A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atributos considerados pelos consumidores para escolher o supermercado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atributos considerados pelos consumidores para escolher o supermercado."— Transcrição da apresentação:

1

2 Atributos considerados pelos consumidores para escolher o supermercado

3 Preços baixos, ofertas e promoções são os mais importantes atributos destacados pelos consumidores Também não basta só ter preço, e a qualidade e serviços? O cliente raramente está satisfeito com os preços do supermercado (média 17%) Acham importante comparar preços Cuidado para não massacrar as margens de lucro

4 2° Atributo mais importante Fator de atração e fidelização do consumidor O cliente deve se sentir bem atendido, com cordialidade e eficiência Auto-serviço X Serviços pessoais A importância do pessoal de frente do caixa Despreparo dos funcionários X atendimento do cliente Grau de crescente exigência quanto ao serviço A maioria dos consumidores acham que os serviços podem melhorar ainda mais

5 Os consumidores demonstram a imagem de qualidade da loja a dois fatores: –Padrão arquitetônico e tecnológico da loja –Produtos perecíveis O supermercado precisa cuidar muito bem da exposição e qualidade dos seus perecíveis Atenção aos detalhes: –limpeza de banheiros –pias para lavar as mãos após o manuseio de frutas –pisos e equipamentos mal conservados

6 Forte impacto no investimento do varejista e giro de estoques Constância de produtos no ponto-de-venda As consumidoras gostam de comprar determinadas marcas que reconhecem em função da qualidade Irritação quando da falta de produtos na prateleira Somente 28% dos consumidores avaliam como excelente Melhoria na variedade com a abertura para os importados

7 Cheques-pré e cartões atraem o consumidor Diferencial competitivo pequeno Mesmo assim, os consumidores gostariam de prazos maiores Risco para o varejista e guerra de prazos da concorrência Associada a imagem de atendimento da loja Apesar da informatização, para muitos consumidores ainda é o pior momento da loja (pagar + fila) Queixas: falta de troco, falta de cuidado com o manuseio das compras, mau humor da operadora Grandes filas e caixas fechadas - É a Morte!!!!

8 Contribuem para a imagem de qualidade do supermercado Importante fator de diferenciação da loja Somente 35% dos consumidores consideram excelentes as seções de perecíveis Grandes lojas - qualidade crescentes neste quesito Participação dos supermercados, nas compras das consumidoras

9 Insatisfação no Açougue –Filas –Embalagens com sangue –Cortes inadequados –Odor no açougue –Falta de higiene –Variedade inadequada (auto- serviço)

10 Insatisfação nos Frios e Laticínios –Produtos com validade prestes a vencer –Má conservação dos produtos refrigerados Insatisfação na Padaria –Necessidade de maior variedade –falta de qualidade na apresentação de produtos Insatisfação nas Frutas e Verduras –Verduras com aparência ruim –Poucas balanças de pesagem –Falta de cortesia no atendimento –Variação na qualidade dos produtos na mesma banca

11 Forte participação dos supermercados: mercearia (91%), frios e laticínios (89%) e bazar (75%) Oportunidades de crescimento: carnes e aves (55%), frutas e verduras (45%) e padaria (28%) Problemas nas lojas de pequeno e médio porte - qualidade do produto Os consumidores acham importante fazer suas compras num mesmo local


Carregar ppt "Atributos considerados pelos consumidores para escolher o supermercado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google