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Conceitos e propriedades

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Apresentação em tema: "Conceitos e propriedades"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e propriedades
do som 6º período UFAL / ARAPIRACA

2 Relembrando a aula passada...
2

3 PRESSÃO SONORA (Pa)

4 ESCALA DECIBEL (dB) Em homenagem a Alexander Graham Bell (Bell Telephone Laboratories) – comparação de sistemas de telefonia utilizado sinais elétricos 1dB = mínima variação da pressão sonora detectável pelo ouvido humano

5 ESCALA DECIBEL (dB) melhor manuseio dos números
representa a percepção do ouvido humano Dobrando-se o valor, o ouvido não perceberá o som 2x mais intenso.

6 NÍVEL DE PRESSÃO SONORA
X PRESSÃO SONORA

7 ADIÇÃO DE DECIBELS 7

8 Calcular a diferença (ΔL) entre dois níveis de pressão sonora
ADIÇÃO DE DECIBELS Calcular a diferença (ΔL) entre dois níveis de pressão sonora Ex.: L1 = 55 dB L2 = 51 dB ΔL = = 4 dB 8

9 Ex.: ΔL = 4 dB L+ = 1,4 dB ADIÇÃO DE DECIBEL
2) Use a curva para obter L+ Ex.: ΔL = 4 dB L+ = 1,4 dB 9

10 Ex.: L+ = 1,4 dB Lt = 55 + 1,4 dB = 56,4 dB ADIÇÃO DE DECIBEL
3) Adicione L+ ao nível mais elevado para obter o nível global, Lt. Ex.: L+ = 1,4 dB Lt = ,4 dB = 56,4 dB 10

11 Considerações importantes
Quando somamos valores muito diferentes (~10dB a mais), o som mais alto tende a mascarar o de menor valor 11

12 Considerações importantes
Ex: 60dB+50dB = 60dB 12

13 Considerações importantes
Na escala em decibels, qual é o dobro de 60 dB? Qual é o dobro de 120 dB? E a metade de 90 dB? 13

14 R = 63 dB R = 123 dB R = 87 dB Problemas Na escala decibel,
qual é o dobro de 60 dB? R = 63 dB Qual é o dobro de 120 dB? R = 123 dB E a metade de 90 dB? R = 87 dB 14

15 Aproxima o funcionamento do ouvido humano em relação à pressão sonora.
Curvas de ponderação Escala dB: Aproxima o funcionamento do ouvido humano em relação à pressão sonora. Problema: não representa a resposta do ouvido humano em relação à frequência 15

16 Solução: Curvas de ponderação
A curva dB(A) é a que melhor representa o funcionamento do ouvido humano em relação à frequência 16

17 Curvas de ponderação (Hz) 17

18 Quanto vale um som com 70 dB em 160 Hz em dB(A)?
-18,0 70 – 18 = 52dB(A) 18

19 Quanto vale um som com 70 dB em 5000 Hz em dB(A)?
+1,0 70 +1 = 71dB(A) 19

20 Quase todas as referências de normas são baseadas nos valores em dB(A)
Níveis de ruído Quase todas as referências de normas são baseadas nos valores em dB(A) Exemplo: NBR : Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade NBR 10152: Níveis de ruído para conforto acústico 20

21 Níveis de ruído NBR 10151 Tabela 1 – Nível Critério de Avaliação (NCA) para ambientes externos em dB(A).   Tipos de Áreas Diurno Noturno Áreas de sítios e fazendas Área estritamente residencial urbana, hospitais ou escolas 50 45 Área mista, predominantemente residencial Área mista com vocação comercial e administrativa Área mista com vocação recreacional Área predominantemente industrial 21

22 Níveis de ruído NBR 10152  Tabela 1 – Níveis de ruído para conforto acústico para ambientes internos em dB(A), sendo que NC representa a curva de avaliação de ruído.  Locais dB(A) Escolas Bibliotecas, salas de desenho Salas de aula, laboratórios Circulação Residências   Dormitórios Salas de estar Notas: a) O valor inferior da faixa representa o nível sonoro para conforto, enquanto que o valor superior significa o nível sonoro aceitável para a finalidade. b) Níveis superiores aos estabelecidos nesta tabela são considerados de desconforto, sem necessariamente implicar risco de dano à saúde. 22

