A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Apresentação Gestão Econômica e Financeira Universidade Federal Fluminense Professor: João Evangelista

2 Objetivos Analisar os objetivos e instrumentos das decisões operacionais nos empreendimentos Turísticos; Analisar e compreender os aspectos relacionados ao gerenciamento de capital de giro nas empresas turísticas. Discutir os instrumentos utilizados na avaliação da viabilidade econômica de empreendimentos turísticos; Desenvolver e compreender o processo de Planejamento, Elaboração e Análise de Plano de Negócios; João Evangelista

3 AULA 1 – DECISÕES OPERACIONAIS NOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS
- O objetivo de maximização de lucro. - A importância do conceito de ponto de equilíbrio nas decisões operacionais - Análise de risco das decisões operacionais. AULA 2 – SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO MERCADO TURÍSTICO - Segmentação do Mercado Turístico. - Redes de Negócios em Turismo - Estratégias competitivas aplicadas ao Mercado Turístico AULA 3 e 4 – DECISÕES FINANCEIRAS ESTRATÉGICAS NOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS - Retorno e risco financeiro, - Taxa de juros e Fluxo de Caixa das empresas turísticas. - Aplicação prática dos conceitos . João Evangelista

4 AULA 5 – DECISÕES DE INVESTIMENTO NAS ATIVIDADES TURÍSTICAS
- Técnicas de avaliação de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos turísticos. - Aplicação pratica das técnicas de VPL, TIR e payback na avaliação de projetos turísticos. AULAS 6 E 7 – PLANEJAMENTO TURÍSTICO E PLANO DE NEGÓCIOS - Estrutura do Plano de Negócios - Objetivos do Plano de Negócios AULA 8– EVENTOS INTERNACIONAIS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS - Impactos Econômicos dos Gastos Turísticos - Impactos Econômicos dos Investimentos nos Grandes Eventos. - Dinâmica do Turismo Brasileiro e os Grandes Eventos Internacionais . João Evangelista

5 Bibliografia Assaf, A., Neto, & Silva, C. A. T. (2002). Introdução à administração do capital de giro. In A. Assaf Neto, & C. A. T. Silva (Eds.). Administração do capital de giro (pp ). São Paulo, SP. Atlas. BOEGER, Marcelo Assad; YAMASHITA, Ana Paula. Gestão financeira para meios de hospedagem: hotéis, pousadas, hotelaria hospitalar e a hospitalidade. SP: Atlas, 2005. COOPER, Chris, Turismo, princípios e prática / Chris Cooper, John Fletcher, Stephen Wanhill, David Gilbert e Rebecca Shepherd; trad. Roberto Cataldo Costa - 2.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2001. Groppelli, A. A., & Nikbakht, E. (1998). Financiamento do capital de giro. In A. A. Groppelli, & E. Nikbakht (Eds.). Administração financeira (pp ). São Paulo, SP: Saraiva. PETROCCHI, Mário. Hotelaria: Planejamento e Gestão. SP: Pearson Prentice Hall, 2007.

6 Professor: João Evangelista
João Evangelista


Carregar ppt "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google