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Conceitos e propriedades
do som 6º período UFAL / ARAPIRACA
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Relembrando a aula passada...
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PRESSÃO SONORA (Pa)
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ESCALA DECIBEL (dB) Em homenagem a Alexander Graham Bell (Bell Telephone Laboratories) – comparação de sistemas de telefonia utilizado sinais elétricos 1dB = mínima variação da pressão sonora detectável pelo ouvido humano
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ESCALA DECIBEL (dB) melhor manuseio dos números
representa a percepção do ouvido humano Dobrando-se o valor, o ouvido não perceberá o som 2x mais intenso.
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NÍVEL DE PRESSÃO SONORA
X PRESSÃO SONORA
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ADIÇÃO DE DECIBELS 7
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Calcular a diferença (ΔL) entre dois níveis de pressão sonora
ADIÇÃO DE DECIBELS Calcular a diferença (ΔL) entre dois níveis de pressão sonora Ex.: L1 = 55 dB L2 = 51 dB ΔL = = 4 dB 8
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Ex.: ΔL = 4 dB L+ = 1,4 dB ADIÇÃO DE DECIBEL
2) Use a curva para obter L+ Ex.: ΔL = 4 dB L+ = 1,4 dB 9
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Ex.: L+ = 1,4 dB Lt = 55 + 1,4 dB = 56,4 dB ADIÇÃO DE DECIBEL
3) Adicione L+ ao nível mais elevado para obter o nível global, Lt. Ex.: L+ = 1,4 dB Lt = ,4 dB = 56,4 dB 10
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Considerações importantes
Quando somamos valores muito diferentes (~10dB a mais), o som mais alto tende a mascarar o de menor valor 11
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Considerações importantes
Ex: 60dB+50dB = 60dB 12
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Considerações importantes
Na escala em decibels, qual é o dobro de 60 dB? Qual é o dobro de 120 dB? E a metade de 90 dB? 13
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R = 63 dB R = 123 dB R = 87 dB Problemas Na escala decibel,
qual é o dobro de 60 dB? R = 63 dB Qual é o dobro de 120 dB? R = 123 dB E a metade de 90 dB? R = 87 dB 14
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Aproxima o funcionamento do ouvido humano em relação à pressão sonora.
Curvas de ponderação Escala dB: Aproxima o funcionamento do ouvido humano em relação à pressão sonora. Problema: não representa a resposta do ouvido humano em relação à frequência 15
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Solução: Curvas de ponderação
A curva dB(A) é a que melhor representa o funcionamento do ouvido humano em relação à frequência 16
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Curvas de ponderação (Hz) 17
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Quanto vale um som com 70 dB em 160 Hz em dB(A)?
-18,0 70 – 18 = 52dB(A) 18
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Quanto vale um som com 70 dB em 5000 Hz em dB(A)?
+1,0 70 +1 = 71dB(A) 19
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Quase todas as referências de normas são baseadas nos valores em dB(A)
Níveis de ruído Quase todas as referências de normas são baseadas nos valores em dB(A) Exemplo: NBR : Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade NBR 10152: Níveis de ruído para conforto acústico 20
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Níveis de ruído NBR 10151 Tabela 1 – Nível Critério de Avaliação (NCA) para ambientes externos em dB(A). Tipos de Áreas Diurno Noturno Áreas de sítios e fazendas Área estritamente residencial urbana, hospitais ou escolas 50 45 Área mista, predominantemente residencial Área mista com vocação comercial e administrativa Área mista com vocação recreacional Área predominantemente industrial 21
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Níveis de ruído NBR 10152 Tabela 1 – Níveis de ruído para conforto acústico para ambientes internos em dB(A), sendo que NC representa a curva de avaliação de ruído. Locais dB(A) Escolas Bibliotecas, salas de desenho Salas de aula, laboratórios Circulação Residências Dormitórios Salas de estar Notas: a) O valor inferior da faixa representa o nível sonoro para conforto, enquanto que o valor superior significa o nível sonoro aceitável para a finalidade. b) Níveis superiores aos estabelecidos nesta tabela são considerados de desconforto, sem necessariamente implicar risco de dano à saúde. 22
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Desempenho acústico dos edifícios
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Projeto Acústico – por onde começar?
