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PublicouAnthony Sabio Alterado mais de 9 anos atrás
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Interfaces baseadas em traço Claudio Esperança e Emilio Vital Brasil
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Motivação Comunicação escrita começou com traços Interface minimalista Dispositivos móveis Visão funciona bem com curvas Meio natural de exprimir geometria
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Um traço significa … Uma operação num espaço de modelagem – Espaço geométrico – Espaço de categorias ou abstrato Uma curva – Lugar geométrico Uma trajetória – Lugar geométrico + timestamps
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Aplicações Interfaces – WIMP – Gestos Escrita (reconhecimento caligráfico) Desenho técnico / artístico Modelagem – sólidos / superfícies – Animações (câmeras, objetos) Artes – Música – Dança – Visualização artística
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Processamento de traços Captura Representação Simplificação / Reamostragem / Filtragem Quebra / Agrupamento Reparametrização Reconhecimento / Embelezamento Deformação / Edição Rendering
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Captura Coleção de pontos – 2D/3D – com / sem timestamps – Outros atributos (cor / pressão da pena, etc) Linhas / Trajetórias poligonais Alternativamente: curvas obtidas por processamento de imagens – Contornos – Silhuetas – Bordas de regiões
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Representação Linha poligonal Array de pontos Trajetória poligonal Array de pontos/timestamps Conversão para splines ou outras representações – Fitting – Suavização
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Simplificação / reamostragem Quais pontos são importantes? Qual o objetivo? – Amostragem pequena mas representativa – Níveis de detalhe – Amostragem pequena mas regular
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Algoritmo de Douglas-Peucker
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Algoritmo do Emilio (ref?) Subdividir segmentos muito grandes Decimar Resultado: intervalos regulares mas com boa representatividade
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Quebra / agrupamento Quebra – Que partes do traço representam características distintas Agrupamento – Que conjunto de traços representam a mesma característica?
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Feature Point Detection and Curve Approximation for Early Processing of Free- Hand Sketches Tevfik Metin Sezgin and Randall Davis
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Reparametrização Dados os pontos de controle de uma spline, como especificar os nós? Para cada ponto da curva, alterar alguma propriedade associada, ex.: – Tempo – Cor – Orientação do sistema de coordenadas
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Edição temporal de trajetórias
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Reconhecimento Inferir intenção do usuário Objetivos – Classificar – Capturar restrições geométricas Frequentemente seguida por uma etapa de embelezamento
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Edição / Deformação Edição convencional – Acrescentar / remover pontos – Alterar vetores tangentes / normais Oversketching Arraste e deformação – As rigid as possible – RBFs
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Modelagem usando traços Cilindros genéricos – Extrusão Modelagem a mão livre – Curvas de silhueta Interpolação de superfícies (inflação) – Operadores de corte/extrusão – Operadores de deformação
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