A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Irmãos e irmãs. Exultemos todos no Senhor: nasceu-nos, hoje, o salvador do mundo. Do céu desceu a verdadeira paz e felicidade. Na fragilidade da criança,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Irmãos e irmãs. Exultemos todos no Senhor: nasceu-nos, hoje, o salvador do mundo. Do céu desceu a verdadeira paz e felicidade. Na fragilidade da criança,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Irmãos e irmãs. Exultemos todos no Senhor: nasceu-nos, hoje, o salvador do mundo. Do céu desceu a verdadeira paz e felicidade. Na fragilidade da criança, contemplamos a revelação de Deus na história da humanidade. Deus se encarna no humano para nos tornar divinos. cada um de seus filhos. Ele vem trazer-nos paz e salvação. Ele nos fala diretamente por meio de seu Filho, pois sua Palavra torna-se carne e habita entre nós. Suas promessas se cumprem: um menino nasceu para nós; ele é o príncipe da paz e a luz que brilha para o mundo, afastando toda treva. Na fragilidade da criança, Deus veio morar junto de nós.

3 . Sinótico das leituras da Liturgia das missas do dia 24( noite)e 25 de dezembro(dia Sinótico das leituras da Liturgia das missas do dia 24( noite)e 25 de dezembro(dia ) V é spera de Natal 1 ª leitura: Leitura do Livro Eclesi á stico 3,3-7.14-17a; Salmo:128(127); 2 ª Leitura: Leitura da carta Paulo aos Colossenses 3,12-21; Evangelho: Lucas 2,22-40 Missa do Dia de Natal 1 ª Leitura: Leitura do livro do Profeta Isa í as 52,7-10 Salmo 97(98) 2 ª Leitura: Leitura da carta aos Hebreus 1, 1-6 Evangelho: João 1, 1-18 ou 1-5.8-14

4 Por meio do nascimento de Jesus em Belém, na Judéia, no tempo do imperador romano César Augusto, Lucas situa a história da salvação no contexto da história humana.

5 José, descendente de Davi, vai com sua esposa Maria, grávida, a Belém para o recenseamento. Como não havia lugar para eles na hospedaria, Jesus nasce na extrema pobreza.

6 . O sinal dessa Boa Notícia é um menino recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura. A multidão de anjos canta os louvores que expressam o sentido salvífico do nascimento do Messias Salvador: a glória de Deus nas alturas e, na terra, a paz, o shalom, que consiste na plenitude de bens e felicidade.

7 Esse cântico dos anjos é a aclama ç ão messiânicade Jesuscomo Pr í ncipe da paz (1 ª leitura). O povo de Israel, no norte, encontra-se na escuridão da morte, sobretudo, por causa da opressão e violência do império assírio. Mas é iluminado pela esperança do nascimento de um filho de estirpe real, que será mais sábio que Salomão e mais forte que Davi para estabelecer a paz, o direito e a justiça.

8 A luz brilhou de modo especial pela vinda de Cristo, que revelou a salvação de Deus a toda a humanidade, como evidencia a 2ª leitura. Aos pastores, nômades pobres e discriminados o anjo do Senhor anuncia a grande alegria: Hoje, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor (v.11)

9 Reflexão do evangelho de João 1, 1-18 ou 1-5.8-14

10 A encarnação é o supremo ato de amor de Deus, que assume a condição humana, transformando-a pelo dom do amor pleno. Em Jesus não é assumida apenas a sua corporeidade individual, mas a condição corpórea de toda a humanidade, integrada em todos os valores de dignidade, justiça e verdade, que, no amor, são revestidos de eternidade.

11 "Deus é amor, e aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus, nele" No prólogo do evangelho de João (1 Jo 4,16). A encarnação real, amorosa e eterna, vivificante e eterna, de Deus entre os homens e mulheres, pequenos e humildes. No prólogo do evangelho de João vemos a presença, a origem divina de Jesus como a Palavra eterna que procede de Deus e se faz carne, morando entre nós, e, por graça, torna-nos filhos de Deus filhos e eternos.

12 FONTES CONSULTADAS: BIBLIA SAGRADA EDIÇÃO PASTORAL REVISTA LITURGICA DOM CLEMENTE SITE: TEOLOGIA FÉ E VIDA

13

14


Carregar ppt "Irmãos e irmãs. Exultemos todos no Senhor: nasceu-nos, hoje, o salvador do mundo. Do céu desceu a verdadeira paz e felicidade. Na fragilidade da criança,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google