Fonte Caminho Receptor Primeiro Segundo Último!
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Projeto Acústico – por onde começar?
Absorção / Reflexão / Difusão Tempo de reverberação Acústica geométrica Isolamento Ruído aéreo Ruído de impacto / estrutural
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Projeto Acústico Tempo de Reverberação
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Projeto Acústico Tempo de Reverberação Superfícies rígidas Superfícies com absorção
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Projeto Acústico Acústica geométrica Som refletido Som direto
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Projeto Acústico Acústica geométrica
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Projeto Acústico Isolamento
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Projeto Acústico Isolamento pobre melhor
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DICAS DE PROJETO Absorção + Isolamento Absorção sonora na sala
Transmissão sonora entre salas
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Incidência sonora em uma superfície
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Distribuição sonora e Acústica geométrica Se as dimensões de um ambiente são infinitamente maiores se comparadas com o comprimento de uma onda sonora, então podemos tratá-la como RAIO SONORO, tal qual o raio luminoso na óptica geométrica. 34
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ângulo raio de reflexão
Distribuição sonora e Acústica geométrica ângulo raio incidente = ângulo raio de reflexão 35
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Alta frequência – maior reflexão Baixa frequência – menor reflexão
Dimensões dos obstáculos Alta frequência – maior reflexão Baixa frequência – menor reflexão 36
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Distribuição sonora e Acústica geométrica 37
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Reflexão do som 38
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Reflexão do som Nem a fonte, nem o receptor devem estar dentro da projeção do círculo da superfície côncava. 39
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Reflexão do som 40
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Reflexão do som 41
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Reflexão do som 42
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Muita reflexão – pouca absorção
Absorção do som nos ambientes Muita reflexão – pouca absorção 43
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Tempo para ouvido humano perceber como sons separados = 0,10s
O Eco Tempo para ouvido humano perceber como sons separados = 0,10s c = 340m/s t = 0,10s s = 34 metros 44
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O Eco Como as ondas sonoras refletidas efetuam duas vezes o mesmo percurso, qual é a distância mínima para conseguirmos ouvir eco? 17 metros 45
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O Eco 46
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O Eco 47
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Difusão do som Quando a onda sonora se distribui em todas as direções, por todo o ambiente, com igual energia, diz-se que a sala tem boa difusão. A boa difusão é uma característica desejada para a maioria das salas. 48
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Difusão do som Em geral, superfícies convexas, irregulares e/ou mais rígidas contribuem para uma boa difusão do som. 49
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Difusão do som 50
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Difusão do som 51
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Difusão do som 52
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Difusão do som 53
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Difusão do som 54
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Difusão do som 55
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Difusão do som 56
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Difusão do som 57
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Difusão do som 58
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Cuidado!
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Cuidado!
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Aplicações na arquitetura
Teatros 61
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Aarhus Concert Hall, Aarhus, Dinamarca
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Aarhus Concert Hall, Aarhus, Dinamarca
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Aarhus Concert Hall, Aarhus, Dinamarca
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Amsterdam Concertgebouw, Amsterdam, Holanda
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Amsterdam Concertgebouw, Amsterdam, Holanda
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Lucerne Concert Hall, Lucerne, Suiça
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Lucerne Concert Hall, Lucerne, Suiça
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Massey Hall and Roy Thomson Hall, Toronto, Canada
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Massey Hall and Roy Thomson Hall, Toronto, Canada
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Royal Albert Hall, Londres, Inglaterra
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Royal Albert Hall, Londres, Inglaterra
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Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra
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Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra
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Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra
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Opera House, Sidney, Austrália
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Opera House, Sidney, Austrália
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Sala São Paulo 83
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Sala São Paulo 84
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Sala São Paulo 85
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Teatro – Oficina Brennand - Recife
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