A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roma antiga. Elementos historiográficos Roma pode ter sua história dividida pelos seus períodos políticos: Roma pode ter sua história dividida pelos seus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roma antiga. Elementos historiográficos Roma pode ter sua história dividida pelos seus períodos políticos: Roma pode ter sua história dividida pelos seus."— Transcrição da apresentação:

1 Roma antiga

2 Elementos historiográficos Roma pode ter sua história dividida pelos seus períodos políticos: Roma pode ter sua história dividida pelos seus períodos políticos: Monarquia – República – Império Monarquia – República – Império A história de Roma vai de 750 a.c. até 476 d.c. com o fim do Império Romano do Ocidente. A história de Roma vai de 750 a.c. até 476 d.c. com o fim do Império Romano do Ocidente. O império romano do oriente só cai em 1453. O império romano do oriente só cai em 1453.

3 Fundação Mito de Rômulo e Remo Mito de Rômulo e Remo Origem tribal Origem tribal

4

5 Tribos da península itálica

6 Monarquia Inicio da história de Roma Inicio da história de Roma Governantes eram reis de origem etrusca. Governantes eram reis de origem etrusca. Os etruscos foram um povo que dominou os romanos e impuseram a monarquia. Os etruscos foram um povo que dominou os romanos e impuseram a monarquia.

7 Fim da monarquia Os romanos (patrícios) cansaram de serem governados por etruscos e os expulsaram. Os romanos (patrícios) cansaram de serem governados por etruscos e os expulsaram. Para não haverem mais governantes etruscos inventaram a: Para não haverem mais governantes etruscos inventaram a: REPÚBLICA REPÚBLICA Do latim – Res publica- coisa pública Governo com mandante eleito e por tempo determinado.

8 Período republicano Marcado pela expansão territorial Marcado pela expansão territorial Nesta época Roma teve seu território aumentado através de guerras de conquista. Nesta época Roma teve seu território aumentado através de guerras de conquista. Primeiro com a península itálica depois parte da Europa e África. Primeiro com a península itálica depois parte da Europa e África. Veja no mapa. Veja no mapa.

9

10 Principais cargos Cônsul: Em numero de dois, eram os principais magistrados romanos. Exerciam o cargo por um ano. Cônsul: Em numero de dois, eram os principais magistrados romanos. Exerciam o cargo por um ano. Pretor: Administrava a justiça Pretor: Administrava a justiça Censor: Calculava a riqueza dos romanos e decidia quem poderia participar do senado, ou seja, só os ricos. Censor: Calculava a riqueza dos romanos e decidia quem poderia participar do senado, ou seja, só os ricos. Ditador: Eleito pelo senado em situações de crise, assumia a administração do estado e o comando do exercito. Ditador: Eleito pelo senado em situações de crise, assumia a administração do estado e o comando do exercito. Edil: Inspetor responsável pelo funcionamento e conservação dos edifícios públicos. Edil: Inspetor responsável pelo funcionamento e conservação dos edifícios públicos. Questor: Cuidava do tesouro publico e da arrecadação de impostos. Questor: Cuidava do tesouro publico e da arrecadação de impostos. Tribuno da plebe: Defendia os interesses do plebeus no senado. Tribuno da plebe: Defendia os interesses do plebeus no senado.

11 Guerras púnicas No século III a.c., um povo que vivia na cidade de Cartago, fundada pelos fenícios no norte da África, representava uma concorrência no mar mediterrâneo. No século III a.c., um povo que vivia na cidade de Cartago, fundada pelos fenícios no norte da África, representava uma concorrência no mar mediterrâneo. Os romanos decidiram tomar os seus territórios e destruir esse povo Os romanos decidiram tomar os seus territórios e destruir esse povo Foram 3 guerras púnicas vencidas por Roma. Foram 3 guerras púnicas vencidas por Roma.

12 1ª guerra: conquista da Sicília

13 2ª guerra: Aníbal

14 3ª guerra: Aniquilação de Cartago

15 Aumento da escravidão As conquistas faziam aumentar cada vez mais o número de escravos, que se tornaram a principal mão-de-obra. As conquistas faziam aumentar cada vez mais o número de escravos, que se tornaram a principal mão-de-obra.

16 Escravos Romanos

17 Guerras = Mais escravos

18

19 Sociedade romana Patrícios: proprietários de terras e descendentes dos fundadores. Patrícios: proprietários de terras e descendentes dos fundadores. Plebeus: em geral pobres, mas alguns ficavam ricos. Não possuíam os mesmos direitos políticos dos patrícios. Plebeus: em geral pobres, mas alguns ficavam ricos. Não possuíam os mesmos direitos políticos dos patrícios. Clientes: Se associavam com os patrícios Clientes: Se associavam com os patrícios Escravos: Não possuíam direitos políticos. Escravos: Não possuíam direitos políticos.

20 Conquistas da plebe Os plebeus cansados com as injustiças decidiram exigir melhorias. Os plebeus cansados com as injustiças decidiram exigir melhorias. Aos poucos leis foram criadas em seu benefício. Aos poucos leis foram criadas em seu benefício.

