A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Virgem das Virgens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Virgem das Virgens."— Transcrição da apresentação:

1 Virgem das Virgens

2 Este é um dos títulos mais conhecidos de nossa Mãe Maria
Este é um dos títulos mais conhecidos de nossa Mãe Maria. Aliás, é o mais antigo dogma da Igreja: A virgem Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Encontramos essa afirmação clara no Evangelho de Mateus (1,22-23) que reconhece em Maria o cumprimento da profecia de Isaías (7,14):

3 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho que será chamado Emmanuel”, que significa Deus Conosco”. A mesma afirmação da virgindade fecunda de Maria aparece claramente no Evangelho de Lucas (1,26-38), no belo episódio da anunciação.

4 O anjo Gabriel é o mensageiro que traz a notícia de Deus-Pai: “Eis que conceberás um Filho e o darás a luz e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo”. “E o nome da virgem era Maria”.

5 Nestes dois textos sagrados os evangelistas tem um cuidado todo especial de afirmar claramente a concepção virginal de Maria. Este dogma é aceito por católicos e evangélicos. É um dogma fundamental do cristianismo. Mas por que? Aqui precisamos estar muito atentos para não perder o “foco central da verdade”.

6 Há muitos devotos piedosos de Maria que veem na virgindade apenas uma virtude humana, um mérito que teria tornado aquela menina de Nazaré agradável aos olhos de Deus-Pai. Maria era bela, obediente, santa… mas o significado de sua virgindade ultrapassa infinitamente tudo o eu é humano. Jesus é Filho de Deus. É Deus.

7 Os primeiros cristãos ao afirmar que o Messias teria nascido de uma virgem queria dizer que ele não era apenas verdadeiro homem. Era também verdadeiro Deus. Essa maravilhosa solidariedade entre o divino e o humano, no coração de Jesus nos dá a certeza de nossa salvação.

8 Deus toca a nossa terra para nos abrir as portas do céu
Deus toca a nossa terra para nos abrir as portas do céu. A virgindade de Maria é o receptáculo desse mistério. Nele foi tecida a nossa salvação. Enquanto Maria, durante sua gravidez, bordava as roupas que o menino Jesus iria usar, Deus em seu útero tecia a salvação da humanidade. É sempre assim.

9 As afirmações da Igreja, sobre Maria, não são meros elogios
As afirmações da Igreja, sobre Maria, não são meros elogios. Ela não precisa de nossos louvores, ainda que todas as gerações a chamem de “bendita”, conforme profetizou no Magnificat (cf. Lc 2,48). O que se diz de Maria aponta para verdades sobre Jesus, que é Deus Conosco, nosso salvador, único caminho verdadeiro para a vida.

10 Por isso algumas discussões sobre os dogmas marianos, especialmente o da “virgindade perpétua” devem fazer os anjos rir de pena dessa pobre humanidade que se perde na periferia das coisas e esquece o essencial. Muitas vezes acabamos pecando contra a caridade por querer defender a verdade. Não é essa a lógica da tal “Guerra Santa”?

11 Em nome da verdade se mata
Em nome da verdade se mata! Esse é o fundamentalismo que leva ao terrorismo. Por outro lado não se trata de relativizar as verdades e os dogmas. Maria é sempre virgem, Jesus é Deus e nós somos todos irmãos. Maria une a terra e o céu. Está intimamente unida a Deus e ao povo. Sua virgindade a tornou para sempre Sacrário do Altíssimo, Arca da nossa Salvação!

12 Formatação – Altair Castro
Texto – Pe. Joãozinho – Música – O Sanctíssima L. Van Bethoven Imagens – Google Formatação – Altair Castro


Carregar ppt "Virgem das Virgens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google