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Políticas de Incentivo ao Transporte Aéreo Regional

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Apresentação em tema: "Políticas de Incentivo ao Transporte Aéreo Regional"— Transcrição da apresentação:

1 Políticas de Incentivo ao Transporte Aéreo Regional
Audiência Pública Aviação Civil Brasileira Novembro I 2012

2 Incentivos à Aviação Regional
A Azul apoia a integração nacional e o desenvolvimento do País Maior malha aérea do Brasil Importante presença nos Aeroportos Regionais Setor de aviação é essencial para o Brasil 1 milhão de empregos R$ 42 bilhões para o PIB Apesar do forte desempenho nos últimos anos, o setor vem enfrentando uma série de desafios Aumento em tarifas aeroportuárias e de navegação aérea Alto custo do combustível Restrições de infraestrutura Estímulos a aviação regional podem trazer retomada do crescimento: Suspensão de aumentos de tarifas Revisão do preço do combustível e redução da alíquota de ICMS Investimentos em infraestrutura aeroportuária, inclusive nos aeroportos regionais Ganhos de eficiência através da otimização do espaço aéreo e investimentos em tecnologia

3 Números da Azul

4 AZUL + TRIP Linhas Aéreas
8.800 colaboradores 15% market - share 120 aeronaves em nossa frota (final 2012) R$ 4,1 Bilhões em 2012 96 Destinos atendidos em todo o país 29% das decolagens diárias do Brasil

5 AZUL TRIP: Malhas Complementares
100 Aeródromos 837 voos diários Melhor conectividade

6 Modelo de Negócios Azul
Serviço Produto Voos diretos e freqüentes Serviço de bordo gratuito e baseado em variedade de snack e bebidas Funcionários motivados e com autonomia para solucionar problemas Serviço de entretenimento (Live TV) Aeronaves novas e modernas Telas individuais (jatos) Layout 2x2 – sem poltrona do meio Lugares pré-marcados Conforto e espaço Padrão Brasil Azul Diferença 74 cm 79 cm 86 cm (Espaço Azul) +5 cm +12 cm

7 Frota Estratégica 65 52 117 Embraer E-Jets 86-118 assentos
Viabilidade para voos diretos e frequentes evitando hubs congestionados ATR Turboélice ATR 72 ATR 42 52 47-70 assentos Custo operacional significativamente menor do que um jato de 70 assentos (35% do consumo de combustível) Total 117

8 Potencial de Crescimento

9 Efeito Multiplicador do Setor
Efeito induzido 213 mil empregos R$7.3 bi PIB Efeitos indiretos 334 mil empregos R$11,5 bi PIB Efeito em outras Indústrias 254 mil empregos R$9.9 bi PIB Efeito direto 138 mil empregos R$13 bi PIB • Companhias Aéreas • Aeroportos Varejo de aeroporto Fornecedores diretos • Manutenção • Serviço de bordo • Atendimento em solo • Aluguel de carros Fornecedores indiretos • Agricultores • Fabricantes de carros Consumo por funcionário de companhias aéreas e de aeroportos Consumo por funcionário de fornecedores diretos e indiretos • Turismo • Indústria de exportação • Indústria de logística 1 milhão de empregos R$ 42 bilhões adicionados ao PIB R$ 13 bilhões em impostos

10 Potencial de Crescimento do Setor
140% * ANAC 2011 dados preliminares Fonte: Estudo do Setor de Transporte Aéreo no Brasil, BNDES 2010 Apesar do rápido avanço dos últimos anos, o setor ainda tem grande potencial para crescer no país

11 Número de Destinos e Rotas
Apesar da redução do número de destinos, o Efeito Azul gerou o significativo aumento de rotas – jan/1999 a jun/2011 108 Fonte: ANAC (HOTRAN); Elaboração: SAC/PR

12 Campinas Antes e Depois da Azul
Decolagens Diárias Azul: 90% das decolagens de Campinas * De segunda a sexta-feira

13 Entraves ao Crescimento do Setor
Exposição ao câmbio e petróleo: Combustível representa em média 40% dos custos operacionais de uma companhia aérea Precificado como se fosse importado do exterior em dólares, apesar de majoritariamente extraído e refinado no Brasil Tarifas aeroportuárias e de navegação aérea elevadas Infraestrutura limitada Falta de otimização da navegação aérea Poucas cidades servidas Altas tarifas Baixa lucratividade

14 Obrigado


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