A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mãe do Salvador O nome Jesus significa Deus salva. O Evangelho de Mateus diz que um anjo apareceu em sonho a José e disse: José,Filho de Davi, não tenhas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mãe do Salvador O nome Jesus significa Deus salva. O Evangelho de Mateus diz que um anjo apareceu em sonho a José e disse: José,Filho de Davi, não tenhas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mãe do Salvador

3 O nome Jesus significa Deus salva. O Evangelho de Mateus diz que um anjo apareceu em sonho a José e disse: José,Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,20).

4 E assim aconteceu. Maria se tornou a mãe de Jesus, ou seja, a Mãe do Salvador. Continuando a leitura do mesmo Evangelho de Mateus, entendemos que tudo isso foi o cumprimento de uma profecia: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco (Mt 1,22). Seria este um segundo nome do Messias? Claro que não.

5 Os nomes Jesus e Emanuel estão intimamente relacionados. Estar conosco foi o jeito escolhido por Deus para nos salvar. Como sintetiza o Evangelho de João: O verbo se fez carne e armou entre nós a sua tenda (Jo 1,14). Deus salva a humanidade por meio da solidariedade. Ele assume a nossa carne no ventre de Maria. Ele se faz um de nós. O Apóstolo Paulo vai dizer isso de modo brilhante aos Filipenses:

6 Ele, existindo em forma divina, não considerou como presa a agarrar o ser igual a Deus, mas despojou-se assumindo a forma de escravo e tornando-se igual ao ser humano. Aparecendo como qualquer homem, humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte – e morte de cruz! (Fil 2,5-8). É como se Deus mergulhasse nas profundezas da nossa história para nos salvar do naufrágio. Ele nos agarra e nos leva para a superfície.

7 Ele nos salva. Ele se fez humano para nos divinizar, se fez pobre para nos enriquecer, se fez lágrima para nos devolver o sorriso. A solidariedade salvífica de Deus já havia sido revelada a Moisés quando estava diante da sarça ardente. Quando ele perguntou a Deus o Seu nome, ouviu a seguinte resposta: Eu sou aquele que estou contigo. Portanto, Deus é presença.

8 Moisés ouviu também as palavras em que Javé o convocava para uma missão de libertação. Mas era gago e sentia-se pequeno demais para uma tarefa tão desafiadora. Diante disso Deus responde: Quem fez a boca? Vai, eu estarei contigo. Esta certeza de que Deus nos acompanha ia junto com o povo nos quarenta anos de deserto. No acampamento havia uma tenda especialmente reservada para a Arca da Aliança.

9 Era o sinal forte de que Deus estava ali. Quando chegaram na Terra prometida transformaram a tenda no grandioso templo de Jerusalém. Deus não gostou muito da história. Preferia a simplicidade da tenda que pode ser desmontada e caminhar com o povo nômade. Interessante que o apóstolo João vai entender bem que a nova tenda onde Deus habita é o ventre de Maria: armou entre nós a sua tenda.

10 No evangelho de Lucas ouvimos o anjo dizer a Maria: Alegra-te, agraciada, o Senhor está contigo (Lc 1,28). É um verdadeiro eco da promessa feita a Moisés: Deus está conosco. Ele não nos abandona. A salvação não é apenas uma esperança que temos para depois da morte. Ela começa na história. Caminhamos para a terra da promessa.

11 Um dia chegaremos no céu. Mas enquanto este dia não chega, devemos fazer da terra um paraíso. Não é isso que rezamos no pai-nosso? … assim na terra como no céu! Esta é a missão do cristão. Maria foi a primeira a viver isso intensamente. Ela colaborou com o plano salvífico de Deus. Como diz o apóstolo Paulo, completou em sua carne o que falta a paixão de Cristo.

12 A igreja reflete até mesmo a possibilidade de transformar esta verdade em dogma de fé. Maria poderia ser declarada co-redentora, ou colaboradora do redentor. De certa forma é esta verdade que proclamamos cada vez que rezamos a ladainha e dizemos: Mão do Salvador, rogai por nós.

13 Texto – Pe. Joãozinho – Música Ave Maristela E. Grieg– Imagens – Google Formatação – Altair Castro


Carregar ppt "Mãe do Salvador O nome Jesus significa Deus salva. O Evangelho de Mateus diz que um anjo apareceu em sonho a José e disse: José,Filho de Davi, não tenhas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google