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ICC 2. Sistema de Computação Universidade Federal do Piauí

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Apresentação em tema: "ICC 2. Sistema de Computação Universidade Federal do Piauí"— Transcrição da apresentação:

1 ICC 2. Sistema de Computação Universidade Federal do Piauí

2 Introdução à Computação2 Um Computador Simplificado

3 Introdução à Computação3 Computador Simplificado - CS Composição: 1. Conjunto de 16 escaninhos desenhados em um quadro negro 2. Uma cadeira onde sentará o operador 3. Giz e apagador 4. Uma bandeja com cartões e números escritos neles 5. Uma máquina de calcular 6. Uma máquina de escrever

4 Introdução à Computação4 1 - Escaninhos

5 Introdução à Computação5 1 - Função dos Escaninhos Cada escaninho possui uma identificação. Varia de E1 a E16, onde: E1, referencia o escaninho 1 e E16, referencia o escaninho 16. Em cada escaninho pode ser escrita uma instrução ou um número.

6 Introdução à Computação6 2 - Operador

7 Introdução à Computação7 2 - Funções do operador Interpretar as instruções contidas nos escaninhos; supõe-se que tais instruções já estejam nos escaninhos; Utilizar as partes componentes do CS para executar as instruções; Executar as instruções nos escaninhos pela ordem crescente de identificação E1, E2, E3, E4, E5, E6... Instruções como: Volte para E2 ou Avance para E7 devem ser executadas a partir do escaninho indicado.

8 Introdução à Computação8 E1E2E3E4 E5E6E7E8 E9E10E11E12 E13E14E15E Funções do Operador E1E2E3E4 E5E6E7E8 E9E10E11E12 E13E14E15E16 E7 Volte para o escaninho E5 E7 Avance para o escaninho E14

9 Introdução à Computação9 3 - Giz e Apagador

10 Introdução à Computação Funções do Giz e Apagador Qualquer número que se quiser colocar em um dos escaninhos deverá ser escrito com giz; Valores existentes no escaninho deverão ser apagados antes de um novo valor ser escrito

11 Introdução à Computação Bandeja de Cartões

12 Introdução à Computação Função da Bandeja de Cartões Conterá uma pilha de cartões; Nesses cartões só existem números, que poderão ser copiados para algum escaninho; Um cartão lido fica virado ao lado da pilha; Ex de instrução: Pegue um Cartão da Bandeja e Copie Seu conteúdo em E16 O que acontece se não houverem mais cartões na execução dessa instrução?

13 Introdução à Computação Exemplo de Leitura de Cartões

14 Introdução à Computação Máquina de Calcular

15 Introdução à Computação Função da Máquina de Calcular Onde serão executadas as operações aritméticas: soma, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, etc; Ex Instrução: Somar o conteúdo de E16 com o conteúdo de E15 e colocar o Resultado em E14

16 Introdução à Computação Exemplo Máquina de Calcular

17 Introdução à Computação Máquina de Escrever

18 Introdução à Computação Função da Máquina de Escrever Nela serão datilografados valores numéricos ou frases; Ex Instrução: Imprima o Conteúdo de E14 Casos de condições de erro: Escreve a palavra ERRO Finaliza a execução, onde estiver.

19 Introdução à Computação19 Exemplo de Instruções 1 Instrução PARE, diz ao operador que não há mais instruções. Exercício: Escreva um conjunto de instruções para fazer o CS somar dois valores e subtrair um terceiro valor e imprimir o resultado. E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Some o conteúdo de E15 com o de E16 e coloque o resultado em E16 E4 Imprima o conteúdo de E16

20 Introdução à Computação20 Resposta 1 E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Some o conteúdo de E15 com o de E16 e coloque o resultado em E16 E4 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E5 Subtraia o conteúdo de E15 do de E16, coloque o resultado em E16 E6 Imprima o conteúdo de E16 E7 Pare E8

21 Introdução à Computação21 Programa Conjunto de instruções a ser executado pelo computador Visa atingir algum objetivo Programa utiliza recursos do computador Deve ser finito Deve sempre terminar Última instrução: PARE

22 Introdução à Computação22 Exemplo de Instruções 2 O que acontece com a seguinte execução: 7, 1, 4, 3, 5 e 2? E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Some o conteúdo de E15 com o de E16 e coloque o resultado em E16 E4 Volte a E2

23 Introdução à Computação23 Exemplo de Instruções 3 E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Se não houver mais cartões avance para E6 E4 Some o conteúdo de E15 E5 Subtraia o conteúdo de E15 do de E16, coloque o resultado em E16 E6 Imprima o conteúdo de E16 E7 Pare E8

24 Introdução à Computação24 A estrutura de um Computador digital EntradaProcessamentoSaída Entrada ProcessamentoSaída

25 Introdução à Computação25 A estrutura de um Computador digital Unidade de Entrada Memória Unidade de Saída Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Controle Unidade de Processamento

26 Introdução à Computação26 Funções dos Componentes de um Computador Real Entrada: Esta unidade traduz informações de uma grande variedade de dispositivos em um código que a unidade central de processamento é capaz de entender. Ex: teclado, mouse, scanner, etc.

27 Introdução à Computação27 Funções dos Componentes de um Computador Real Memória: Capaz de armazenar não só os dados mas também o programa que irá manipular estes dados. Memória de acesso direto, memória principal ou memória RAM. Memória secundária: discos rígidos, disquetes, fitas magnéticas, etc.

28 Introdução à Computação28 Funções dos Componentes de um Computador Real Unidade Lógica e Aritmética: Nesta unidade são feitos todos os cálculos aritméticos, lógicos e qualquer manipulação de dados, sejam eles numéricos ou alfanuméricos.

29 Introdução à Computação29 Funções dos Componentes de um Computador Real Controle: É a unidade responsável pelo tráfego do dos dados Ela obtém os dados na memória e interpreta-os. Controla a transferência de dados: Entrada Memória Memória Unidade Lógica e Aritmética Unidade Lógica e Aritmética Memória Memória Saída

30 Introdução à Computação30 A estrutura de um Computador digital Unidade de Entrada Memória Unidade de Saída Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Controle Unidade de Processamento

31 Introdução à Computação31 Funções dos Componentes de um Computador Real Saída: Esta unidade traduz informações que a unidade central de processamento é capaz de entender, para um formato que os humanos possam entender. Ex: monitor, impressora, caixas de som.


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