21 Lei canuléia (séc. V a.c.): Aboliu a proibição de casamentos entre patrícios e plebeus. Com isso, um plebeu rico podia se casar com uma patrícia a fim de facilitar sua ascensão na vida política. Lei canuléia (séc. V a.c.): Aboliu a proibição de casamentos entre patrícios e plebeus. Com isso, um plebeu rico podia se casar com uma patrícia a fim de facilitar sua ascensão na vida política. Lei licínias (Séc. IV a.c.): Determinaram o acesso dos plebeus as terras publicas conquistadas por guerras e ao alto magistrado(consulado) Lei licínias (Séc. IV a.c.): Determinaram o acesso dos plebeus as terras publicas conquistadas por guerras e ao alto magistrado(consulado) Lei Hortência (séc. III a.c.): Determinou que os decretos aprovados pelos plebeus, passariam a valer para toda a republica. Lei Hortência (séc. III a.c.): Determinou que os decretos aprovados pelos plebeus, passariam a valer para toda a republica.

22 Tibério e Caio Graco Queriam a reforma agrária em Roma. Queriam a reforma agrária em Roma. Conseguiram implantar numa região Conseguiram implantar numa região Mas foram mortos pela tentativa Mas foram mortos pela tentativa

23 Fortalecimento do exército Com tantas conquistas os membros do exército como os generais se tornavam, figuras populares. Com tantas conquistas os membros do exército como os generais se tornavam, figuras populares. Um desses generais conseguiu tornar-se Cônsul. Mário! Um desses generais conseguiu tornar-se Cônsul. Mário!

24 General Sila Depois de Mário o senado acabou tendo seu poder reduzido, o exército tornou-se a instituição mais importante. Depois de Mário o senado acabou tendo seu poder reduzido, o exército tornou-se a instituição mais importante. Sila entrou pela primeira vez com o todo o exército em Roma, isso fez dele ser nomeado pelo senado como ditador. Sila entrou pela primeira vez com o todo o exército em Roma, isso fez dele ser nomeado pelo senado como ditador.

25

26 Júlio César – Primeiro triunvirato Grande líder entre os plebeus, reuniu aliança com generais Pompeu e Crasso. Grande líder entre os plebeus, reuniu aliança com generais Pompeu e Crasso. Crasso morre numa batalha – erro crasso Crasso morre numa batalha – erro crasso Pompeu tenta usurpar o poder de Julio César Pompeu tenta usurpar o poder de Julio César Julio César vence pompeu e torna-se líder sozinho até ser assassinado pelo senado. Julio César vence pompeu e torna-se líder sozinho até ser assassinado pelo senado.

27

28 Segundo triunvirato Após a morte de Julio César, seu filho Otávio juntamente com Marco Antonio e Lépido deram inicio ao segundo triunvirato. Após a morte de Julio César, seu filho Otávio juntamente com Marco Antonio e Lépido deram inicio ao segundo triunvirato. Otávio derrotou os outros dois cônsules e assumiu o poder sozinho. Otávio derrotou os outros dois cônsules e assumiu o poder sozinho.

29

30 A morte de Cleópatra

31 Alto Império Alto Império Otávio foi acumulando títulos até ser tornado imperador dando inicio ao Império Romano. Otávio foi acumulando títulos até ser tornado imperador dando inicio ao Império Romano.

32 Pax Romana – paz de Roma Período de Otávio Augusto: 27 a.c. a 14 d.c. Período de Otávio Augusto: 27 a.c. a 14 d.c. Roma não se envolve em grandes batalhas por 2 séculos. Roma não se envolve em grandes batalhas por 2 séculos. Período de desenvolvimento econômico e social. Período de desenvolvimento econômico e social. Estabilidade política e reformas. Estabilidade política e reformas.

33 Extensão de Roma na época

34 Política do pão e circo – panis et circensis

35

36

37 Crise do império – Baixo Império De 284 a 285 d.c. Roma passa por grande instabilidade política De 284 a 285 d.c. Roma passa por grande instabilidade política Fim das conquistas leva a dificuldades no abastecimento de escravos. Fim das conquistas leva a dificuldades no abastecimento de escravos. Crise do escravismo. Crise do escravismo. Crise econômica Crise econômica Ruralização Ruralização

38 Tetrarquia e mudança de capital Roma passou a ter 4 governantes – tetrarquia. Roma passou a ter 4 governantes – tetrarquia. Constantino acaba com a tetrarquia e centraliza o poder em suas mãos. Constantino acaba com a tetrarquia e centraliza o poder em suas mãos. Povos “bárbaros” germânicos tentam invadir Roma. Povos “bárbaros” germânicos tentam invadir Roma. Constantino muda capital para Constantinopla, atual Turquia. Constantino muda capital para Constantinopla, atual Turquia.

39 Divisão do império Em 395 d.c. o império foi dividido em 2 partes. Em 395 d.c. o império foi dividido em 2 partes. Império Romano do Ocidente com sede em Roma Império Romano do Ocidente com sede em Roma Império Romano do Oriente com sede em Constantinopla, também conhecido como Império Bizantino. Império Romano do Oriente com sede em Constantinopla, também conhecido como Império Bizantino.

40

41

42 Queda de Roma Os povos bárbaros germânicos que estavam nos arredores de Roma começaram a invadir Roma até destituírem o último imperador romano do ocidente em 476 d.c. Marca o início da Idade Média. Os povos bárbaros germânicos que estavam nos arredores de Roma começaram a invadir Roma até destituírem o último imperador romano do ocidente em 476 d.c. Marca o início da Idade Média. O Império Romano do Oriente só foi conquistado em 1453 marcando o fim da Idade Média. O Império Romano do Oriente só foi conquistado em 1453 marcando o fim da Idade Média.


Carregar ppt "Roma antiga. Elementos historiográficos Roma pode ter sua história dividida pelos seus períodos políticos: Roma pode ter sua história dividida pelos seus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google