A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grau dos Adjetivos Exemplos. Grau Comparativo Ocorre quando se compara a mesma característica entre dois seres ou quando duas ou mais características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grau dos Adjetivos Exemplos. Grau Comparativo Ocorre quando se compara a mesma característica entre dois seres ou quando duas ou mais características."— Transcrição da apresentação:

1 Grau dos Adjetivos Exemplos

2 Grau Comparativo Ocorre quando se compara a mesma característica entre dois seres ou quando duas ou mais características são atribuídas ao mesmo ser

3 Exemplo: O Brasil é um país tão rico em recursos naturais quanto o Canadá (é). João é tão belo quanto simpático. O Brasil é um país tão rico em recursos naturais quanto o Canadá (é). João é tão belo quanto simpático.

4 Comparativo de Igualdade: Tão (adjetivo) quanto/ como: O quadro de Cravaggio é tão belo quanto (como) o de Renoir. Tão (adjetivo) quanto/ como: O quadro de Cravaggio é tão belo quanto (como) o de Renoir.

5 Comparativo de Superioridade Mais (adjetivo) que /do que: O quadro de Caravaggio é mais belo que (do que) o de Renoir. Mais (adjetivo) que /do que: O quadro de Caravaggio é mais belo que (do que) o de Renoir.

6 Comparativo de Inferioridade Menos (adjetivo) que / do que: O quadro de Caravaggio é menos belo que (do que) o de Renoir. Menos (adjetivo) que / do que: O quadro de Caravaggio é menos belo que (do que) o de Renoir.

7 Atenção!! Os advérbios muito, pouco, bem (e outros de intensidade), além de alguns de modo, podem ser usados para reforçar (ou dosar) a ideia, no comparativo de superioridade ou inferioridade.

8 Exemplos: A música clássica é muito mais relaxante do que a bossa nova. João é pouco mais alto que Pedro. Sua candidatura continua bem menos aceita do que a nossa. O peixe é ligeiramente mais caro que a carne. A música clássica é muito mais relaxante do que a bossa nova. João é pouco mais alto que Pedro. Sua candidatura continua bem menos aceita do que a nossa. O peixe é ligeiramente mais caro que a carne.

9 Grau superlativo Ocorre quando se destaca determinada qualidade de um elemento no grau mais elevado (superlativo absoluto), ou quando, num conjunto de elementos, um deles tem uma característica comum em maior ou menor grau (superlativo relativo).

10 Superlativo O superlativo absoluto pode ser sintético ou analítico O superlativo relativo pode ser de superioridade ou inferioridade. O superlativo absoluto pode ser sintético ou analítico O superlativo relativo pode ser de superioridade ou inferioridade.

11 Superlativo absoluto sintético: Acrescentam-se ao adjetivo os sufixos (-íssimo, érrimo, ílimo) O assunto pareceu-me gravíssimo. Suas mãos estavam aspérrimas A adolescência é uma fase dificílima. Acrescentam-se ao adjetivo os sufixos (-íssimo, érrimo, ílimo) O assunto pareceu-me gravíssimo. Suas mãos estavam aspérrimas A adolescência é uma fase dificílima.

12 Superlativo Absoluto analítico: Colocam-se advérbios de intensidade (muito, bastante,assaz, extremamente, etc.) antes do adjetivo: O absinto é uma bebida bastante amarga. Paulo Coelho tornou-se um escritor muito famoso. Colocam-se advérbios de intensidade (muito, bastante,assaz, extremamente, etc.) antes do adjetivo: O absinto é uma bebida bastante amarga. Paulo Coelho tornou-se um escritor muito famoso.

13 Superlativo relativo de superioridade O (a) mais (adjetivo) de. Destaca a qualidade no grau superior mais intenso. O monte Everest é o mais alto do mundo. A cidade de Paris continua a mais bela da Europa. O (a) mais (adjetivo) de. Destaca a qualidade no grau superior mais intenso. O monte Everest é o mais alto do mundo. A cidade de Paris continua a mais bela da Europa.

14 Superlativo relativo de inferioridade O (a) menos (adjetivo) de. Destaca a qualidade no grau inferior mais intenso. Este filme foi o menos elogiado do festival de Cannes. A equipe de Camarões era a menos conhecida da Copa. O (a) menos (adjetivo) de. Destaca a qualidade no grau inferior mais intenso. Este filme foi o menos elogiado do festival de Cannes. A equipe de Camarões era a menos conhecida da Copa.

15 Outra possibilidade de formação do superlativo 1. Usando prefixos: hipermercado, ultrassonografia. 2. Usando expressões fixas: praia suja à beça, amigo pra lá de sério, bife duro que nem sola. 3. Usando adjetivos repetidos: travesseiro fofinho, fofinho. Saia curta, curta. 1. Usando prefixos: hipermercado, ultrassonografia. 2. Usando expressões fixas: praia suja à beça, amigo pra lá de sério, bife duro que nem sola. 3. Usando adjetivos repetidos: travesseiro fofinho, fofinho. Saia curta, curta.

16 Forma popular e forma culta Usa-se, normalmente, o sufixo (-íssimo) na forma popular do superlativo absuluto sintético e os sufixos (-ílimo e érrimo) na forma culta: Magro - magríssimo, magérrimo Ágil - agilíssimo ou agílimo Usa-se, normalmente, o sufixo (-íssimo) na forma popular do superlativo absuluto sintético e os sufixos (-ílimo e érrimo) na forma culta: Magro - magríssimo, magérrimo Ágil - agilíssimo ou agílimo


Carregar ppt "Grau dos Adjetivos Exemplos. Grau Comparativo Ocorre quando se compara a mesma característica entre dois seres ou quando duas ou mais características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google