Braque. Pintura bidimensional. Expansão interrompida pela 1ª Guerra Mundial, mas o movimento não acabou. Les Demoseilles d’Avignon – Picasso
6
Cubismo na década de 20 Criação de posters Influencia no design publicitário.
7
Futurismo 1909 -1915 Começou pouco antes da 1ª Guerra Mundial. Objetivo. Humberto Boccioni, Giacomo Balla, Severini, Sant’Elia
8
DADAÍSMO 1912 a 1922 Objetivo Origem do nome. Momento caótico. 1ª Guerra Mundial. Marcel Ducha mp Marcel Duchamp
9
Marcel Duchamp, Francis Picabia – antiarte. Muitos representantes do Dadaísmo tornaram-se surrealistas. Marcel Duchamp
10
Fim da década de 50: espírito Dadaísta ressurge através dos artistas Andy Warhol e Claos Oldemburg - movimento POP ART.
11
SURREALISMO 1924 França - Manifesto Surrealista de André Breton. “uma ação puramente automática e psíquica, pela qual se pode exprimir (...), o real funcionamento da mente, em 1924. Sonhos, Freud, simbolismo, fantasias do inconsciente. Técnica pictórica perfeita. Salvador Dalli Juan Miró
12
Surrealismo: grande influência na comunicação visual e na ilustração contemporânea. René Magritte Campanha Publicitária da Amil
13
BAUHAUS Weimar, Alemanha, 1919 Walter Gropius OBJETIVOS: novas concepções artísticas, formar arquitetos, pintores, escultores em um ambiente de oficina. Paul Klee, Wassily Kandinsky, Joseph Albers e Herbert Bayer. 1919 - 1º Manifesto do Grupo. 1923 – Fundada a Bauhaus Press. 1935 – Tipografia - Curso de Graduação.
14
DE STJIL – 1918 Firmou o design do século XX. Holanda Piet Mondrian Theo Van Doesburg – profeta, pintor, poeta, critico, arquiteto, tipógrafo e pioneiro do moderno design gráfico. Piet Mondrian
15
Precisão na divisão do espaço linhas negras tensão e assimetria formas básicas cores primárias simplicidade nas soluções. desenho assimétrico Japonês. “A linha reta corresponde à velocidade do transporte moderno; os planos horizontais e verticais à manipulação mais sutil ou à mais simples tarefas da vida e da tecnologia industrial. ( Teo Van Doesburg)
16
Construtivismo Russo 1922 – 1925 Kasimir Malevitch, Alexander Roddchenco, El Lissitzky, Marc Chagal, Vassily Kandinsky, Marc Chagal. Máximo de simplicidade Fotomontagem. El Lissitzky
17
Contato com designers De Stjil e Bauhaus. Composição palavra- imagem: primeiro passo para o fotojornalismo. Vassily Kandinsky Kasimir Malevitch
18
Profª Nilcéa Pinheiro Email: nilpinheiros@terra.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.