23 Desempenho acústico dos edifícios
23

24 Projeto Acústico – por onde começar?
Fonte Caminho Receptor Primeiro Segundo Último!

25 Projeto Acústico – por onde começar?
Absorção / Reflexão / Difusão Tempo de reverberação Acústica geométrica Isolamento Ruído aéreo Ruído de impacto / estrutural

26 Projeto Acústico Tempo de Reverberação

27 Projeto Acústico Tempo de Reverberação Superfícies rígidas Superfícies com absorção

28 Projeto Acústico Acústica geométrica Som refletido Som direto

29 Projeto Acústico Acústica geométrica

30 Projeto Acústico Isolamento

31 Projeto Acústico Isolamento pobre melhor

32 DICAS DE PROJETO Absorção + Isolamento Absorção sonora na sala
Transmissão sonora entre salas

33 Incidência sonora em uma superfície
33

34 Distribuição sonora e Acústica geométrica Se as dimensões de um ambiente são infinitamente maiores se comparadas com o comprimento de uma onda sonora, então podemos tratá-la como RAIO SONORO, tal qual o raio luminoso na óptica geométrica. 34

35 ângulo raio de reflexão
Distribuição sonora e Acústica geométrica ângulo raio incidente = ângulo raio de reflexão 35

36 Alta frequência – maior reflexão Baixa frequência – menor reflexão
Dimensões dos obstáculos Alta frequência – maior reflexão Baixa frequência – menor reflexão 36

37 Distribuição sonora e Acústica geométrica 37

38 Reflexão do som 38

39 Reflexão do som Nem a fonte, nem o receptor devem estar dentro da projeção do círculo da superfície côncava. 39

40 Reflexão do som 40

41 Reflexão do som 41

42 Reflexão do som 42

43 Muita reflexão – pouca absorção
Absorção do som nos ambientes Muita reflexão – pouca absorção 43

44 Tempo para ouvido humano perceber como sons separados = 0,10s
O Eco Tempo para ouvido humano perceber como sons separados = 0,10s c = 340m/s t = 0,10s s = 34 metros 44

45 O Eco Como as ondas sonoras refletidas efetuam duas vezes o mesmo percurso, qual é a distância mínima para conseguirmos ouvir eco? 17 metros 45

46 O Eco 46

47 O Eco 47

48 Difusão do som Quando a onda sonora se distribui em todas as direções, por todo o ambiente, com igual energia, diz-se que a sala tem boa difusão. A boa difusão é uma característica desejada para a maioria das salas. 48

49 Difusão do som Em geral, superfícies convexas, irregulares e/ou mais rígidas contribuem para uma boa difusão do som. 49

50 Difusão do som 50

51 Difusão do som 51

52 Difusão do som 52

53 Difusão do som 53

54 Difusão do som 54

55 Difusão do som 55

56 Difusão do som 56

57 Difusão do som 57

58 Difusão do som 58

59 Cuidado!

60 Cuidado!

61 Aplicações na arquitetura
Teatros 61

62 62

63 63

64 Aarhus Concert Hall, Aarhus, Dinamarca
64

65 Aarhus Concert Hall, Aarhus, Dinamarca
65

66 Aarhus Concert Hall, Aarhus, Dinamarca
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67 Amsterdam Concertgebouw, Amsterdam, Holanda
67

68 Amsterdam Concertgebouw, Amsterdam, Holanda
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69 69

70 70

71 71

72 Lucerne Concert Hall, Lucerne, Suiça
72

73 Lucerne Concert Hall, Lucerne, Suiça
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74 Massey Hall and Roy Thomson Hall, Toronto, Canada
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75 Massey Hall and Roy Thomson Hall, Toronto, Canada
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76 Royal Albert Hall, Londres, Inglaterra
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77 Royal Albert Hall, Londres, Inglaterra
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78 Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra
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79 Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra
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80 Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra
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81 Opera House, Sidney, Austrália
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82 Opera House, Sidney, Austrália
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83 Sala São Paulo 83

84 Sala São Paulo 84

85 Sala São Paulo 85

86 Teatro – Oficina Brennand - Recife
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87 Teatro – Oficina Brennand - Recife
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88 Teatro – Oficina Brennand - Recife
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