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Políticas de Incentivo ao Transporte Aéreo Regional Audiência Pública Aviação Civil Brasileira Novembro I 2012.

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Apresentação em tema: "Políticas de Incentivo ao Transporte Aéreo Regional Audiência Pública Aviação Civil Brasileira Novembro I 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Políticas de Incentivo ao Transporte Aéreo Regional Audiência Pública Aviação Civil Brasileira Novembro I 2012

2 2 Incentivos à Aviação Regional A Azul apoia a integração nacional e o desenvolvimento do País –Maior malha aérea do Brasil –Importante presença nos Aeroportos Regionais Setor de aviação é essencial para o Brasil –1 milhão de empregos –R$ 42 bilhões para o PIB Apesar do forte desempenho nos últimos anos, o setor vem enfrentando uma série de desafios –Aumento em tarifas aeroportuárias e de navegação aérea –Alto custo do combustível –Restrições de infraestrutura Estímulos a aviação regional podem trazer retomada do crescimento: –Suspensão de aumentos de tarifas –Revisão do preço do combustível e redução da alíquota de ICMS –Investimentos em infraestrutura aeroportuária, inclusive nos aeroportos regionais –Ganhos de eficiência através da otimização do espaço aéreo e investimentos em tecnologia

3 3 Números da Azul

4 colaboradores 15% market - share 120 aeronaves em nossa frota (final 2012) R$ 4,1 Bilhões em Destinos atendidos em todo o país 29% das decolagens diárias do Brasil AZUL + TRIP Linhas Aéreas

5 5 AZUL TRIP: Malhas Complementares 100 Aeródromos 837 voos diários 837 voos diários Melhor conectividade

6 6 Modelo de Negócios Azul Voos diretos e freqüentes Serviço de bordo gratuito e baseado em variedade de snack e bebidas Funcionários motivados e com autonomia para solucionar problemas Serviço de entretenimento (Live TV) Padrão BrasilAzulDiferença 74 cm79 cm 86 cm (Espaço Azul) +5 cm +12 cm Aeronaves novas e modernas Telas individuais (jatos) Layout 2x2 – sem poltrona do meio Lugares pré-marcados Conforto e espaço ServiçoProduto

7 7 Embraer E-Jets E-195 E-190 E assentos Viabilidade para voos diretos e frequentes evitando hubs congestionados ATR Turboélice ATR 72 ATR assentos Custo operacional significativamente menor do que um jato de 70 assentos (35% do consumo de combustível) Total 117 Frota Estratégica

8 8 Potencial de Crescimento

9 9 Efeito Multiplicador do Setor Fornecedores diretos Manutenção Serviço de bordo Atendimento em solo Aluguel de carros Fornecedores indiretos Agricultores Fabricantes de carros Efeito direto 138 mil empregos R$13 bi PIB Companhias Aéreas Aeroportos Varejo de aeroporto Efeito induzido 213 mil empregos R$7.3 bi PIB Consumo por funcionário de companhias aéreas e de aeroportos Consumo por funcionário de fornecedores diretos e indiretos Efeito em outras Indústrias 254 mil empregos R$9.9 bi PIB Turismo Indústria de exportação Indústria de logística Efeitos indiretos 334 mil empregos R$11,5 bi PIB 1 milhão de empregos R$ 42 bilhões adicionados ao PIB R$ 13 bilhões em impostos

10 10 Potencial de Crescimento do Setor Apesar do rápido avanço dos últimos anos, o setor ainda tem grande potencial para crescer no país 140% * ANAC 2011 dados preliminares Fonte: Estudo do Setor de Transporte Aéreo no Brasil, BNDES 2010

11 11 Número de Destinos e Rotas Apesar da redução do número de destinos, o Efeito Azul gerou o significativo aumento de rotas – jan/1999 a jun/ Fonte: ANAC (HOTRAN); Elaboração: SAC/PR

12 12 Campinas Antes e Depois da Azul Campinas Decolagens Diárias Azul: 90% das decolagens de Campinas * De segunda a sexta-feira

13 13 Entraves ao Crescimento do Setor Exposição ao câmbio e petróleo: –Combustível representa em média 40% dos custos operacionais de uma companhia aérea –Precificado como se fosse importado do exterior em dólares, apesar de majoritariamente extraído e refinado no Brasil Tarifas aeroportuárias e de navegação aérea elevadas Infraestrutura limitada Falta de otimização da navegação aérea Poucas cidades servidas Altas tarifas Baixa lucratividade

14 14 Obrigado


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