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percebem os supermercados

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Apresentação em tema: "percebem os supermercados"— Transcrição da apresentação:

1 percebem os supermercados
Como os consumidores percebem os supermercados Varejo

2 Atributos considerados pelos consumidores para escolher o supermercado

3 A importância dos preços competitivos
Preços baixos, ofertas e promoções são os mais importantes atributos destacados pelos consumidores Também não basta só ter preço, e a qualidade e serviços? O cliente raramente está satisfeito com os preços do supermercado (média 17%) Acham importante comparar preços Cuidado para não massacrar as margens de lucro

4 Atendimento 2° Atributo mais importante
Fator de atração e fidelização do consumidor O cliente deve se sentir bem atendido, com cordialidade e eficiência Auto-serviço X Serviços pessoais A importância do pessoal de frente do caixa Despreparo dos funcionários X atendimento do cliente Grau de crescente exigência quanto ao serviço A maioria dos consumidores acham que os serviços podem melhorar ainda mais

5 Qualidade Os consumidores demonstram a imagem de qualidade da loja a dois fatores: Padrão arquitetônico e tecnológico da loja Produtos perecíveis O supermercado precisa cuidar muito bem da exposição e qualidade dos seus perecíveis Atenção aos detalhes: limpeza de banheiros pias para lavar as mãos após o manuseio de frutas pisos e equipamentos mal conservados

6 Variedade Forte impacto no investimento do varejista e giro de estoques Constância de produtos no ponto-de-venda As consumidoras gostam de comprar determinadas marcas que reconhecem em função da qualidade Irritação quando da falta de produtos na prateleira Somente 28% dos consumidores avaliam como excelente Melhoria na variedade com a abertura para os importados

7 Crédito Rapidez no Caixa
Cheques-pré e cartões atraem o consumidor Diferencial competitivo pequeno Mesmo assim, os consumidores gostariam de prazos maiores Risco para o varejista e guerra de prazos da concorrência Rapidez no Caixa Associada a imagem de atendimento da loja Apesar da informatização, para muitos consumidores ainda é o pior momento da loja (pagar + fila) Queixas: falta de troco, falta de cuidado com o manuseio das compras, mau humor da operadora Grandes filas e caixas fechadas - É a Morte!!!!

8 Participação dos supermercados, nas compras das consumidoras
Perecíveis Contribuem para a imagem de qualidade do supermercado Importante fator de diferenciação da loja Somente 35% dos consumidores consideram excelentes as seções de perecíveis Grandes lojas - qualidade crescentes neste quesito Participação dos supermercados, nas compras das consumidoras

9 Perecíveis Insatisfação no Açougue Filas Embalagens com sangue
Cortes inadequados Odor no açougue Falta de higiene Variedade inadequada (auto-serviço)

10 Perecíveis Insatisfação nos Frios e Laticínios
Produtos com validade prestes a vencer Má conservação dos produtos refrigerados Insatisfação na Padaria Necessidade de maior variedade falta de qualidade na apresentação de produtos Insatisfação nas Frutas e Verduras Verduras com aparência ruim Poucas balanças de pesagem Falta de cortesia no atendimento Variação na qualidade dos produtos na mesma banca

11 Perecíveis Forte participação dos supermercados: mercearia (91%), frios e laticínios (89%) e bazar (75%) Oportunidades de crescimento: carnes e aves (55%), frutas e verduras (45%) e padaria (28%) Problemas nas lojas de pequeno e médio porte - qualidade do produto Os consumidores acham importante fazer suas compras num mesmo local


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