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Interfaces baseadas em traço Claudio Esperança e Emilio Vital Brasil.

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Apresentação em tema: "Interfaces baseadas em traço Claudio Esperança e Emilio Vital Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Interfaces baseadas em traço Claudio Esperança e Emilio Vital Brasil

2 Motivação Comunicação escrita começou com traços Interface minimalista Dispositivos móveis Visão funciona bem com curvas Meio natural de exprimir geometria

3 Um traço significa … Uma operação num espaço de modelagem – Espaço geométrico – Espaço de categorias ou abstrato Uma curva – Lugar geométrico Uma trajetória – Lugar geométrico + timestamps

4 Aplicações Interfaces – WIMP – Gestos Escrita (reconhecimento caligráfico) Desenho técnico / artístico Modelagem – sólidos / superfícies – Animações (câmeras, objetos) Artes – Música – Dança – Visualização artística

5 Processamento de traços Captura Representação Simplificação / Reamostragem / Filtragem Quebra / Agrupamento Reparametrização Reconhecimento / Embelezamento Deformação / Edição Rendering

6 Captura Coleção de pontos – 2D/3D – com / sem timestamps – Outros atributos (cor / pressão da pena, etc) Linhas / Trajetórias poligonais Alternativamente: curvas obtidas por processamento de imagens – Contornos – Silhuetas – Bordas de regiões

7 Representação Linha poligonal  Array de pontos Trajetória poligonal  Array de pontos/timestamps Conversão para splines ou outras representações – Fitting – Suavização

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12 Simplificação / reamostragem Quais pontos são importantes? Qual o objetivo? – Amostragem pequena mas representativa – Níveis de detalhe – Amostragem pequena mas regular

13 Algoritmo de Douglas-Peucker

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15 Algoritmo do Emilio (ref?) Subdividir segmentos muito grandes Decimar Resultado: intervalos regulares mas com boa representatividade

16 Quebra / agrupamento Quebra – Que partes do traço representam características distintas Agrupamento – Que conjunto de traços representam a mesma característica?

17 Feature Point Detection and Curve Approximation for Early Processing of Free- Hand Sketches Tevfik Metin Sezgin and Randall Davis

18 Reparametrização Dados os pontos de controle de uma spline, como especificar os nós? Para cada ponto da curva, alterar alguma propriedade associada, ex.: – Tempo – Cor – Orientação do sistema de coordenadas

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20 Edição temporal de trajetórias

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23 Reconhecimento Inferir intenção do usuário Objetivos – Classificar – Capturar restrições geométricas Frequentemente seguida por uma etapa de embelezamento

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26 Edição / Deformação Edição convencional – Acrescentar / remover pontos – Alterar vetores tangentes / normais Oversketching Arraste e deformação – As rigid as possible – RBFs

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29 Modelagem usando traços Cilindros genéricos – Extrusão Modelagem a mão livre – Curvas de silhueta Interpolação de superfícies (inflação) – Operadores de corte/extrusão – Operadores de deformação

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