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Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio/DECOM 04 de dezembro de 2012 Câmara dos Deputados/DF.

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1 Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio/DECOM 04 de dezembro de 2012 Câmara dos Deputados/DF

2 2 A TAM voa para todos os aeroportos de maior concentração e atinge 42 cidades, que cobrem cerca de 93% do total da demanda doméstica Arquitetura da malha aérea TAM Opera em 42 aeroportos O trafego de conexão é servido basicamente pelos hubs de GIG, BSB e Guarulhos -A saturação do hub de Guarulhos impulsionou o desenvolvimento do hub do GIG para voos domésticos e internacionais -BSB é o Hub natural para as conexões do norte e sul/sudeste com importante demanda local A TAM opera voos internacionais a partir de CNF, MAO e dos HUBs de GRU, GIG e BSB. Fonte: Anuário ANAC e informação interna TAM

3 3 Utilização na hora-pico para pátio e no ano para TPS O crescimento acelerado trouxe para a infra-estrutura aeroportuária desafios de capacidade (Situação em 2012). Os maiores aeroportos do país, segundo a nossa visão, encontram-se saturados. Fonte: Informação interna TAM com base nas restrições de pedidos de voo (HOTRANS)

4 4 GRU CGH GIG SDU SSA CNF POA REC CWB VCP FOR MAO FLN VIX BEL NAT GYN CGB BPS MCZ SLZ CGR IGU AJU JPA NVT THE UDI LDB PVH RAO MCP SJP IOS STM PMW RBR JOI BSB BVB IMP MAB Do total de 42 aeroportos operados, 62% apresentam restrições estruturais e 17% adicionais por estarem em obras A321 restrito a 14 aeroportos, representando cerca de 23M pax por ano -14 outros aeroportos apresentam pista adequada para acomodar o A321, mas apresentam outros tipos de restrição A319 restrito a 6 aeroportos, representando 14% da demanda doméstica Possível operar A321 Apenas opera A319 Possivel operar A319 e A320 Obras (previstas ou em execução) – com ou sem impacto operacional Fonte: Considera as restrições impostas por segurança (Safety) de acordo com padrões TAM

5 5 Aeroportos em que ainda não operamos, mas que vemos perspectivas de operação futura 1

6 6 Estes aeroportos apresentam restrição de índice de PCN e categoria de incêndio em sua maioria. Alguns deles inclusive em tamanho de pista. Fonte: AIP Airport International Publication

7 7 O únicos 2 aeroportos nos quais poderíamos operar (tecnicamente) são: Pampulha (se liberada a operação de jatos) e Altamira que passa por obras e no futuro deverá permitir operações com o padrão de aeronaves adotado pela TAM

8 8 Aeroportos operados pela TAM (exceto SDU) em que, por restrições principalmente da Pista, obriga-se a operar aeronaves de baixa capacidade (A319 com 144 assentos) RBR: Limitado a 115 assentos na decolagem 2

9 9 Aeroportos operados pela TAM em que, por restrições diversas, não podemos operar aeronaves de maior capacidade (A321 com 220 assentos), o que poderia conferir melhores serviços, menor custo e conseqüentemente melhores tarifas 3

10 10 Aeroportos adensados com apenas uma pista podem representar grande risco de impacto no sistema aéreo; o recém incidente com o avião Cargueiro em Viracopos é um exemplo disso: Em razão disso, segue uma lista de aeroportos que em nossa avaliação, tem relevância no sistema aéreo e potencial de impactos caso tenham restrição de operação em suas únicas pistas (considerando aeronave operacional família Airbus) E adicionalmente, uma lista de aeroportos com 2 pistas, porém somente 1 operacional A situação de ter apenas 1 pista operacional tem agravado o atendimento do mercado por ocasião de necessidades de obras na pista. Exemplos de impacto: 1)Obras na pista de Fortaleza: ficou interditada por longo período entre 06:00 e 12:00. 2)2) Obras na pista de Curitiba: ficou interditada por longo período entre 00:15 e 06:15, e de Sábado para Domingo entre 20:15 e 12:15. 3)3) Obras na pista de Cuiabá: está interditada entre 02:05 e 08:05, e de Sábado para Domingo entre 20:00 e 08:00, com conclusão prevista para Jan/13. 4)4) Obras na pista de Goiânia: deverá ser interditada entre 21:10 e 07:10 (diária) entre 01/março/13 a 01/julho/13. Impacto Potencial Obras

11 11 Aeroportos que apresentam saturação em seu pernoite e conseqüentemente impedem ou dificultam posicionamento eficaz de aeronaves para o dia seguinte

12 12 Restrição 1 (GIG): Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento:

13 13 Restrição 2 (GIG): Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento:

14 14 Restrição 3 (CNF): Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento:

15 15 Restrição 4 (BSB): Horário de Partida (ida) solicitado foi às 10:20 Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento:

16 16 Restrição 4 (BSB): No entanto, Infraero sugere partida às 11:24 Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento:

17 17 OBRIGADO!


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