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MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA Palestrante: Rodrigo Sant Anna Lopes Chaluppe Cargo: Gerente Técnico do IDPC.

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1 MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA Palestrante: Rodrigo Sant Anna Lopes Chaluppe Cargo: Gerente Técnico do IDPC

2 MERCADO BRASILEIRO Grandes empresas, descobrem o pequeno varejo Revista Exame 2007 O mercado recebe de braços abertos o consumidor da classe C Revista Veja 2008 Explosão do consumo na classe D Estado de São Paulo 2010 A classe E vai as compras Globo 2012

3 PANORAMA DAS PADARIAS DO BRASIL Mais de 63 mil micro e pequenas empresas (96,3% das padarias brasileiras), e atendem em média 43 milhões de clientes por dia (mais de 21,5% da população nacional). O setor gera 758 mil empregos diretos e 1,8 milhão indiretos. Em 2011, o índice de crescimento estimado foi de 11,88%. Consumo per capita de Pães/Ano: Chile: 98kg Argentina: 82,5kg Uruguai: 55kg Brasil: 33,5kg* Consumidos no Brasil 86% correspondem aos pães artesanais (sendo 58% pão francês); 4% são os pães industrializados Fonte ABIP 2012

4 O cliente sempre escolhe o lugar onde quer comprar! Como manter ele em sua padaria? ESCOLHA DO CLIENTE

5 Proximidade da residência: 100%; Proximidade do local de trabalho: 52,7%; Condições de higiene / limpeza: 30,7%; Cortesia no Atendimento: 28,8%; Qualidade dos Produtos: 25,7%; Variedade de Pães e Doces: 18,6%; Rapidez no Atendimento: 14,3%; Pão Quente à toda Hora: 11,3%; Instalações /Ambiente Agradável: 6,5%; Preço mais Acessível: 5,6% Fonte ABIP 2012 PRINCIPAIS MOTIVOS PARA COMPRAR EM PADARIAS

6 Desafios: Concorrência/Competitividade Clientes Colaboradores Valor agregado Diminuição de custos Ferramentas da Qualidade Auditorias internas de HigieneDESAFIOS

7 Mais automação Layout Posicionamento substituto de refeição Promoções, fidelização Mais serviço, padaria tendo outros serviços..... Padarias virando mini-mercados Padarias virando pontos de encontro de jovens e tribos Padarias virando lanchonetes (food service) INOVAÇÃO NO POSICIONAMENTO DA EMPRESA

8 VariávelAtividades Relacionadas Produto Serviços Diferenciais com a concorrência Tamanho Variedade de produtos Devoluções Qualidade Embalagem Preço Condições de Pagamento Descontos Promoção Propaganda Publicidade Promoções Praça (Ponto- de Venda) Lojas 4 Ps

9 Vitrine com poucos produtos (Aparenta produto velho) Vitrine cheia de produtos (Aparenta produto velho) SERVIÇO DE MONTAR VITRINE

10 O layout montado deve favorecer a circulação dos clientes por toda a padaria Produtos de alto valor agregado no caixa ou no corredor que antecede o check-out são essenciais para o aumento do ticket médio, por se saber que muitas vezes o aumento do ticket vem da venda dos produtos expostos próximo do check-out, pois muitas vezes compramos por impulso. LAYOUT DA PADARIA

11 COMPOSIÇÃO MÉDIA DO FATURAMENTO


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